A persistência da cultura do assédio sexual na sociedade brasileira.

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O assédio sexual é uma forma de assédio mais constrangedora e violenta, porque sugere ou busca de fato valores sexuais de um trabalhador (geralmente as vítimas são mulheres). No Brasil há vários fatores que exemplificam a permanência do problema, um deles é que diversas pessoas já acostumaram com o assédio.

Esse abuso pode ter várias formas de comportamento, incluindo a violência física e a violência mental- Forçar alguém a fazer o que não quer. Pode ter uma longa duração- a repetição de piadas de caráter sexual ou convites constantes para sair. O assédio sexual está sempre relacionado com o sexo. Segundo o Instituto Datafolha 5 em cada 10 mulheres já sofreram assédio sexual no Brasil. Desse modo a vítima pode ter vários problemas físicos e/ou psicológicos, podendo atingir a vida pessoal.

A banalização e normalização do assédio sexual faz com que muitas mulheres não consigam identificar o problema. Outras pensam que aquilo \”faz parte do jogo\”. A sociedade brasileira já enfrentou diversas dificuldades, uma delas é na demora e no atendimento do acusado. Diante disso, faz com que as vítimas desistam de denunciar o agressor.

Portanto, é dever das mulheres de denunciar, e nunca ficar calada, fazendo manifestações contra a violência sexual. Destarte o Estado deve não apenas criar leis que defendam e protejam, realmente, as mulheres, como também gerar maneiras mais garantida para que elas possam denunciar tranquilamente. Logo, o Ministério da Educação deve instituir,
palestras ministradas pelos psicólogos que discute o assédio e o respeito do próximo.

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6 Correções

  1. Oi, Gabriele, tudo bem?
    Parabéns pela redação. Esse tema é extremamente importante na nossa sociedade atual e muito polêmico também. O seu texto possui alguns desvios, vou tentar te ajudar a arrumá-los.
    Começando pela sua introdução, você explicou o que é assédio mas não contextualizou ele a nossa realidade de forma direta e clara. Além disso, ficou confusa a parte onde disse “porque sugere ou busca de fato valores sexuais de um trabalhador (geralmente as vítimas são mulheres)”. Não entendi a parte do trabalhador. Revise bem seu texto antes de finalizá-lo, ok?
    Os seus dois parágrafos de desenvolvimento são fracos em argumentos. O primeiro, um pouco menos. Você usou grande parte do parágrafo D1 ainda para explicar o que é o assédio, o que poderia ser feito de forma mais enxuta na introdução. Ainda no D1, você utilizou um dado estatístico, muito bem. Já no D2 você não utilizou nenhuma estratégia argumentativa, o que acabou enfraquecendo seu parágrafo. Tome cuidado também com expressões mais informais, isso também acaba empobrecendo o texto (é o caso da expressão “faz parte do jogo”, que utilizou).
    Por fim, na sua conclusão você mencionou 3 agentes diferentes que farão 3 coisas diferentes porém não explicitou como farão e com qual finalidade (para diminuir o índice de casos de assédio claro, mas deixe isso explícito). E pra finalizar, cabe aqui uma discussão sobre essa proposta de “é dever da mulher denunciar”. No seu texto, você deixou claro a dificuldade que as vítimas tem em denunciar o agressor. Será que essa é uma proposta válida então? Será que as mulheres muitas vezes não deixam de denunciar por medo de mais violência? Ou então por medo de não serem ouvidas? Entende o ponto que quero chegar? Pense sempre muito bem nas propostas de intervenção, elas são tão importantes quanto o resto da redação, se não mais.
    —– CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA —–
    👉 Competência 1 (domínio da escrita): 160
    👉 • você demonstra um bom domínio gramatical, mas ainda assim seu texto possui alguns desvios, principalmente em relação à vírgula.
    👉 Competência 2 (compreensão do tema): 140
    👉 • você compreendeu o tema mas não apresenta uma argumentação consistente.
    👉 Competência 3 (selecionar e organizar argumentos e opiniões): 120
    👉 • você apresentou informações relacionados ao tema porém pouco organizados e sem indícios de autoria.
    👉 Competência 4 (coesão e coerência do texto): 120
    👉 • você faz uso de conectivos porém em algumas partes do texto você não os colocou (como na introdução, no D1 e D2)
    👉 Competência 5 (proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos): 120
    👉 • você elaborou de forma mediana suas propostas de intervenção (ao invés de 3, procure colocar 2 ou até mesmo apenas 1 porém bem detalhada)
    ✔️ Total: 660
    📣 Uma dica final e ótima é seguir o Instagram do EscreverOnline (https://www.instagram.com/escreveronline/), lá eles sempre postam dicas e tiram dúvidas sobre redação.
    📣 Dá uma olhada como é feita a correção do Enem: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    Parabéns pela redação, bons estudos e até mais!

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  2. Ola, é minha primeira correção então espero ajudar.
    Sua ideia de redação é boa. Porém, falta um pouco de estrutura e mostrar segurança e dominação das palavras usadas. Em textos dissertativos-argumentativos não se usa parênteses, se quiser enfatizar uma déia ou pensamento coloque-os naturalmente no texto, se não encaixar muito bem com a ideia não coloque.
    A introdução não ficou muito clara, pense bem nas palavras usadas e no sentido que aquilo vai fazer no parágrafo como um todo. Pesquise sinônimos de palavras comuns usadas no dia a dia e pratique usando no dia a dia, ajuda muito na hora da redação e do nervoso.
    No desenvolvimento use conectivos depois de fechar cada ideia com o ponto final. Assim a sua ideia fica mais clara, passa uma dominação das palavras e ajuda na continuidade da ideia. Só use aspas quando a fala não for sua. Por exemplo : segundo Ana Carolina “não se deve usar aspas nessa situação”. Só use quando for um autor, jornalista, matéria.
    E por ultimo na conclusão, ser mais específica citando algum órgão do estado ou município. Fale o nome do órgão, e a frase “o estado deve…” O estado não deve , alguns órgãos em parceria com o estado devem, mas o estado não.
    Bom, espero te ajudar de alguma forma. 🙃

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  3. Olá Gabriel, como vai?
    Antes de passar para a sua correção, queria dizer que parabéns. Por mais simples que fosse a redação você escrever bem, só faltou foca na maneira certa. Então, antes de passar para a pontuação, vamos argumenta sobre ela, ok? Vamos lá então. Obs: as diferentes cores marcadas no texto representas as etapas de um redação nota alto.
    INTRODUÇÃO( primeiro
    Na sua introdução, senti falta da contextualização. Pois você já começa com o tema em objetivo, demonstrando logo os problemas e também deixando palavras repetidas. Essa introdução poderia te sido maior, pois a introdução representa 25% do texto. Ela poderia ter essas três etapas:
    – objeto cultural;
    É a utilização de repertório sócio-cultural, que contextualize a sua idéia. Exemplo, frases, trechos de livros, filmes ou documentário. Para a sua redação poderia ter utilizado alguns desses. E faltou isso.
    – elo conectivo;
    É uma palavra que liga as frases e faz relação com os períodos. E Faltou na introdução os elos.
    – Tema analítico = E assunto que sera tratado no texto, o que irá tem problemas ou soluções. E assunto de maneira problematizada que irá gerar soluções.
    “O assédio sexual é uma forma de assédio mais constrangedora e violenta, porque sugere ou busca de fato valores sexuais de um trabalhador (geralmente as vítimas são mulheres).” Obs: não repita a mesma palavra, isso tura pontos no enem. Relacione os elos conectivo nas frases.
    -Tese com dupla causa, implícita ou encaminhamento = É a apresentação de sua tese com as causas ou sem elas que faz a existir. Nela é o que leva o leitor a continuar a ler o seu texto.
    “NO Brasil há vários fatores que exemplificam a permanência do problema, um deles é que diversas pessoas já acostumaram com o assédio.” Obs: não está ruim, mas o fato de que as pessoas já se acostumaram não é bem um problema. Seria um problema demonstra a causa real do assédio.
    A sua introdução pode melhor, basta você começa observar esse pontos e essa etapas e aprende-lhos e aplica-lhos.
    DESENVOLVIMENTO( 2 e 3 parágrafo):
    Seu desenvolvimento não foi na mal, apenas falta mais precisão e coesão nos argumentos. Para fazer a argumentação você poderia usar esse segmento:
    Elo conectivo;
    E a palavra que liga os parágrafos, e faltou.
    – Tópico frasal;
    E a retomada de parte da sua tese que será como gatilho para a ampliação da sua tese no desenvolvimento.
    2)”Esse abuso pode ter várias formas de comportamento, incluindo a violência física e a violência mental- Forçar alguém a fazer o que não quer.” Obs: ficou bom.
    3)”A banalização e normalização do assédio sexual faz com que muitas mulheres não consigam identificar o problema. Outras pensam que aquilo \”faz parte do jogo\”.” Obs: Esse tópico é bom, so não ficou tão ligado com o resto do texto.
    – Ampliação lógica;
    Aqui você desenvolver a idéia que foi apresentada no tópico frasal. Mas, no seu desenvolvimento você não desenvolver a idéia que foi apresentada no tópico frasal dos parágrafo de desenvolvimento na ampliação.
    2)”Pode ter uma longa duração- a repetição de piadas de caráter sexual ou convites constantes para sair. O assédio sexual está sempre relacionado com o sexo. Segundo o Instituto Datafolha 5 em cada 10 mulheres já sofreram assédio sexual no Brasil” Obs: não ficou ligado com o tópico frasal, não sentido anti coesa. Para melhor, voce deveria ter falado sobre como é que ocorre ou porque ocorre o abuso sexual a força.
    3)”A sociedade brasileira já enfrentou diversas dificuldades, uma delas é na demora e no atendimento do acusado”. Obs: aqui tambem você não continuou a idéia da topico frasal, para que você continue a idéia era só você explicar justificando o porque das “mulheres acharam que isso era um jogo”.
    – Fechamento;
    Nessa etapa e aonde você conclui o seu desenvolvimento, fazendo um síntese ou afirmação final. A sua afirmação não ficou ruim, só não ficou tão coesa com o resto do desenvolvimento.
    2)”Desse modo a vítima pode ter vários problemas físicos e/ou psicológicos, podendo atingir a vida pessoal.” Obs: realmente isso agiu como um fechamento de desenvolvimento, porém ainda ficou um pouco foram da idéia do desenvolvimento. Mas, não ficou ruim.
    3)”Diante disso, faz com que as vítimas desistam de denunciar o agressor”. Obs: para esse parágrafo vale a mesma coisa.
    CONCLUSÃO
    Sua conclusão teve elo conectivo, a pareceu os fatores da proposta de solução para o problema, apesar de te faltado alguns, senti falta do desfecho na conclusão. As etapas para conclusão são essas:
    Elo conectivo;
    Teve elo, muito bem
    – Retomada;
    Aqui você retomar a idéia da sua tese e faz uma afirmação rapidamente ou apenas faz uma afirmação. Mais infelizmente não teve.
    – Solução detalhada;
    Aqui você apresenta a solução que vai resolver o problema no texto, os fatores que agente, ação, modo, quando e finalidade. No seu texto teve o agente ação e a finalidade.
    4)”dever das mulheres de denunciar, e nunca ficar calada, fazendo manifestações contra a violência sexual. Destarte o Estado deve não apenas criar leis que defendam e protejam, realmente, as mulheres, como também gerar maneiras mais garantida para que elas possam denunciar tranquilamente. Logo, o Ministério da Educação deve instituir, palestras ministradas pelos psicólogos que discute o assédio e o respeito do próximo”. Obs: aqui a sua proposta não ficou realista, porque ela deve realmente possível.
    – Desfecho;
    Aqui você escreve o que acontecerá ser o proposto for posta em ação. Também isso faltou. Mas, tudo bem você ira melhor.
    AGORA A PONTUAÇÃO:
    1Competencia: Domínio da escrita formal da língua portuguesa= 200.
    2) Competência: Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 120. Obs: por mesmo que vice escreveu até bem, faltou falar sobre o verdade focou da proposta.
    3) competência: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 120.Obs: faltou um pouco de argumentação.
    4) Competência: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 80. Obs: teve pouco elos conectivos, mas você pode melhorar
    5) Competência: Respeito aos direitos humanos na proposta de solução = 120. Obs: ela não foi nada mal.
    Total = 640 pontos.
    Continue praticado, que um hora oboutra voce chegara longe. Até logo. Espero ter ajudando.

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  4. Ola !
    Bom dia!
    Seu tema foi bem interessante, porém falto um pouco de organização na sua redação
    Pois, usa introdução poderia melhorar. Os argumentos que você descreveu no desenvolvimento poderia ter colocado na sua introdução para prender mas o leitor e assim
    Ter comentado no decorrer do texto.
    E sua conclusão também poderia ter mais organização, e mais argumentos possíveis em que as “mídias” ainda não tivesse criado, mas que sejam possíveis.
    Boa sorte!

    • 0
  5. Oi amigo!
    Competência 1 – (120) demostra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticas e de convenção da escrita.
    Competência 2 – (100) desenvolve o texto recorrendo á cópias de trechos dos textos motivadores.
    Competência 3 – (140) apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema , limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    Competência 4 – (160) articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    Competência 5 – (80) apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
    Totalizando 600 pontos
    Parabéns!

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  6. Caro colega
    1 – (120) demostra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticas e de convenção da escrita.
    2 – (80) desenvolve o texto recorrendo á cópias de trechos dos textos motivadores.
    3 – (120) apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema , limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    4 – (160) articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    5 – (80) apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
    total= 560 pontos
    Espero ter ajudado!

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