No poema “Canção do Exílio”, Gonçalves Dias descreve uma aprazível visão do Brasil: um país dotado de beleza e primores. Todavia, na contemporaneidade, esse cenário tem sido deturpado pela corrupção persistente, a qual deixa-o sob a perspectiva de um local ignóbil. Esta decadência é resultante da falta de qualificação dos políticos e do Apolitismo da população.
Primariamente, é de conhecimento geral que na Constituição Federal Brasileira não é exigida escolaridade minima para líderes do poder Executivo, enquanto que o Judiciário, no artigo 93.1, exige a comprovação de pelo menos três anos de atividade para cargos de liderança no mesmo. Este fato contribui com as práticas corruptivas, pois, sem experiência na gestão política, os governantes não têm como exercê-la positivamente, por não serem instruídos acerca dos valores éticos necessários para este fim.
Ademais, sabe-se que, para o filósofo francês Francis Wolff, Apolitismo é um termo que designa a recusa do cidadão em participar da comunidade política e das escolhas que ela faz. Desse modo, por conta de vícios no sistema, grande parte dos brasileiros tornou-se indiferente ás decisões plenárias, como mostra o levantamento feito pelo Ibope em 2018, no qual consta que 45% da população não tem interesse nas eleições. Infelizmente, este número gritante torna ainda mais incessante a ação de candidatos corruptos, porquê através disso, eles não são denunciados e saem impunes de seus crimes.
Portanto, é importante que os atuais representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, criem um projeto de lei, por meio de investimentos estatais, o qual exija a qualificação em Ciências Políticas para candidatos ás funções de liderança, outrossim, à mídia é cabível promover campanhas publicitárias que estimulem o povo brasileiro a participar da politica, isto pode ser feito com a disseminação dessas propagandas em meios de comunicação. Assim, poder-se-à amenizar a persistência da corrupção no Brasil e devolver ao país a perspectiva exaltada por Gonçalves Dias.
callmejtAprendiz
A Persistência da corrupção no Brasil no século XXI
Compartilhar
gabrieljmarques
Redação muito bem elaborada com alguns detalhes a serem repensados:
-Na frase “de conhecimento geral que na Constituição Federal Brasileira não é exigida escolaridade minima para líderes do poder Executivo”, é realmente de conhecimento geral tal fato? você teria algum dado que comprovasse isso?
– Na frase ” por não serem instruídos acerca dos valores éticos necessários para este fim.”, apenas a experiência que molda a ética? ou será que isso seja moldado de outra forma. Vide rever os conceitos de ética e moral.
– “ás” (3° e 4° parágrafo), o certo seria “às”
-Na frase “ás funções de liderança, outrossim, à mídia é cabível promover campanhas publicitárias que estimulem o povo brasileiro a participar da politica”, após a palavra liderança caberia finalizar o período e retomar com a palavra “outrossim”, a qual foi muito bem utilizada.
-Já em “isto pode ser feito com a disseminação” caberia alterar para ” podendo ser feito através da disseminação”
Favor rever a sua conclusão.
De resto, muito bem estruturado e escrito.
Parabéns e bons estudos!
Nota 840
Mycaella tavany Santos Pires
Maravilhosa
Muito bem argumentada, os conectivos bem empregados
Só achei a conclusão um pouca vaga, continue treinando que você vai arrasar
Reforce um pouco mais sua conclusão
Mais fora isso, muito top
Uma dica: use conectores mais complexos para
Enriquecer sua tese e argumentar de forma mais clara
Nota:860
Mylena Ramos
Perfeita
Bem estruturada, argumentos consistentes
embora na conclusão logo no início, após o Portanto faltou a retomada , você ja começou o parágrafo com a proposta, eu acharia mais cabível uma retomada e logo após sua tese.
Mas ainda sim é detalhe
Eu te daria 960
Continue praticando porque seu mil ja esta na palma da mão!!!
Sglg4599
Na minha opinião ficou uma redação excelente,você colocou suas teses na introdução e debateu sobre elas de maneira argumentativa e excelente,demonstrando seu ponto de vista.Meu único ponto seria a conclusão que ficou meio vaga e com necessidade de aprimoramento.
No geral eu lhe daria um 880 no mínimo.
FelipeReZ
Olá, bom dia!!
Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
C1: 160 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: 160 Respeito aos direitos humanos)
Total: 880.
Marjorie2783
Gostaei muito da sua redação,esta poetica e crítica ao mesmo tempo,bem estruturada e não houve erros de gramática.O Único ponto é a questão da conclusão que ficou meio mais do mesmo,uma vez que faltou a retomada,nada que prejudique sua nota mas deixa a leitura cansativa.Tirando esse detalhe vale 980 pontos com certeza .Parabéns!