Estudante

A persistência da embriaguez ao volante no Brasil

  • 1

A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no ato de alguns indivíduos em dirigir alcoolizados, que persiste no país intrínseco à invisibilização desse crime. Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência legislativa quanto pela falta de debate.

Em primeiro lugar, nota-se que a inoperância legislativa é um impasse latente no problema. A esse respeito, Gilberto Dimenstain explica que, no Brasil, as leis são inefetivas, o que torna o exercício da cidadania um mero conceito impraticável. Tal inefetividade é nítida na prática recorrente de muitos brasileiros em dirigir embriagado, visto que, a legislação existente não penaliza devidamente os infratores gerando, como consequência, uma falsa sensação de impunidade nas pessoas. Dessa forma, é urgente que a “cidadania de papel” a qual o jornalista refere-se, seja superada.

Além disso, o silenciamento desse panorama nefasto é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, a escritora Nadejda Mandelstem disserta que “o silêncio é o verdadeiro crime contra a humanidade”. Tal silêncio, é visível a questão do ato de dirigir alcoolizado, posto que, muitas vezes, esse tema é pouco abordado nas escolas e nas mídias sociais, o que resulta no desconhecimento da população quanto aos riscos da embriaguez no trânsito. Desse modo, faz-se de estrema necessidade agir sobre esse crime, que persiste no Brasil.

Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal promover o aumento da fiscalização, em rodovias e áreas urbanas, desse crime por meio da capacitação de policiais militares, a fim de cumprir de maneira eficiente a lei responsável por punir os indivíduos que dirigem alcoolizados. Ademais, é dever do MEC divulgar palestras informativas dessa prática no Brasil nas redes sociais e nas escolas. Assim, espera-se, com efeito, retirar esse problema da invisibilidade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde, primeiramente queria dizer que não sou expert em correções, sou apenas uma aluna tentando evoluir como você! ;)

    Primeiramente, acho necessário ressaltar que antes de iniciar qualquer redação e indicado que pensemos na estrutura do nosso texto, quantas linhas cada parágrafo terá, quais alusões/citações vão ser usadas, quais sera a proposta de intervenção, etc. Analisando de forma estética, sua redação possui uma quantidade ideal de linhas em cada parágrafo, e isso influencia bastante quando o corretor pega sua redação para ser corrigida.

    Introdução: Particurlamente gostei muito, citou uma alusão de forma preve e a costextualizou relacionando-a com o tema. Apenas para uma melhoria e você pontuar na competência que observa uma escrita tecnica, quando você coloca o ponto final na primeira frase, incia-se a seguinte com um conectivo.
    “A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade. Entretanto, na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no ato de alguns indivíduos em dirigir alcoolizados, que persiste no país intrínseco à invisibilização desse crime.” Com o acrescimo do conectivo “entretanto” seu texto fica mais harmônico.

    Desemvolvimento 1: Inciou de forma bem nítida, retomando ao primeiro argumento e fazendo ótimo uso do tópico frasal. Novamente, utilize mais conectivos, pois, eles nunca são demais. “A esse respeito, (troque por: sendo assim, sobre esse viés, dessa forma, dessa maneira) Gilberto Dimenstain explica que, no Brasil, as leis são inefetivas, o que torna o exercício da cidadania um mero conceito impraticável.” O restante do parágrafo foi bem proveitoso, soube explicar bem o que estava se referindo.

    Desenvolvimento 2: Eu amei o terceiro parágrafo ksks, dedsa vez você novamente iniciou de forma clara e objetiva, retomou ao seu segundo argumento, utilizou conectivo, explicou seu ponto de vista, além de finalizar de forma convincente. Uma dica, somente para acrescentar é você utilizar mais dados estatísticos para confirmar oque você citou, por exemplo, um dos motivos para a persistência dos acidentes nas estradas, é o desconhecimento da população, para confirmar esse fato, você poderia citar a lei seca (criada em 2008), a qual não permite que indivíduos dirijam embriagados, ou seja, mesmo com tal lei criada, as pessoas ainda negligenciam o uso de substâncias alcoólicas no trânsito.

    Conclusão: Mais uma vez, adorei seu parágrafo foi bem dinâmico da forma que os corretores gostam, explicou bem o que deve ser feito e deu uma ótima solução e pra finalizar utilizou a retomada de texto. Ficou ótimo.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    Nota final: 920
    Arrasou!!

    • 1
  2. Lembrando que sou apenas uma estudante e essas notas não devem ser levadas em consideração, mas espero ajudar❤️
    C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 120
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120
    C5. Respeito aos direitos humanos 120
    Nota:640

    • 0
  3. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom! Não precisa de palavras rebuscadas, pode ser direta e objetiva.
    Compreensão da proposta de redação. … Regular. Creio que tampouco leu a CTB para entender as medidas enquadradas para essa infração de trânsito.
    Seleção e organização das informações. … Regular. Falta de embasamento e citações que fogem do assunto.
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Não é atribuição do MEC ensinar sobre trânsito, inclusive se tivesse estudado a CTB, saberia que valores das multas podem por lei serem investidas na educação de trânsito, mas infelizmente temos hoje cidadãs e cidadãos analfabetos dos direitos que tem e DETRANs desviando recursos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.