Iniciante

A nova família brasileira.

  • 0

Tema: A família contemporânea e o que ela representa para a sociedade. ENEM 2009.

A palavra família é de ampla definição na sociedade brasileira. Atualmente a tradicionalidade vem sendo substituída. Casais homo afetivos adotam crianças, mães solteiras tendem a lidar com o abandono do marido e criam seus filhos sozinhas. Entre os mais variados tipos de zelo familiar surge um embate: o conservadorismo contra as novas formas de criação.

Com a  nova geração de pensadores críticos, os mais conservadores sentem-se ameaçados. Famílias formadas por pais LGBTs surgem cada vez mais no Brasil, dando lar a crianças e adolescentes que vivem em orfanatos espalhados pelo país. Entretanto, há ainda uma visão discriminatória sobre esses indivíduos, fazendo com que crianças acolhidas nessas famílias cresçam cercadas do preconceito que as atinge.

O aceitamento dos novos tipos familiares pode contribuir para que mais pessoas tenham o merecido respeito perante a sociedade. Muitas mulheres ainda são vistas como inferiores no conceito de cuidar da casa. Contudo, são muitos lares que contém a mesma como chefe de família. Segundo dados do Instituto Data Popular, o país contém mais de vinte milhões de mães solteiras, a grande maioria, por abandono do parceiro.

Logo, conclui-se que família é um termo de cabível pluralidade e faz-se necessário o aumento de discussões sobre sua representatividade. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve ampliar debates sobre o tema, juntamente com o ministério da Educação que pode reforçar nas escolas o reconhecimento dos diversos tipos de família existentes na sociedade. Dessa maneira haverá cada vez mais o reconhecimento dos diversos tipos de lares e pessoas que compõe a nova família brasileira.

Obs: Corrigir de acordo com as competências do ENEM e se possível, atribuir nota.

Compartilhar

3 Correções

  1. Nafla, boa noite !!
    Sua redação no todo apresentou uma ótima estrutura e no todo é completamente valido o seu argumento e os pontos que relata para justifica-lo, apenas creio que tudo possa ser melhorado e reformulado, como por exemplo tentar inserir uma informação nos argumentos em questão de noticias ou dados, mas enfim, parabéns, segue as notas como requerido.
    C1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200p
    C2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200P
    C3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160P
    C4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200p
    C5- Respeito aos direitos humanos: 200p
    Total: 960p

    • 1
  2. Olá!
    Gostei muito da sua redação!
    Além de ter estabelecido coerência,você apresentou informações nas quais detalhou-as de uma forma inexplicável.Porém,como dito no comentário a cima,ressalto que a sua introdução foi um pouco falha.Para o seu bem,aconselho que faça ,ao menos, uma citação em uma redação.Sendo assim melhorará 80% no engajamento da leitura para a sua compreensão.
    Fique com Deus,querida!

    • 1
  3. Oi! Gostei bastante do seu texto! As informações parecer estar bem coerentes e acredito que a conclusão também estava detalhada da forma como o ENEM gosta. Contudo, gostaria de dar a dica de aperfeiçoamento da sua introdução a partir da citação de algum fato histórico envolvendo a família brasileira, pode ser uma declaração da ONU, do governo, pois assim ajuda a contextualizar o seu tema e tese. :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.