A atitude de propagar
Barão de Itacaré, um dos criadores do jornalismo alternativo na época da ditadura no Brasil, estava certo ao dizer; “O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Atualmente, em um cenário pandêmico, a desumanização das relações humanas torna-se um dos nós a serem desatados. Sob tal ótica, é válido destacar a inserção da tecnologia nas relações interpessoais, e a falta de empatia com o próximo, dão continuidade a problemática.
A priori, com o advento da tecnologia as relações sociais se estabeleceram no meio. Nesse viés, as redes sociais tornam-se essenciais para o dia dia da população, como realizar palestras, reuniões de trabalho e manter contato com os demais. Em 2020, durante a pandemia, essas interações se intensificaram, visto que a população estava restrita ao confinamento. Ao navegar pelas redes sociais, e comum deparar com atitudes desumanas, como criticas, cancelamento, banalização do sofrimento, ou seja, quando uma pessoa não demonstra compaixão, respeito e empatia à outra. Dessa forma, a tecnologia torna-se um meio onde as relações sociais, já existentes na sociedade se propagam de forma mais ampla e agressiva.
Ademais, a falta de empatia nas relações socais levam o individuo a condição de lobo. Isso consoante ao pensamento de Thomas Hobbes, no qual afirma que “o homem é o lobo do próprio homes”, visto que estamos diante de uma sociedade em que a propaganda enganosa, jogos de artificio politico e a falta de ética são predominantes. Durante a pandemia, essas ações ficaram mais evidentes, na qual a atitude de lobo se inicia quando esse infringe as medidas restritivas para conter a pandemia, tornando-se propagador do vírus, desrespeitando aos cidadãos quem cumprem as normas.
Portanto, dentro de um cenário caótico, as atitudes erradas de muitos se mantiveram, na qual prepondera o egoísmo, falta de empatia e de ética. A pandemia, não freara tais atitudes, o que fará o cidadão mudar de comportamento é sua maneira de ver e reagir ao mundo, tentando sempre propagar o bem, para que esse sim “contamine” os demais.
Redação modelo Vunesp-Unesp, por isso não apresenta proposta de intervenção! Nota máxima: 28 pontos Critérios avaliados:
- Tema: avalia se o texto do candidato atende ao tema proposto.
- Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): considera aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao entendimento e aplicação do gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. Além disso, avalia como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo.
- Expressão: considera aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Nessa modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.
PedroScalone
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 200
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 200
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 200
Nota Final: 920
Comentário: sua redação realmente está muito boa, soube fazer a organização argumentativa de uma forma muito coesa, vc só deve se atentar as virgulas.
joaovitão21
“Barão de Itacaré, um dos criadores do jornalismo alternativo na época da ditadura no Brasil, estava certo ao dizer; “O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Atualmente, em um cenário pandêmico, a desumanização das relações humanas torna-se um dos nós a serem desatados. Sob tal ótica, é válido destacar a inserção da tecnologia nas relações interpessoais, e a falta de empatia com o próximo, dão continuidade a problemática.”
Muito bom você deixou a tese explícita e os argumentos também .
“Portanto, dentro de um cenário caótico, as atitudes erradas de muitos se mantiveram, na qual prepondera o egoísmo, falta de empatia e de ética. A pandemia, não freara tais atitudes, o que fará o cidadão mudar de comportamento é sua maneira de ver e reagir ao mundo, tentando sempre propagar o bem, para que esse sim “contamine” os demais.”
Atentar-se na pontuação e na coesão textual .
Seu texto ficou muito bom, somente treino á perfeição.
tentando (com meus poucos conhecimentos) seguir os critérios que tu escreveu numa crítica meia-boca:
tema: acho que tu seguiu muito bem o tema, apesar que não entendi bem se o tema é o que tá no título, nesse subtítulo ou se tá subentendido mesmo
estrutura: não sei se nesse aspecto os critérios são parecidos com o que geralmente se vê nos modelos ENEM, mas achei que as citações foram bem encaixadas, e ao meu ver faltou só algum aprofundamento na tua argumentação
expressão: aqui vi só um ou outro erro de digitação
stylesc
Olá! Espero que aceite minhas palavras, pois li e reli sua redação com extrema felicidade.
Durante toda leitura de sua redação observei a estrutura das suas ideias, como a cada parágrafo soube responder questões feitas desde a introdução — essa que fora muito bem escrita e organizada. Nela, soube utilizar as palavras chaves do tema dado para atrair o corretor para sua redação. Prendendo-nos em expectativa e felicidade por não estarmos descontentes com o que fora escrito. Em seu desenvolvimento soube arrastar as palavras de forma ideal, justificando sua opinião e o porquê de acha-lás dessa maneira. Único ponto o qual acredito que poderia recolocar era os pensamentos de Thomas, apenas complementando que este havia sido um filósofo importante para tal pensamento ser tão usual nessa mesma época a qual pontua na redação. Fora isso, a forma que suas ideias foram colocadas e não deixou com que o assunto fosse avoado impressiona!
Meus parabéns pelo ótimo trabalho!