A pandedizimação dos primitivos (Tema: A proteção dos povos indígenas em tempos de pandemia)

  • 0

De acordo com dados históricos, durante o século XV, os indígenas viviam sem nenhuma preocupação, até que em 1500 os portugueses chegaram e com eles as doenças vieram. No momento atual as enfermidades ainda existem e matam muitas pessoas, porém nesse contexto há a possibilidade de proteção e auxílio que a sociedade moderna pode fornecer aos nativos. Entretanto essa possível ajuda está longe de acontecer, pois o governo muitas vezes não dá a devida importância e acaba deixando essas pobres pessoas sozinhas e desprotegidas.

Em meio a pandemia muitos morrem mesmo indo ao hospital e sendo cuidado por médicos, pois não há uma cura. Em relação aos primitivos essa situação é pior, pois nos mais variados casos não há hospital e muito menos um médico para que pelo menos haja um tratamento. Por isso o número de mortes cresce cada vez mais por, simplesmente, falta de ajuda.

Outro fato é a respeito da desobediência, pois, mesmo com números gigantescos de mortes e casos, há muitos que infringem a quarentena e espalham progressivamente o vírus. Consequentemente, a pandemia continua à atuar no país, à principalmente matar gradativamente os índios e piorar o sistema de apoio, pois quanto mais cresce o número de ocorrências maior é a sobrecarga de indivíduos nos centros de tratamento.

Dessa forma, têm-se em mente que no contexto atual deve haver uma conscientização, feita por meio da publicidade, da população, para que haja respeito à quarentena e assim o vírus não ser mais disseminado, e uma maior regulação da abstinência, para que não exista motivos para sair de casa e contagiar o próximo. Por outro lado, é importante retratar sobre a proteção dos povos naturais, que necessitam de amparo do governo por parte da saúde, principalmente hospitais e médicos, por causa disso é necessário que haja a mobilização de postos de saúde para a proximidade de áreas de reserva indígena.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi! Sua redação está desorganizada, uma hora você fala da população em geral e na outra dos nativos, entretanto seu texto não é dissertativo-argumentativo, e sim expositivo, além de que na redação do enem você tem que trazer juízo de valor e um repertório sóciocultural pra embasar seu argumento, e você não fez isso. Minha dica é que você busque a estrutura da redação que é pedida no enem. Parabéns pela redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.