Iniciante

A obesidade no Brasil como epidemia do século XXI

  • 0

A peste bubônica foi uma epidemia que assolou toda a Europa no século XIV, mas que felizmente foi sanada apesar da minimidade de prevenções que haviam na época. Em analogia a isso, atualmente, no Brasil percebe-se a presença de outras epidemias, entre elas a obesidade. Nesse contexto, há dois fatores que mais corroboram para o sobrepeso: O fator econômico como um caminho para a obesidade e a longa jornada de trabalho como interferência para a preparação de alimentos saudáveis.

Em primeiro lugar, a questão econômica influencia para o sobrepeso do indivíduo. Nesse viés, devido a grande globalização que percorre o mundo, as camadas mais pobres da população, finalmente, está tendo acesso a mantimentos que antes eram privilégios apenas das classes altas, como o aumento salarial, o que os permitem ter uma alimentação mais diversificada. De acordo com o instituto Data Popular, a renda da classe média, que representa 56% da população, cresceu 71% entre 2005 e 2015, sendo que a renda dos 25% mais pobres foi a que mais aumentou. Dessa forma, o consumo exagerado de determinados alimentos e a falta de informação sobre os malefícios promovidos por eles, geram efeitos negativos na saúde do indivíduo.

Em segundo lugar, devido ao tempo de trabalho exercido pelos indivíduos, a maneira de se alimentar se torna negligenciada. A partir dessa concepção, infere-se que ao final do expediente dos proletariados, o cansaço faz com que o cidadão opte por “fest food” e comidas industrializados ao invés de preparar algo natural e mais saudável. Nessa conjutura, essa má alimentação contribui para o sobrepeso do cidadão, e tal problemática faz analogia com oque o filósofo Sartre disse sobre a população viver no período da ilusão contemporaneidade, onde os cidadãos acreditam estar usufruindo da liberdade de escolha mas, na verdade, trata-se de uma manobra que visa ampliar o consumo.

Em suma, é vigente que o Ministério da Saúde com o apoio das escolas, realize palestras instrucionais, por meio de apresentação de nutricionistas, para informar as famílias de cada aluno as formas saudáveis de alimentação, afim de os indivíduos evitarem comidas rápidas e prejudiciais à saúde. A partir dessas ações, espera-se uma erradicação desta epidemia e menores chances para chegar ao ponto da obesidade.

POR FAVOR DEÊM NOTA DE ACORDO COM O ENEM

Compartilhar

2 Correções

  1. 1- “finalmente, está tendo acesso” erro de concordância, seria “estão”
    2- fest food está errado, seria fast food.
    3- comidas industrializadAs.
    4- “com oque o filósofo”, acredito que esse oque tenha sido erro de digitação
    5- “afim de” seria separado por indicar finalidade.
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160

    • 1
  2. c1: 160 – erros de concordância e gramática.
    c2: 180 – não saiu do tema proposto de acordo com o titulo.
    c3: 180 – apresentou dados que comprove seu ponto de vista
    c4: 170 – apresentou coesão textual.
    c5: 120 – proposta de intervenção fraca, tenta propor ao menos resolver o problema da redação, com 5 passos: AGENTE (QUEM VAI FAZER ?) MODO (OQUE FAZ TER QUE SER FEITO) MEIO (COMO?) DETALHAMENTO (QUEM VAI TER ACESSO) e por ultimo a FINALIDADE.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.