A persistência da invisibilidade social no Brasil

  • 1

Atualmente, por causa de fatores, sejam eles principalmente, sociais, culturais, econômicos e raciais, é causado a invisibilidade social. Antes de mais nada, é importante ressaltar, que esse conceito é aplicado à todos que são invisíveis pela maioria, ou seja, vítimas de preconceito ou indiferença. Por exemplo, pessoas em situação de rua ou pessoas que exercem cargos inferiores, onde não possuem um destaque social.

Sob o mesmo ponto de vista, além de situações de indiferença, que essas pessoas sofrem pela invisibilidade social, ainda ocorrem acontecimentos com o intuito de humilhar essas pessoas, como por exemplo um caso, no México, que ocorreu recentemente, um idoso que vivia em situações precárias, pediu um prato de comida e recebeu uma “marmita” de arroz com ração de cachorro, essa situação foi bastante comentada nas redes sociais e logo após, teve um grande engajamento entre as pessoas da sua cidade, com o intuito de ajudá-lo.

Ademais, várias situações como essa ocorrem diariamente. As consequências, vistas de um certo ângulo, são bastantes assustadoras, às vezes, problemas psicológicos e emocionais podem ser desencadeados eventualmente, de acordo com situações ocorridas. Em virtude desses acontecimentos, várias pessoas que sofrem dessa invisibilidade social, criam grupos com a finalidade de serem vistos pela sociedade, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra). Esses movimentos, por mais que falados hoje em dia, sempre ocorreram como o movimento sufragista, ocorrido na passagem de XVIII para o XIX, que visava garantir o direito ao voto e à participação feminina no ambiente político.

Diante disso, para combater a invisibilidade social, cabe ao Governo, criar métodos para ajudar essas pessoas que vivem em situações precárias, afim de auxiliá-las, para que possam conseguir através desse apoio, um trabalho onde possam melhorar de vida ou até mesmo ajudar os que possuem transtornos, sendo levados para clínicas de reabilitação. É importante que as instituições de ensino possam ajudar os alunos que apresentam uma certa timidez, dando a eles uma visibilidade desde cedo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, essa é a primeira redação que corrijo, então peço desculpas se a correção ficar muito vaga. Além disso, gostaria de deixar claro que estou corrigindo no modelo ENEM, já que o texto apresenta uma proposta de intervenção.
    O primeiro ponto a ser levado em consideração è a repetição excessiva da palavra pessoas. Vc a repete um total de 7 vezes, o que pode ser evitado com o uso de sinônimos como: esse grupo, esses indivíduos, a sociedade, os sujeitos, etc. O mesmo acontece com a palavra ocorre no segundo parágrafo. Essa, por sua vez, pode ser substituída por: acontece, sucede, dá-se, decorre, transcorre…
    Ao meu ver a introdução ficou um pouco confusa. Vc introduz o texto dizendo que os fatores que causam a invisibilidade social são de origens raciais, econômicas, culturais e outros, porém não diz que fatores são esses.No segundo parágrafo vc aprsenta um caso de um senhor que foi alimentado com ração de cachorro, apontando o fato como um exemplo da invisibilidade social. Apesar de o caso ser um bom exemplo, sua relação com o tema não é bem desenvolvida e não fica claro o argumento tratado nesse trecho. Já no terceiro parágrafo, o período “As consequências, vistas de um certo ângulo, são bastantes assustadoras, às vezes, problemas psicológicos e emocionais podem ser desencadeados eventualmente, de acordo com situações ocorridas.” á a ideia de que o tema a ser desenvolvido será sobre consequência para o psicológico de grupos socialmente invisibilizados, mas não é isso que acontece. O texto passa direto para os movimentos MST e sufragista que seriam uma resposta à essa invisibilização, sendo grupos com intenções políticas e objetivo de trazer atenção à suas respectivas causas e que em nada se relacionam com a ideia que o período citado apresenta. Chegando à conclusão o esperado pelo ENEM é uma frase que traga uma proposta de intervenção completa, apontando o sujeito responsável pelas mudanças que vc defende com o seu texto que devem ocorrer, a mudança em si,o modo como ela se dará e por fim o efeito que ela causará para o grupo beneficiado. Desses critérios, sua conclusão atende somente ao primeiro e o último, já que, apesar de ser dito que o governo deve “adotar métodos”, não é dito quais métodos são esses ou como devem ser tomados.
    Como pontos positivos, ressalto que vc conectou corretamente os parágrafos, e os escreveu dentro de um número de linhas próximo, o que torna o texto bem mais bonito e agradável de ler. Além disso, não notei nenhum erro de gramática.
    Levando isso em consideração, creio que vc deveria praticar mais sua argumentação e procurar aumentar seu vocabulário, evitando a repetição desnecessária de termos.

    • 1
  2. Olá
    Introdução: usou conectivos da forma certa mas senti falta da contextualização do tema, falar de modo claro o que seria abordado nos demais parágrafos.
    Desenvolvimento: percebe-se que você tem conhecimento sobre o assunto, mas tente usar mais dados e citações de filósofos, filmes ou séries para comprovar seus argumentos.
    Conclusão; esta boa, porém senti falta do detalhamento.
    Tente também aumentar seu vocabulário, procure usar mais sinônimos e repetir menos palavras.
    Em suma, sua redação esta boa. Continue praticando, boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.