A persistência da violência contra a mulher brasileira

  • 0

A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6°, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto não é o que ocorre, visto que, a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira ainda existe e o número de ocorrências cresce cada vez mais. Tudo isso devido ao medo do agressor e a invalidação da mulher desde os tempos antigos.

Em uma primera análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a violência contra a mulher. Nesse sentido, a ineficácia de leis mais severas para o agressor deixa-o livre para cometer tais crimes, pois, em alguns casos, quando é decretado a prisão não chega nem a 10 anos. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre a função de garantir a segurança das mulheres no país.
Ademais, é fundamental apontar a invalidação do sexo feminino desde muitos anos atrás, onde muitas são chamadas até hoje de “sexo frágil”, fazendo com que não sejam respeitadas onde quer que estejam. Segundo pesquisa feita na DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, os casos de mortes durante a pandemia superou do ano de 2019. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Desprende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estados faça mudanças para leis mais severas contra esses agressores. É importante conscientizar as pessoas por meio de campanhas na rua, escolas e redes sociais, além de fornecer um sistema mais seguro para que as vítimas sintam-se protegidas ao realizar a denúncia. Afim de tornar uma sociedade mais protegida para todos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Você possui uma boa base sobre a estrutura da redação, só que alguns pontos influenciaram na sua nota.
    C1- 160- Se atentar na questão das vírgulas
    C2-160- a sua nota foi essa porque o repertório não ficou produtivo. Chamamos de repertório produtivo quando ele faz link com o tema, não basta apenas coloca-lo, tem que relacionar.
    C3-120- Pois faltou um pouco mais de organização na questão do texto, o que chamamos de projeto de texto. Você falou na sua tese a questão do medo do agressor, o que faz com que o corretor espere que você aborde isso no desenvolvimento 1, mas infelizmente você não fez uma abordagem completa sobre isso. Aí acaba impactando aqui.
    C4-160 Lembre-se de usar um leque variado de conectivos e nos locais certos.
    C5-120- A conclusão ela deve conter 5 elementos, sendo eles O AGENTE, A AÇÃO, DETALHAMENTO, MODO/MEIO E A FINALIDADE. Só que a sua conclusão teve duas propostas, mas nenhuma estava completa. Então isso fez com que á segunda, no qual tinha 3 elementos fosse contada e por isso a sua pontuação.
    Você está no caminho certo, basta apenas se atentar a detalhes!!

    • 0
  2. Olá, tudo bem?
    Então, perceptível que vc tem uma boa base em redação, entretanto, acho válido se atentar a alguns pontos.
    Introdução: vc usa uma boa alusão, no que se refere à tese tenta organizar mais um pouco e a deixar mais explícita.
    D1 e D2: tenta relacionar mais as citações com a sua argumentação, além de organizar melhor suas ideias.
    Conclusão: você precisa ficar atenta a todos os requisitos que a banca exige. Faltou uma conclusão mais completa, com mais detalhes e tals
    NOTA:
    C1-160
    C2-160
    C3-160
    C4-160
    C5-120

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.