No filme criado pela Disney “wall-e”, é retratada uma realidade que após a humanidade deixar o planeta, a mesma adquire péssimos hábitos alimentares e consequentemente, tornando o problema da obesidade presente em toda a população. Contudo, nota-se que a sociedade brasileira se mostra cada vez mais próxima em relação à mostrada no filme infantil, sob a visão que problemas relacionados ao excesso de peso se mostram cada vez mais presentes em solo nacional. Nesse contexto, destacam-se como fatores impulsionadores do problema a inacessibilidade de alimentos saudáveis e a ascensão de redes fast-food no país.
Em primeira instância, percebe-se que o rápido aumento de preços dos alimentos saudáveis no país resulta na inacessibilidade desses produtos por parte de cidadãos de renda mais baixa, dessa forma tornando-os restritos a alta sociedade. Assim, ao analisar esse contexto pelo pensamento de Thomas Hobbes, que afirma “o estado é o responsável por garantir o bem estar da população” evidencia-se uma contradição. Sob a ótica que, o total descaso governamental em relação ao controle de preços vem sendo o principal agente perpetuador de tal elitização.
Outro ponto relevante, nessa temática, é o conceito de modernidade líquida proposto por Zygmunt Bauman, que afirma que a sociedade atual está assumindo um caráter individualista, voltando-se para a priorização dos lucros. Portanto, tal comportamento pode ser facilmente observado nas grandes empresas de fast-food, as quais criaram um sistema de marketing extremamente agressivo, dessa forma induzindo o consumo exagerado de seus produtos a grande massa populacional, nesse contexto onde o desejo exacerbado pelo capital dessas corporações se sobrepõe a qualquer senso de saúde pública e coletividade. Com isso, tornando-os um dos principais agentes responsáveis pelo aumento dos índices de obesidade em solo brasileiro.
Por conseguinte, medidas públicas são necessárias para reverter o atual cenário. Para tal, é imperativo que o governo federal em conjunto com a Receita Federal, por meio de projetos de lei, anule quaisquer impostos sobre alimentos saudáveis, com a finalidade de torna-los mais acessíveis a uma maior parcela da população. Além disso, também é cabível ao Ministério da Justiça, pelo intermédio de medidas restritivas, impeça a disseminação do modelo de marketing agressivo adotado pelas corporações de fast-food. Só assim, será possível tornar a sociedade brasileira mais distante em relação à mesma retratada pelo filme “wall-e”.
isa.bastos05
sua redação está muito boa
sua conclusão está maravilhosa
mas da para melhorar em alguns aspectos como: seus argumentos nos desenvolvimentos
tirando isso, ficou excelente
agora é só treinar que você atingirá os 1000 na redação do ENEM
eu confio!!
Enzo4150p
A sua redação está excelente no repertório e informações, mas tem alguns detalhes que você precisa fica de olho:
1° – Na introdução não tem seu ponto de vista.
2° – o 2° e 3° parágrafo são muito explicativos com poucos argumentos.
A sua conclusão está ótima, você tiraria entre 700 a 800 no Enem.
[email protected]
Nota: 800
Pode especificar mais o conceito proposto por Zigmunt Bauman, colocar mais detalhes
Da pra complementar mais alguma coisa na sua conclusão
Mas em geral está muito bom, só treinar um pouco mais, especificar um pouco mais os seus repertórios, irá melhorar 100%
Citar também a obesidade relacionada a problemas psicológicos também seria uma boa