A obesidade é um grande desafio a ser superado no Brasil hediondo, visto que mais da metade dos brasileiros são considerados acima do peso, e cerca de 10% obesos. Dessa forma a população fica mais suscetível a doenças relacionadas ao excesso de peso. Assim torna-se premente analisar os fatores que colaboram para esse quadro: a má alimentação aliado ao sedentarismo.
Em primeira análise é lícito postular, que de acordo com Aristotoles, filosofo grego durante o período clássico na Grécia antiga, a concepção de virtude está associada ao meio termo, ou seja é sempre um caminho de moderação entre dois vícios. A modernidade trouxe consigo uma grande disponibilidade de alimentos, a consequência direta foi a expansão das redes de fast food, que passou a ser utilizado por muitos para a substituição de refeições completas em horários alternados do dias varias vezes durante a semana, por causa da praticidade que o ambiente agitado das cidades necessita e do sabores viciantes, ademais as propagadas promovidas por essas redes tem grande poder coercivo. Esse exagero pode gerar diversos problemas, pois os alimentos vendidos por essas redes possuem altos valores calóricos, gorduras e sódio que em médio a longo prazo gera problemas de saúde em seus usuários, como o aumento de peso e até a obesidade além de problemas crónicos como a hipertensão, diabetes, problemas reumatológicos entre outros. Dessa forma é evidente que não se vive de forma virtuosa segundo aristótoles e que a quantidade de alimentos não saudáveis no ambiente das cidades é uma das causas que explicam o grande contingente de pessoas obesas no Brasil.
Ademais, ainda cabe ressaltar que a ausência de atividade física por falta de tempo ou indisposição e determinante para a atual situação. De acordo com a organização mundial da saúde [OMS] uma pessoa deve praticar exercícios físicos no mínimo 3 vezes na semana por 30 minutos para não ser considerado sedentário e se manter saudável. Nesse sentido a atividade física é fundamental para eliminar o excesso de calorias adquiridas durante o dia. Esse sedentarismo está associado aos confortos que a vida moderna propiciou, poucos indivíduos praticam exercícios regularmente. Dessarte é evidente que o sedentarismo é uma das principais causas do atual quadro no Brasil.
Portanto, é evidente que ainda existem entraves para a diminuição dos índices de obesidade Brasil. Assim e necessário a ação do estado que por meio das prefeituras municipais criem um programa de educação nutricional nas unidades básicas de saúde (UBS), através da contratação de profissionais nutricionistas, para que esses dê-em o auxílio necessário à população para uma alimentação saudável e consequente perda de peso. Ademais, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) podem convocar a população para participar de grupos de ginásticas nas UBS realizados por profissionais enfermeiros ou fisioterapeutas, visando assim diminuir a sedentariedade da população. Dessarte, atenuar-se-a em médio a longo prazo a atual situação e uma sociedade mais saudável será alcançada.
Willyans
Olá.
Introdução: achei que você poderia explorar mais este parágrafo, colocando sua ideias e correlacionando com trecho filosófico ( os corretores gostam muito disso).
Desenvolvimento: seus parágrafos não estão “proporcionais”, acho que seria melhor você diminuir sua argumentação no D1 e articular melhor o D2, todavia, sua argumentação em geral nesses parágrafos foi muito boa.
Conclusão: sua conclusão tem alguns erros gramaticais que com o estudo são facilmente resolvidos. Mas em geral foi o parágrafo que mais gostei, sua proposta está muito boa e responde os problemas citados.
GabrielF21
Boa tarde!
Primeiramente te aconselho a estudar um pouco mais a estrutura da redação cobrada nas redações dos vestibulares e ENEM. Acredito que o quanto você escreveu não iria caber nas 30 linhas concedidas pra serem escritas.
Você escreve muito bem, mesmo que ainda tenha alguns erros ortográficos a serem corrigidos e melhorados. Mas no quesito conectivos acredito que esteja ótimo.
(Lembrando que não sou nenhum corretor experientes, longe disso, mas espero ter te ajudado de alguma forma).
lindsey
oi, Tudo Bom? vou corrigir sua redação de acordo com meus conhecimentos. Eu aconselho que você estude a estrutura da redação.
Introdução: é importante que você comece sua introdução com uma citação, e relaciona com a problematização do problema, há ainda alguns erros de pontuação e concordância.
desenvolvimento: lembre-se de começar o desenvolvimento com uso do tópico frasal, você tem bons argumentos, fez bom uso do reportório, houve repetição de palavras (procure sinônimos), e reformule sua citação critica.
conclusão: ficou muito boa, houve alguns erros de pontuação e gramática, senti falta da retomada da citação.
obs: você terá apenas 30 linhas para escrever sua redação, os seus parágrafos não estão articulados, e você perde ponto por isso.
nota: 730
[email protected]
Oi, não sou especialista, mas vou corrigir sua redaçao!
Primeiramente, vamos olhar a estrutura sintática do seu texto.
Os seus parágrafos não estão articulados com estrutura de linhas. Perceba que uns são maiores que outros, o que faz com que você perca ponto da coesão da redação. Procure definir um padrão de linhas, para que seja proporcional.
Introdução:
Na minha opinião, sua introdução poderia ser melhor abordada, principalmente no que diz respeito a problematização. Não acho que seja interessante colocar dados estatísticos logo de uma vez. Também percebi alguns erros de pontuação, mas fora o que citei sua introdução está ok.
Desenvolvimento:
Percebi alguns erros de pontuação também. A ideia do primeiro parágrafo foi super válida e é ótima, mas cuidado com sua opinião que dá a entender que é expressa no trecho … ” Esse exagero pode gerar diversos problemas, …” , e a repetição de palavras. Procure sinônimos que podem lhe auxiliar quando for escrever.
Conclusão:
Sua conclusão está muito boa, tirando alguns erros de pontuação!!!
No geral, você escreve muito bem, usa boas palavras, tem bons repertórios e argumentou muito bem. Fique de olho nos aspectos que citei acima, e com certeza você vai melhorar.
Sucesso nos estudos!!!