Mestre

A perecibilidade na gestão da saúde pública

  • 0

A solução de uma boa saúde é facilmente compreendida através da citação do escritor Francisco de Quevedo,onde ele descreve:”Quem quiser ter saúde no corpo,procura ter na alma”.Sendo assim,a saúde não está limitada somente ao físico,mas também à mente.Nesse quesito,o Brasil é um dos piores exemplos de nação gestora de uma boa saúde pública.Isso ocorre devido à má otimização do uso do dinheiro público e ao descaso referente à saúde mental da população.

Em primeiro lugar,é importante alientar que a má distribuição de renda na área da saúde é a fonte geradora de problemas sociais.Segundo o IBGE,um pouco menos que a metade do dinheiro investido na saúde,é destinado ao funcionamento de procedimentos cirúrgicos que ocorrem com menos frequência.Desse modo,recursos básicos: medicamentos,soros,vacinas e renumeração salarial dos funcionários são segundo plano.Por conta disso,aumenta-se a demora para atendimento, e mortes por falta de recursos.

O contexto relativo à falta de assistência no quesito saúde mental,está diretamente ligado ao aumento da violência e consequentemente da criminalidade .De acordo com o portal de notícias “G1”,5% dos jovens brasileiros entre 15 e 21 anos já utilizaram drogas.Isso ocorre,em grande parte,devido à escassez de clínicas de recuperação que dão suporte aos dependentes químicos.Com a ausência dessas instituições , as vítimas procuram o mundo do crime como forma de sustentar seus vícios.

Portanto,a saúde pública do Brasil é muito fragilizada e por isso não consegue dar vazão às necessidades das massas populares.Posto isso,para mitigar a problemática ,cabe ao Estado investir de forma consciente e igualitária nos recursos básicos da saúde.Além disso, o ministério da educação deveria impor temáticas sobre o uso de drogas , a serem discutidas nas escolas,por meio da atuação de psicólogos da parte pedagógica com o fito de precaver essa situação e dar suporte as dependentes químicos.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá!
    Excelente redação… Ficou muito legal…
    Só achei algumas vírgulas a mais, fora isso tudo certo… Mais essa falta de vírgulas não quer dizer que a sua redação vale uma ótima nota…
    Na sua introdução ficou impecável, consegui realizar uma excelente tese para detalhar em seus argumentos nos parágrafos do desenvolvimento.
    Os parágrafos do desenvolvimento bem ricos em informações com dados estatísticos.
    Sua conclusão voce arrazou achei muito interessante.
    Sucesso e continue assim…
    Parabéns!!!

    • 1
  2. Oi Thiago, parabéns pelo texto!
    Seu texto ele apresenta alguns erros como de digitação, separação de vírgulas entre sujeito e verbo. Além disso, eu notei que houve uma mesclagem dos assuntos que poderia ocorrer sim, desde que ficasse mais claro — saúde mental e prevenção e combate as drogas. Poderia ser mais claro nesse sentido. No mais seu texto está ótimo.
    720 (setecentos e vinte) Pts.

    • 1
  3. Olá, seu texto está ótimo, só preste atenção em pequeníssimos detalhes:
    No segundo parágrafo você escreveu “alientar” acredito que seja “salientar’. pode ser um erro de digitação.
    Faltou um conectivo que ligasse o terceiro parágrafo com os anteriores. tente iniciar-o com expressões como “outrossim”, “convém citar que”, “em segundo plano”, “é mister/necessário mencionar”, entre outras.
    No terceiro parágrafo você separa verbo e sujeito com virgula, “O contexto relativo à falta de assistência no quesito saúde mental,está diretamente ligado ao aumento da violência.” Essa virgula entre “mental e “está” não existe.
    Faltou um melhor detalhamento na proposta de intervenção. o texto responde as perguntas da conclusão (quem, o quê, como e para que), mas quanto mais detalhada, melhor pontuação.
    No mais, você tem um grande domínio da redação e abordou o tema de forma brilhante, você pode chegar ao mil.
    notas:
    C1 _ 160
    C2 _ 200
    C3 _ 160
    C4 _ 200
    C5 _ 160
    TOTAL = 880

    • 1
  4. Sua redação é coerente com o tema proposto, é um texto dissertativo-argumentativo, respeita as margens, os parágrafos não são extensos, tem objetividade.
    Você demonstra domínio da escrita formal da língua portuguesa.
    Compreendeu o tema e soube desenvolver bem o seu argumento baseando-se nas áreas de conhecimento. Selecionou, organizou e argumentou de acordo com um ponto de vista.
    Demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e elaborou uma ótima proposta de intervenção para o problema abordado.
    Parabéns !!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.