A persistência da corrupção na politica no século XXI no Brasil

  • 0

Operação Lava-Jato. Esquema Odebrecht. Mensalão. O Brasil sofre com grandes esquemas que envolvem desvio e lavagem de dinheiro e pagamento de propinas, que geram diversas consequências aos serviços públicos do país.Entretanto, vale lembrar que a corrupção também ocorre em pequenos casos que passam despercebidos pelas fiscalizações e pelas autoridades, como sonegação de impostos e caixa 2.

Como apontado pelo cientista politico Oliver Dabène, o Brasil é considerado um profissional no quesito corrupção, devido seu enorme número de figuras políticas envolvidas em escândalos. Tal situação mostra como a política é um pilar para o enriquecimento pessoal e não para o beneficio da sociedade. Uma vez que a educação, a saúde e a segurança publica apresentam problemas pela falta de investimento monetário, afetando assim diretamente o bem-estar dos cidadãos, o aumento das desigualdades e violência.

No entanto, a principal causa da criação de esquemas é a carência de leis que sejam eficazes e justas para os casos. Desta forma, o homem público é seduzido pela ganância, visto que tem consciência da ausência de punição e as falhas na fiscalização, facilitando assim a realização de tais atos corruptos.

Portanto, para minimizar o problema em questão, o Poder Legislativo deveria efetuar uma alteração das leis relacionadas com o tema para torna-las mais eficazes, podendo assim, aplicar as punições condizentes com os casos. E o Poder Jurídico deveria responsabilizar-se pelo aumento da fiscalização, de modo que, diminuiria a ocorrência de futuros aliciamentos .

Compartilhar

1 Correção

  1. 160 – Competência 1: domínio da norma culta da linguá escrita
    190 – Competência 2: compreender a proposta de redação
    130 – Competência 3: coerência do texto
    180 – Competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos
    150 – Competência 5: proposta de intervenção para o problema abordado
    TOTAL: 810
    PARABÉNS!!!! ESTA NO CAMINHO CERTO, CONTINUE ASSIM

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.