Iniciante

A Organização do Tempo e o Acesso às Redes Sociais – Reescrevendo, Modelo ENEM

  • 1

No documentário “Quanto Tempo o Tempo Tem” é discutido a urgência com a qual lidamos com o tempo. Esse fenômeno se explica pela irresponsável organização dele diante do acesso às redes sociais. Logo, tendo em vista a complexidade do tema, destaca -se os seus fatores motivadores, como a globalização e o capitalismo, e as suas consequências: a constante ansiedade, o estresse e a sucessão de indivíduos frágeis e inseguros.

Por certo, sabe-se que o capitalismo, somado a globalização, fomenta o uso desenfreado das redes, uma vez que, juntos, desencadeiam o imediatismo e o consumismo tanto de produtos quanto de informações. Dessa maneira, ainda que o empresário Steve Jobs tenha afirmado que “a tecnologia move o mundo”, se evidencia o retrocesso do comportamento humano diante das mídias quando se trata de organizar o próprio tempo, já que o entretenimento é posto como prioridade em relação à saúde, ao trabalho e a educação. Nesse sentido, é fato que os sistemas político-organizacional da atualidade são, infelizmente, os principais responsáveis pela problemática.

Outrossim, cresce no corpo social níveis de estresse, ansiedade e procrastinação, já que o uso irresponsável das redes sociais estimula tais malefícios. Logo, segundo Zygmunt Baumann, a população vivencia um contexto de modernidade líquida, no qual as relações são frágeis e instáveis. Nesse viés, vê-se que as mídias fomentam, inegavelmente, o distanciamento social e a individualidade, uma vez que nenhuma relação é, de fato, concreta. Dessa forma, indivíduos inseguros e afetados pela prática constroem um meio desestabilizado e geram um ciclo alarmante, já que criam sucessores facilmente influenciados, sem consciência crítica e sem inteligência emocional.

Em síntese, constata-se a extrema urgência com a qual medidas efetivas a respeito devem ser tomadas. Nesse sentido, cabe as grandes mídias sociais, como Facebook, Instagram, Telegram, entre outros, imporem políticas de consumo que estimulem o uso saudável e produtivo das plataformas, permitindo a comunicação e a troca de informações verossímeis, por exemplo, por meio de campanhas e gerenciamento da atividade do usuário. Logo, têm-se como finalidade a organização do tempo da melhor forma e a aplicação da tese de Platão.

Compartilhar

7 Correções

  1. A introdução possui uma tese confusa. Ao começar pelo uso do “no” em começo de parágrafo que é inadequado, é mais adequado usar um artigo – “O documentário “Quanto Tempo o Tempo Tem” aborda uma discussão a respeito da urgência com a qual a sociedade lida com o tempo”. Além do uso inapropriado do pronome “lidamos” (nunca se usa pronome em primeira pessoa em uma dissertação argumentativa), os períodos ficaram mt subjetivos: “a urgência com a qual lidamos com o tempo”; “esse fenômeno…”; “tendo em vista a complexidade do tema”, os argumentos são mt pouco desenvolvidos, fora que vc não explicou exatamente como seus argumentos no final do paragrafo se relaciona com o documentario (“como a globalização e o capitalismo”, deveria ter algo no documentário que relacionasse estes fatores que vc citou.

    O desenvolvimento 1 está bem elaborado, os períodos são bem organizados, no entanto mais uma vez vc não detalho bem o repertório. A fala de Steve Jobs pode ter vários sentidos, deveria ter explicado o que exatamente significa “a tecnologia mover o mundo” para Steve – um espaço laboral mais dinâmico, mais descobertas; melhor organização social, enfim, deixe claro com poucas palavras o que uma citação necessariamente apresenta. Procure não usar expressões sentimentalistas como “infelizmente”, pois remete ao “pessoal”, e como já sobredito, uma dissertação argumentativa não pode ter uma linguagem individualista. Usar “por certo” não é um conectivo adequado para começo de desenvolvimento, por isso use conectivos como “Em primeiro(a) lugar/análise”; “Diante desse cenário”; “À vista desse cenário”; “Acerca desse cenário”; “Nesse aspecto”, indicando o início do seu desenvolvimento de argumentos.

    O desenvolvimento 2 possui boa argumentação, um bom uso da norma padrão da lingua e o repertório dessa fez foi mais bem correlacionado com o problema. No geral ficou bom, um erro que eu destacaria é o uso do “outrossim”, pois é um conectivo de adição, e a partir do momento que vc diz que o estado psicológico e emocional é uma consequência do uso irresponsável das redes sociais, vc criar uma relação de causa/consequência, nesse caso o uso do “por conseguinte” é melhor
    : ) …. PORÉM… como exatamente essa consequência tem relação com a sabotagem do tempo do individuo na medida em que o uso irresponsavel de redes sociais torna-se mais perpetuo? (pode até ter, mais devia ter elaborado essa questão).

    A conclusão apresenta todos os elementos de uma proposta de intervenção, bem formulada. No entanto, em que momento antes da conclusão vc citou a tese de Platão, e que tese seria esta?

    • 1
  2. O começo da sua redação esta um pouco sem nexo com oque você citou no começo como “Quanto Tempo o Tempo Tem”, e como o primeiro paragrafo termina. E quando estamos lidando com uma redação relacionada a uma dissertação argumentativa nunca usamos pronomes em primeira pessoa, tirando mais algumas coisas você foi incrível.

    • 0
  3. O texto precisa ser reestruturado para melhorar a organização e conexão das informações. A introdução deve ser mais concisa, apresentando apenas dois argumentos principais, como estresse e ansiedade, que serão desenvolvidos nos parágrafos subsequentes. O primeiro parágrafo de desenvolvimento deve abordar o argumento 1, enquanto o segundo parágrafo de desenvolvimento tratará do argumento 2, para proporcionar uma melhor organização ao texto.

    No segundo parágrafo, embora ele esteja relacionado ao tema, é necessário estabelecer uma conexão mais clara com a tese. Já o terceiro parágrafo conseguiu estabelecer uma conexão adequada com a tese, além de utilizar um repertório cultural.

    Portanto, é recomendado revisar e reestruturar o texto, seguindo essas orientações para melhorar a clareza, organização e conexão das informações.

    • 0
  4. oi!
    sobre a introdução: está com muita informação que não foi “trabalhada”, por exemplo: poderia dar mais detalhes do documentário que se relaciona ao tema. a sua tese, tenta relaciona-la com o a sociedade brasileira (que é onde as problemáticas tem de ser discutida) e o arg1, “a constante ansiedade” é suficiente…
    + a apresentação dos argumentos está esquisita, tenta encurta-la
    + aconselho tirar “seus fatores motivadores” e “as consequências”, colocar apenas o que está após os dois pontos.

    sobre o desenvolvimento 1 e 2: mesma coisa da apresentação dos argumentos, tenta focar mais nos argumentos centrais, ou seja, seria melhor focar apenas nas consequências, o estresse e o surgimento de indivíduos frágeis.

    sobre a conclusão: aconselho colocar o tema na primeira frase. exemplo: constata-se a extrema urgência com a qual medidas efetivas a respeito devem ser tomadas “sobre a organização do tempo e o acesso as redes sociais no Brasil.” gostei da conclusão.

    enfim… achei no seu texto um pouco confuso, já que traz 3 argumentos para apenas 2 parágrafos (1argumento motivador e 2 consequências) aconselho a colocar apenas 2. sua escrita está boa, continue tentando, descubra seus pontos fracos e fortes no texto. “A prática leva a perfeição” ;)

    • 0
  5. oi!
    Começando pela introdução: está carregada de informações, cuidado com isso, porque é na introdução que você anuncia a tese que será desenvolvida nos parágrafos de desenvolvimento, Quando você apresenta muitas informações elas tem de ser desdobradas, fundamentadas …, então o ideal é colocar dois argumentos , estresse e ansiedade seriam suficiente , por exemplo e, em seguida desenvolver o argumento 1 no 1° parágrafo de desenvolvimento, o argumento 2 no 2º parágrafo de desenvolvimento, isso deixa o texto mais organizado.

    No segundo parágrafo , embora esteja bem relacionado ao tema ,não ficou conectado de forma clara com a tese .
    O terceiro parágrafo já apresentou uma conexão com a tese, usou um repertório cultural , fez uso produtivo…
    O desenvolvimento 2 possui boa argumentação, um bom uso da norma padrão da língua e o repertório dessa fez foi mais bem correlacionado com o problema. No geral ficou bom, um erro que eu destacaria é o uso do “outrossim”, pois é um conectivo de adição, e a partir do momento que vc diz que o estado psicológico e emocional é uma consequência do uso irresponsável das redes sociais, vc criar uma relação de causa/consequência, nesse caso o uso do “por conseguinte” é melhor
    : ) …. PORÉM…

    • 0
  6. oi!
    Começando pela introdução: está carregada de informações, cuidado com isso, porque é na introdução que você anuncia a tese que será desenvolvida nos parágrafos de desenvolvimento, Quando você apresenta muitas informações elas tem de ser desdobradas, fundamentadas …, então o ideal é colocar dois argumentos , estresse e ansiedade seriam suficiente , por exemplo e, em seguida desenvolver o argumento 1 no 1° parágrafo de desenvolvimento, o argumento 2 no 2º parágrafo de desenvolvimento, isso deixa o texto mais organizado.

    No segundo parágrafo , embora esteja bem relacionado ao tema ,não ficou conectado de forma clara com a tese .
    O terceiro parágrafo já apresentou uma conecção com a tese, usou um repertório cultural , fez uso produtivo…

    Não posso corrigir o último parágrafo, porque é uma parte da redação a qual tenho que estudar ainda. Mas, de forma geral ficou bem compreensível, tirando a parte do Platão rsrs.

    Por fim, parabéns pelo texto, se me permite uma dica de estudo : no youtube tem uma ótima professora, chamada Luma.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.