O voto é um ato de cidadania, pois, de um lado, define os representantes de determinada região de forma justa e democrática, na qual um voto consciente, principalmente o realizado pelas parcelas mais jovens da população, garante um futuro com uma melhor administração politica do pais como um todo. Dessa forma, garantir o voto dos jovens é garantir um Estado mais igualitário.
Em primeiro plano, é importante frisas a necessidades de campanhas publicitárias sobre o voto responsável para uma escolha ideal dos candidatos a determinado cargo político, com ênfase nas minorias sociais, afinal a conquista do voto para essa parte da população envolveu anos de lutas por direitos, além da Ditadura de 1964 a qual dificultou a busca pela igualdade política, cuja eleição presidencial não era realizada da atual forma democrática, citam-se os protestos das “Diretas Já”. Assim, pode-se indicar os jovens como os maiores incitadores das mudanças políticas, uma vez que Dante de Oliveira era um jovem político quando propôs a Emenda que motivou tais protestos.
Por conseguinte, é notório afirmar o aumento da participação de pessoas entre 16 e 17 anos nas eleições de 2022, de acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (STE), um crescimento de 52% entre 2018 e 2022. Dessa maneira, a presença dos jovens nos votos e, consequentemente, na vida política têm se tornado cada vez mais marcante, pode-se dizer que iniciada nos anos 70 quando, como mostrado no filme “Elvis” de 2022, houve a Guerra do Vietnã e milhares de jovens “hippies” iam a protestos nos Estados Unidos, desde então, essa faixa etária sempre busca por melhoras e por causas para lutar, à procura de igualdade e melhor condição de vida para todos.
Em suma, é preciso se conscientizar acerca dos candidatos no qual o voto será depositado, onde este é um ato de cidadania, e um lembrete à democracia, que deve ser incentivado entre os jovens para que sempre empenham-se no avanço do Estado como um todo.
Francielly_Helena
Oi, eu não sou corretora ou profissional de Letras, sou estudante e concurseira mas eu vou tentar avaliar com base no meu conhecimento. Espero poder te ajudar!
“[…] frisas a necessidades de campanhas publicitárias…” não sei se foi apenas um erro de digitação ou um erro cometido na própria redação, mas mesmo assim, achei importante ressaltar!
-Sua introdução está ótima, tem uma tese clara e você deu uma boa contextualização no início.
-No D2, a sigla do Tribunal de Justiça Federal é TSE.
-A conclusão eu achei meio incompleta. Quando você sugere a resolução do problema, você precisa dizer qual órgão poderia ajudar, como poderia ajudar, para quem a solução seria destinada e o intuito de fazer isso.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Taiana76552
Olá boa tarde, tudo bem? Sou nova aqui mas é um prazer corrigir sua redação! Gostei muito da sua introdução, mas no desenvolvimento e principalmente na conclusão sentir falta de muitas complementos . Te aconselho mais a estudar os 5 elementos presente na conclusão e analisar mais redações nota mil. Vc escreve muito bem .Vc com mais prática vc vai chegar na nota 1000 boa sorte !
ASCJR
Olá!
A redação está bem coesa e com boa explicação. Necessita porém, de alguns ajustes ortográficos e gramaticais:
1. politica do pais como um todo / política do país como um todo;
2. importante frisas a necessidades de campanhas / importante frisar a necessidade de campanhas;
3. afinal a conquista do voto / afinal, a conquista do voto;
4. pode-se dizer que iniciada nos anos 70 / pode-se dizer que iniciado nos anos 70
5. sempre busca por melhoras / sempre busca por melhorias.
anaclarama
Achei uma redação baseada em uma boa argumentação, no entanto, senti que tais argumento não foram tão bem expressados no texto. Acredito que alguns ajustes irão te ajudar, como
intro: também tive a sensação de pensamento incompleto, pois você usou o termo “de um lado”, mas não citou o outro lado;
desenvolvimento: adorei os repertórios utilizados e notei que você fez uso de tópicos frasais para iniciar o 2º e o 3º, o que é fundamental para uma boa escrita. Mas, ao longo dos desenvolvimentos, senti falta de uma melhor relação entre os repertórios, a realidade e o tema da redação proposto;
conclusão: acho que está incompleta. Um bom jeito de melhorá-la é passar a utilizar os 5 agentes.
LayssaOliveira
Olá! Bom, vamos lá fazer a análise da sua redação.
1º parágrafo: Bem estruturado e conseguiu estabelecer sua tese. No entanto, o uso do “de um lado” tornou o seu pensamento incompleto, visto que você não apresentou o outro ponto de ótica.
2º parágrafo: Muito bem. Começou com tópico frasal. A escrita no início deveria ser “é importante frisar a necessidade”(imagino que tenha sido erro de teclado”. Em relação ao repertório utilizado da ditadura militar foi uma ótima ideia. Porém, senti falta de maior ligação como que estava sendo falado no parágrafo. Parece que você simplesmente pôs a informação sabe?
3º parágrafo: Interessante ter iniciado com esse dado, mas a sigla é TSE, não? Senti também que faltou fazer uma melhor escolha das informações. Porque tu trouxe o filme e novamente deixou as informações um pouco espaçadas.
4º paragrafo: Em relação à conclusão, ficou meio incompleta. Nela é necessário que você traga algumas informações, como: o que deve ser feito? que instituição deve fazer isso? através de que meio ela deve realizar isso? com que finalidade?