A persistência da violência contra a mulher

  • 0

No período colônial,a mulher era vista como procriadora e dona de casa. Com o passar dos séculos muitos direitos foram conquistados, no entanto, a violência contra elas ainda não foi erradicada, pelo contrário, a cada ano só tem aumentado, graças a ideologia machistas enraizadas na sociedade que vêem a mulher como inferior e leis pouco efetivas.

No anime Naruto Clássico, vemos uma menina (Sakura) que em várias cenas sofre violência psicológica de um barato chamado Sasuke, de quem ela gosta e aceita tais agressões, igualmente, na vida real, pessoas tem crescido com ideias arcaicas, acreditando que o lugar da mulhere é servir, se necessário podendo agredi-las a seu bem prazer, as violentado de diversas formas, mas, principalmente de forma física, psicológica e verbal.

Some-se a isto traumas, muitas vezes irreversíveis e em diversos casos levando a morte das vítimas, graças a leis frágeis, que permitem a liberdade dos agressores e não garantia a segurança das mulheres, como mostrado no texto “Mapa da violência”, em que entre 1980 e 2010 foram assassinadas  no país acima de 92 mil mulheres e 43,7 mil só na última década.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Educação, junto com os professores e responsáveis das escolas devem criar palestras que conscientize e quebrem a ideia  machista de fragilidade das mulheres, junto com isso o Ministério da Justiça com as delegacias devem melhorar o sistema penitenciário brasileiro, efetivado assim a prisão dos agressores e garantindo a proteção as vítimas. Dessa forma gradativamente a violência contra a mulher será minimizada.

Compartilhar

3 Correções

  1. (Correção Enem)
    C1 – 120
    C2 – 160
    C3 – 120
    C4 – 120
    C5 – 160
    Nota = 680
    Boa redação!! Você começou fazendo uma boa contextualização ao fazer uma alusão histórica, além disso, demonstrou um bom repertório ao apresentar dados e citar o anime em associação ao tema. No entanto, há problemas que devem ser sanados:
    No seu texto, há diversos problemas de empregos de virgulas, alguns erros de concordância, problemas de acentuação, colocações pronomiais e etc.
    Nota-se também que há ausência de elementos de coesão e faltou também o seu posicionamento. Para mostrar sua posição diante do apresentado, utilize adjetivos e/ou advérbios.
    No seu segundo argumento faltou um fechamento, você apresentou os dados e finalizou de maneira simples.
    Na conclusão faltou você dar um melhor detalhamento. No caso, como seriam essas palestras e como seriam essas melhorias no sistema penitenciário brasileiro. É importante ser mais clara e objetiva possível .
    Mas você fez uma boa redação!!
    Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)

    • 0
  2. Tenha uma atenção maior aos erros de concordância e pontuação.
    Gostei da tese de introdução e dos argumentos de desenvolvimento, porém sentir falta da retomada do tema no início de cada parágrafo (isso descontaria pontos na competência 3)
    A conclusão está completa e objetiva.

    • 0
  3. Vamos por partes:
    Introdução:
    , no entanto – nesse trecho caberia um ponto final em vez virgula;
    ideologia machistas – erro de concordância;
    vêem – não possui acento segundo a nova reforma ortográfica;
    e leis pouco efetivas – devia haver uma virgula antes dessa expressão.
    Desenvolvimento:
    , igualmente – caberia ponto;
    pessoas tem- erro de concordância verbal;
    podendo – interessante evitar uso de gerúndios;
    , as violentado – erro de colocação pronominal;
    isto – para retomar um trecho ja citado anteriormente usamos o pronome isso;
    levando – interessante evitar uso de gerúndios;
    Conclusão:
    conscientize – erro de concordância verbal
    efetivado assim – erro de concordância.
    Apesar de estar consciente que podem ter passado alguns erros em branco aos meus olhos.
    Espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.