Iniciante

A outra face do movimento feminista

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  O movimento feminista é pautando em ideais de equidade, ou seja, uma luta das mulheres para conquistar o mesmo reconhecimento concedido aos homens, seja em qualquer área. Porém, essa luta surgiu há muito tempo, podendo-se citar exemplos onde as mulheres e os homens gozavam ainda dos mesmos direitos. Fato esse que pode levar à conclusão de que, parafraseando Isaac Newton, famoso filósofo, o que sabemos sobre o feminismo é uma gota, mas o que ignoramos é um oceano.

  Em primeiro plano é necessário ressaltar o período do auge da Revolução Industrial, no século XIX, onde todos exerciam horas excessivas de trabalho, podendo chegar a turnos de até 18 horas seguidas. A partir de tal excessividade, as mulheres perceberam que não poderiam se dedicar tanto ao trabalho, visto que ainda precisavam realizar os afazeres domésticos, motivo pelo qual lutaram pela diminuição de horas trabalhadas, o que ocasionou também na retirada das mesmas de áreas de trabalho perigosas, como nas expedições marítimas ou nas primeira e segunda guerras mundiais, nos trazendo à hoje, onde o alistamento só é obrigatório para homens.

Por conseguinte, afirma-se então que a mulher tornou-se feminista gerando pura contradição histórica. Fato esse que também aconteceu no Brasil, no século XIX, a partir da chegada do feminismo por meio de mulheres como Simone de Beauvoir, feminista essa que tem seus princípios queimados no livro “Memórias de uma moça mal comportada” de Bianca Lamblin, que quando adolescente é recrutada a participar da vida de Simone e seu marido, o que não nos deixa com boas impressões sobre uma das primeiras feministas do mundo.
  Tendo em vista os fatos apresentados, ve-se que é necessário um maior esclarecimento por parte da população, podendo se dar através das escolas, principal meio de divulgação educacional entre os jovens, nas aulas de história por exemplo, para que finalmente todos possam ouvir toda a história do feminismo e, só assim, enxergar todo o oceano dos fatos.

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4 Correções

  1. Competências do Enem 5: 0 a 200 pontos
    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 120
    2) Compreensão da proposta de redação: 200
    3) Seleção e organização das informações: 100
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto:200
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades sociocultural: 120
    somatório: 740

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  2. Para começar a analise do texto é importante dizer que embora o texto esteja embasado com outras áreas do conhecimento, e nos três parágrafos exista esse tipo de argumento é necessário ser observado a forma com que eles serão apresentados no texto .
    É importante o detalhamento da proposta de intervenção ,sedo assim os agentes devem ser mais específicos .
    não houve a fuga do tema apenas sendo necessários a melhor progressão do texto.
    como um todo foi um ótimo texto. parabéns !

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  3. A redação tem uma ideia interessantíssima sobre a ambiguidade que envolve a temática ” Feminismo”, traz ideias pouco vistas e discutidas sobre a construção e a ‘motivação’ ao que diz respeito à equidade de gêneros. Porém, apresenta algumas falhas na execução e organização da crítica evidenciada no texto, tendo falta de informações e alguns erros gramaticais, perceba:
    * Na introdução é possível identificar, mesmo tendo significados diferentes, o pleonasmo que está relacionado à palavra “seja”, que , por ter sido repetida com uma certa proximidade, levou ao texto um cansaço perante a leitura inicial. Ainda no primeiro parágrafo, tem-se a percepção sobre sobre a inserção da oração ” citar exemplos” que acaba sendo completamente inconveniente na introdução, pois revela ideia de um argumento incompleto;
    * No segundo parágrafo, no qual está sendo desenvolvido o primeiro e único argumento, fala-se sobre a Revolução Industrial, Primeira e Segunda Guerra Mundial, porém, é finalizado apenas com a conclusão de que há,somente, a obrigatoriedade da inscrição masculina no exército, dando a entender falta de conhecimento sobre o assunto;
    * No terceiro parágrafo, foi muito interessante a citação de uma obra e de um autor no texto, o que seria para dar mais confiabilidade no que diz respeito à sua argumentação, todavia, não houve essa concretização de expectativa, pois acabou tendo poucas informações tanto sobre a obra quanto sobre a autora;
    * No que se refere à conclusão, a “população” é muito extensa e ambígua para pensar apenas na erradicação das dúvidas sobre um assunto somente, portanto deveria-se direcionar essa tarefa a grupos menores como historiadores e estudantes da área, dando mais propriedade na possível intervenção sobre as dúvidas geradas pela temática.

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  4. Competências do Enem 5: 0 a 200 pontos
    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 120
    2) Compreensão da proposta de redação: 200
    3) Seleção e organização das informações: 100
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto:200
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades sociocultural: 120
    somatório: 740

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