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A pena de morte e a criminalidade no Brasil (sei que violei direito humanos, mas como expor uma opinião contraria a tais direitos sem viola-los?)

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Na sociedade contemporânea a criminalidade se faz presente de várias formas distintas, fato que coloca em debate a pena de morte. Também conhecida como pena capital a pena de morte se mostra como alternativa viável em determinadas situações.

Não é rara a ocorrência de crimes que comovam toda a sociedade pela brutalidade, covardia ou perversidade com a qual são praticados. Também não é raro que indivíduos que cometeram crimes hediondos voltem a delinquir após cumprirem suas penas. Tais fatos evidenciam que o sistema penal brasileiro não é eficiente em coibir a prática de crimes e em ressocializar criminosos.

Sabe-se que os gastos estatais com o sistema penitenciário são enormes, sendo inclusive superiores aos gastos com educação. Por tais motivos em uma sociedade em que a criminalidade está amplamente presente a pena de morte se mostra como uma possível solução capaz de reduzir gastos estatais, evitar a reincidência criminosa e coibir de forma preventiva a prática de crimes. Obviamente para ser aplicada a pena de morte deve haver provas concretas sobre a autoria delituosa e a materialidade do crime.

A pena de morte se mostra como meio eficaz de combate a criminalidade nas situações em que esta já não mais pode ser combatida por meios convencionais. A pena capital deve ser aplicada apenas aos crimes hediondos garantindo assim a oportunidade de ressocialização aos criminosos de menor potencial ofensivo. Com a efetivação desta medida além de reduzir gastos estatais será reduzida também a ocorrência de crimes.

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5 Correções

  1. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (120)
    DICA: APRIMORE O USO DA VÍRGULA, UTILIZE MAIS CONECTIVOS E SEJA MAIS COERENTE.
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (170)
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (190)
    DICA: CONTINUE COM O POSICIONAMENTO BEM DEFINIDO (SIM OU NÃO, BOM OU RUIM)
    AUMENTE A CONSISTÊNCIA DOS ARGUMENTOS UTILIZANDO RECURSOS METALINGUÍSTICOS (EXEMPLOS, DADOS, NOTÍCIAS E FATOS CONCRETOS, CITAÇÕES DE AUTORIDADE RELACIONADAS AO TEMA (Ex: análise SWOT; Forças de Porter)
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (160)
    DICA: USE MAIS CONECTIVOS NOS PARÁGRAFOS
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (0)
    AUSÊNCIA DE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, VOCÊ APENAS EXPÔS A SUA OPINIÃO E NÃO PROPÔS UMA INTERVENÇÃO.
    TOTAL(640)

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  2. Oiê Lucas, eu vou corrigir na base das competências do Enem, okay?
    Gostei muito da sua introdução, ela é objetiva e clara, o “fato” foi uma palavra bem colocada, da mais ênfase sobre a certeza da sua opinião sobre esse assunto. (Colocaria uma vírgula ao envés de ponto final no “também” mas é uma dica minha.
    Os seus argumentos são bem elaborados mas, eu não vejo dados, ou algum fato que comprovam algumas das suas fala, o sistema penal brasileiro não é bom e tal… Uma estatística mostraria que você está certo. Faltou um repertório o que é uma falta em uma das competências do Enem.
    E faltou uma proposta de intervenção o que tiraria alguns pontos.
    Bem escrito, bem objetivo e claro. Adorei ler!

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  3. Você tem que saber diferenciar tema Enem de tema não Enem. Esse tema aí não pede proposta! Se você pode se posicionar contra ou a favor da pena de morte, isso significa que a proposta de intervenção é obrigatória, porque um dos lados diz que não tem problema (nesse caso, os que não defendem a pena de morte e, portanto, não precisariam propor nada, porque a lei já proíbe, exceto em crimes de guerra).

    Tô lendo essa redação porque eu tava corrigindo uma outra, em que você também comentou, e lá você disse que não tá se preparando pro Enem. Meu, é importante dizer qual é o vestibular para o qual vc está se preparando, até pro pessoal não corrigir a sua redação conforme os critérios do Enem. O Enem é todo moldado na proposta de intervenção. Ela define os tipos de tema e a sua tese, que é necessariamente problematizante – e aí define os seus argumentos – além, por óbvio, da sua conclusão propositiva.

    Há vestibulares que sequer cobram argumentação. Você tem que estudar temas específicos deles, com a cabeça deles. Daí que Pena de Morte é um tema que faz todo sentido na Fuvest e na Uerj, mas que não faz sentido nenhum no Enem.

    E só uma provocação: como defender os presídios brasileiros e não desrespeitar os direitos humanos?

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  4. Obrigado pela correção Amanda! Gostaria de saber em qual parágrafo ou trecho da redação você percebeu ausência de coerência para corrigir o erro nas próximas redações que eu fizer. A proposta de intervenção está presente no seguinte trecho “A pena capital deve ser aplicada apenas aos crimes hediondos garantindo assim a oportunidade de ressocialização aos criminosos de menor potencial ofensivo.” que está situado no último parágrafo, caso você não concorde gostaria que me explicasse porque tal trecho não é uma proposta de intervenção. Desde já muito obrigado!

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  5. oi
    Recentemente escrevi uma redação sobre maioridade e também fiquei com essa duvida, se quiser entra no meu perfil para dar uma lida.
    Eu acho que voce esta comecando a escrever e focando no enem, certo?
    Vamos lá, voce nao esta respeitando as competencias do enem, talvez nao conheca elas, entra no site do mec e da uma lida é bem complicado mas com treino vai ficando mais facil de inserir elas no texto.
    vou corrigir no geral
    No texto inteiro vc só fala da pena de morte, beleza nao esta fugindo do tema, mas vao querer saber mais que isso nao apenas se vc é a favor ou contra, primeiro que o enem nao sugeriria um tema que vai contra suas politicas por questoes obvias, entao vamos ignorar o fato de violar ou nao a constituiçao.
    Segundo ponto, uso de virgulas, pontos finais, acentos que enfatizam suas ideias sumiram, é ESSENCIAL a presença deles em qualquer tipo de texto, acostume-se a usar
    Dicas: antes de escrever selecione partes de graficos, indices, falas de profissionais, frases… sobre o assunto para citar no texto, eles devem estar de acrdo com o que vc diz
    (obs: se ler a minha redaçao que falei ali em cima vai ver meu paragrafo de desenvolvimento, eu estava tao confusa sobre o que escrever que tentei apenas colocar um dado para valorizar, porem hj eu releio e vejo que perderia uma boa nota, mais do que se eu apenas continuasse escrevendo por senso comum isso porque a citaçao nao condizia 100% com o que apresentei) isso é tente sempre manter a harmonia no seu texto estruturando-o
    estrutura é comeco meio e fim, em todos os paragrafos, e todos eles devem respeitar o que sao(introducao introduz, conclusao conclui…)
    treine bastante aos poucos vc vai melhorando esses detalhes, no comeco é horrivel, mas vai ficando natural, aproveite que tem bastante tempo para treinar

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