No filme “Muito Além do Peso” aborda a temática sobre obesidade, enfatizando como a má alimentação tem gerado consequências no círculo social. Nesse sentido, a obesidade no Brasil se tornou uma epidemia do século XXI, devido a crescente globalização, facilitando o acesso a alimentos que antes era pouco consumido devido ao alto custo de vida. Em meio a essa problemática, destacam-se as consequências das propagandas para o consumidor e doenças influênciadas pela má alimentação.
Em primeira análise, maior parte da população brasileira está acima do peso. De acordo com informações divulgadas no G1, a cada cinco brasileiros, um está obeso. Sob esse âmbito, é pertinente mencionar, que a publicidade capitalista alimentícia, corrobora para o nível elevado do peso do indivíduo, já que, suas propagandas são formas atrativas para o consumidor.
Em segunda análise, o sobrepeso tem causado problemas de saúde aos indivíduos, como por exemplo, diabetes, devido ao grande nível de açucares nos alimentos e também problemas cardiovasculares, pela quantidade alta de lipídeos ingeridos. Além disso, e não menos importante, o excesso de peso pode ocasionar também em problemas psicológicos, por complexos carregados pela pessoa. Em analogia a isso, na novela mexicana “rebelde” a aluna Celina Ferrer do colégio Eliteway School, sofre por baixa autoestima por está acima do peso.
Portanto, a partir dos fatos descritos, é de grande relevância que ações sejam feitas para a melhora desses impasses. Para isso, o Ministério da saúde, juntamente com as escolas, devem realizar campanhas nutricionistas e educativas, por meio da mídia e redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook, enfatizando as causas da obesidade, como a influência das propagandas de alimentos e consequentes doenças como foi citado anteriormente, apresentando formas de melhorar a alimentação e a saúde tanto física, quanto mental, a fim de incentivar as famílias, jovens, crianças e idosos a fazerem uma reeducação alimentar e praticar exercícios físicos diariamente, além disso procurar por profissionais da área da psicologia em PSF’s mais próximos, para lidarem também com a autoestima. Dessa forma, espera-se uma queda nos índices de obesidade e de doenças relacionadas.
Rosangeladiasx
Oi, tudo bem? Não sou corretora, mas aqui estão algumas ressalvas:
GERAL: Sua redação está bem estruturada e você defende sua tese com bons argumentos.
Na introdução. você consegue fazer a exposição dos fatos e apresentação do AG1 e AG2. Porém, vejo que alguns trechos ficaram pouco coesos.
**Você poderia começar assim: No documentário “Muito além do peso” é abordado como tema principal, a obesidade (…)
(…) destacam-se as consequências das propagandas televisivas em excesso, que incentivam o consumo de alimentos prejudiciais à saúde, ocasionando diversas doenças.
DESENVOLVIMENTO: Gostaria de fazer um atento para o reportório sociocultural que você traz. Notei que eles ficaram dispersos. O repertório apresentado no ENEM, deve seguir três princípios básicos: legitimidade; pertinência; produtividade (uso produtivo).
Você inicia a redação com a citação de um documentário brasileiro (o que é ótimo), mas não desenvolve bem. Você poderia ter explorado mais essa obra, relembrando algo importante ao longo dos parágrafos, para melhor contextualização do assunto; o mesmo acontece com a citação da novela rebelde. Dessa forma, não há uso efetivo do repertório. Em outras palavras, parece estar de “enfeite”.
Não mais, você faz bom uso de nexos e consegue manter uma boa relação com o texto.
OBS: não importa a qualidade do seu repertório, mas o que você faz com ele.
CONCLUSÃO: sua conclusão apresenta os 5 elementos necessários para a formação da proposta de intervenção: ação, agente, modo, efeito e detalhamento. Além disso, há também uma boa frase de efeito (conclusiva).
Espero que tenha ajudado de alguma forma :)
Bons estudos!
Jobson
Competência l (120): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
– O filme “Muito além do peso”/ No filme “Muito além do peso’ é abordada a temática…
– inserir crase: devido à crescente
– influenciadas, sem acento circunflexo
– remover vírgula: é pertinente mencionar que
– corroborar é verbo transitivo direto. Por isso, não há preposição depois dele. Reescrevendo: corrobora o nível elevado
– remover vírgula: já que suas propagandas
– açúcares
– não separar predicado verbal de sujeito: a aluna Celina Ferrer do colégio Eliteway School sofre baixa autoestima por estar acima do peso.
– Concordância verbal: Para isso, O MINISTÉRIO DA SAÚDE, juntamente com as escolas, DEVE
– evite excesso de gerúndio na redação, pois é marca da oralidade
– Segundo período da conclusão está muito longo, o que prejudica a estrutura sintática. Procure fazer períodos em 2 ou 3 linhas, no máximo.
–
Competência ll (160): Compreendeu a proposta temática e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
– A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Você compreendeu totalmente a proposta temática, apresentou um bom domínio do gênero textual e trouxe repertórios socioculturais pra fundamentar os argumentos. Porém, faltou trazer um repertório sociocultural pertinente à discussão levantada no desenvolvimento 1, em relação às propagandas intensificarem a obesidade.
–
Competência lll (120): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
-É nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Seus argumentos devem conversar entre si e devem ser desenvolvidos na sua dissertação, TODOS eles. Porém, faltou deixar as suas teses mais claras na introdução: as propagandas como uma causadora da problemática e a má alimentação como uma consequência.
– Os seus parágrafos de desenvolvimento precisam ser melhorados quanto à estrutura, para que haja um maior planejamento textual.
– Falta a retomada da primeira tese no tópico-frasal do D1.
– O primeiro desenvolvimento está parcialmente expositivo, uma vez que falta argumentar mais sobre as propagandas e de que forma elas influenciam o público a consumir muitos alimentos.
– Sempre feche o argumento ao final, por meio de incitação à solução, síntese de ideias ou consequência, a fim de apresentar autoria e um bom projeto de texto.
–
Competência lV (160): Articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– A competência lV analisa a coesão e coerência textual. Um texto coerente nada mais é que um texto fácil de ser lido. Se você não repete palavras e usa sinônimos e pronomes para fazer referência a algo que já foi dito no texto, não gera ambiguidades ou não faz períodos longos ou curtos demais, seu texto certamente será coerente. Infelizmente, a sua conclusão apresenta um período muito longo, o que dificulta a coerência e também prejudica a coesão. Períodos mais curtos deixam o seu texto mais claro e objetivo.
– Além de ser coerente, o seu texto também precisa ser coeso, ou seja, cada parte da sua redação precisa estar bem amarrada, com o uso dos conectivos. Na sua redação, teve repetição do conectivo “além disso”. Por isso, evite repetições, para que haja um melhor repertório coesivo.
–
– Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articula à discussão desenvolvida no texto.
-A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito/finalidade (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento (que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos). Assim, sua proposta apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
–
Nota final: 760
edrick
Achei que você retoma bem o que foi apresentado na tese. Apenas fez uma pequena confusão ao citar tanto as propagandas como as doenças como consequências. As propagandas são uma causa e a consequência é a má alimentação. Assim como a consequência da doença, que a má alimentação promove, pode ser vista como um fato.
No parágrafo da proposta de intervenção também achei problemático o período extenso: das onze linhas, nove são uma única frase.
No geral, achei a escrita coerente.