Iniciante

A Organização do Tempo e o Acesso às Redes Sociais – Estilo Enem

  • 1

     Para Platão “o importante não é viver, mas viver bem”. No entanto, diante da organização do tempo e do acesso às redes sociais, essa realidade vem sendo impossibilitada, uma vez que, motivado por fatores como a globalização, consumismo e o capitalismo, a sociedade vivencia constante ansiedade, estresse e complexos de imediatismo.

     Por certo, sabe-se que o sistema político-organizacional ao qual grande parte do mundo adotou, capitalismo, juntamente com a globalização, alimentam cada vez mais a utilização desenfreada de redes sociais, haja vista que esses fatores constroem um perfil consumista e que anseia, inconscientemente, o rápido consumo de informações. Dessa maneira, ainda que o empresário Steve Jobs tenha afirmado que “a tecnologia move o mundo”, se evidencia o retrocesso do comportamento humano diante das redes quando se trata de organizar o próprio tempo, já que o entretenimento é posto como prioridade em relação a saúde, ao trabalho e a educação. Portanto, é fato que os movimentos históricos da atualidade são, infelizmente, os principais responsáveis pela problemática.

Outrossim, cresce no corpo social níveis de estresse, ansiedade e procrastinação, já que o uso irresponsável das mídias estimula tais malefícios. Logo, segundo Baumann, a população vivencia um contexto de modernidade líquida onde as relações são frágeis e instáveis. Nesse viés, vê-se que as mídias fomentam, inegavelmente, o distanciamento social e a individualidade, uma vez que nenhuma relação é, de fato, concreta. Portanto, indivíduos inseguros e afetados pela prática constroem um meio desestabilizado e gerando um ciclo alarmante, já que criam sucessores facilmente influenciados, sem consciência crítica e sem inteligência emocional.

Em síntese, constata-se a extrema urgência com a qual medidas efetivas a respeito devem ser tomadas. Logo, cabe as grandes mídias sociais, como Facebook, Instagram, Telegram, entre outros, imporem políticas de consumo que estimulem o uso saudável e produtivo das plataformas, por meio de campanhas e gerenciamento da atividade do usuário, a fim de quem o seu tempo possa ser organizado da melhor forma e que a tese de Platão enfim possa ser aplicada.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, boa tarde! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação.

    🔶 Introdução: sua introdução apresenta a mesma estrutura que eu uso (repertório + tema + tese/fechamento). Entretanto, senti falta da ligação entre o repertório e o tema, deixando a frase do Platão muito vaga. Lembre que o uso de vários repertórios te garante 200 pontos na C2, mas se eles não fizerem nexo você perde pontos na C3.

    🔶 D1: achei que o parágrafo ficou um pouco confuso, a relação entre o capitalismo e a falta de tempo por conta das redes sociais. O padrão capitalista de consumo faria mais sentido se o assunto envolvesse dinheiro, como lojas online (shein, shopee, mercado livre, etc)

    🔶 D2: argumento muito bom!! A modernidade líquida de Bauman se encaixou perfeitamente no tema e acho que você expressou bem o que quis dizer.
    🔺 Logo (linha 4) é um conectivo de conclusão que não faz sentido após o tópico frasal. Recomendo usar: exemplificando, só para ilustrar, nesse sentido, etc.
    🔺 Onde (linha 6) é um pronome relativo e só pode ser usado quando se referir a lugares físicos. Substitua por: no qual, em que, etc
    🔺 Portanto (linha 11) repetição de um conectivo já usado anteriormente, evite isso. Outros conectivos de conclusão: em síntese, enfim, por fim, em conclusão, dessa forma, etc

    🔶 Conclusão: boa, contando com os 5 elementos, mas acho que o detalhamento deixou a desejar. Lembre de colocar um fechamento no parágrafo, isso também evita períodos muito longos. Eu gosto de escrever tipo: Por fim, essa ação teria a finalidade de aproximar o contexto atual (fazendo referência ao seu D1) à tese de Platão.

    🔶 Geral: você escreve bem, acredito que com algumas mudanças aqui e ali, você chegará no mil até novembro. Uma coisa que me ajuda a argumentar é pensar como se eu estivesse discutindo com uma pessoa, e não escrevendo uma redação.

    🔶 Nota
    – C1: 160
    – C2: 180
    – C3: 160
    – C4: 180
    – C5: 200
    🔹 Total: 880

    ~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa. Não esquece de se inscrever amanhã! 🌸

    • 1
  2. Olá!
    Irei corrigir sua redação de acordo com os meus conhecimentos, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção.

    PARÁGRAFO 1

    Faltou apenas a apresentação dos seus dois argumentos no final do parágrafo.

    PARÁGRAFO 2

    Use “primeiramente”, ou “em primeira análise” para iniciar o seu parágrafo. Seu tópico frasal ficou extremamente enorme, você não precisa justificar ele logo de cara, apenas apresente seu argumento nele e depois insira seu repertório seguido pela argumentação.
    “Portanto” dá ideia de conclusão geral, nesse caso, você só quis encerrar o parágrafo. Aconselho trocar por outro conectivo.

    PARÁGRAFO 3

    Não repita conectivos.

    PARÁGRAFO 4

    Não repita conectivos.

    OBSERVAÇÃO GERAL:
    Você apresenta uma boa desenvoltura no texto.
    Estude as funções dos conectivos, noto um uso inadequado deles em seu texto.

    NOTA:
    C1: 120
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 80
    C5: 200
    TOTAL: 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.