A necessidade do desenvolvimento sustentável no Brasil atual

  • 0

De acordo com, o físico, Isaac Newton, ” Na natureza toda ação gera uma reação de igual direção e intensidade e sentido oposto”. Nesse ínterim, a hordiena mentalidade individualista adjunta a exorbitante visão capitalista de recursos ambientais, tem marchado rumo a configuração de um grave impasse. Desse modo, se tal imblóglio não for atenuado torna-se-a irreversível.

Primeiramente, é preciso analisar a realidade individualista em que vivemos. Presa, em um senso de egoísmo, a sociedade contemporânea, torna-se incapaz de enxergar o que é distante. Assim, poucos consideram a situação das gerações, futuras, repousando na mentalidade imediata e superficial. “Será que sou ruim? Só faço o que é bom pra mim!”. A afirmação, atribuída ao personagem Umavez-Ildo, do filme Lorax, pode facilmente ser aplicada a engrenagem atual, já que utilizamos os recursos naturais de forma pouco empática e exorbitante sem que haja reflexão sobre os impactos de tais atitudes ao espaço em que vivemos e que viverão as próximas gerações.

Ademais, é imperativo ressaltar o capitalismo como promotor do problema. Segundo, o filósofo Adam Smith, “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”. Sobre essa perspectiva, na sociedade atual, a maximização dos lucros é o principal objetivo das empresas, ainda que isso ocorra às custas da destruição do meio ambiente. Diante disso, somente o desenvolvimento sustentável pode assegurar o amanhã de nossas reservas naturais. 

Infere-se, portanto, que é imprescindível medidas para promover o desenvolvimento sustentável no âmbito social. Logo, o MEC ( Ministério da Educação) deve inserir nas escolas e universidades a disciplina educação ambiental, de cunho obrigatório em função da sua necessidade, atravéz de professores especializados em questões ambientais, com fito de, instruir as futuras gerações sobre os bons hábitos de consumo sustentável.

Compartilhar

2 Correções

  1. De acordo com,(1) o físico,(2) Isaac Newton, ” Na natureza toda ação gera uma reação de igual direção e intensidade e sentido oposto”. Nesse ínterim, a hordiena(3) mentalidade individualista(4) adjunta a(5) exorbitante visão capitalista de recursos ambientais, tem marchado rumo a(6) configuração de um grave impasse. Desse modo, se tal imblóglio(7) não for atenuado(8) torna-se-a(9) irreversível.

    1, 2 – Não há essas vírgulas;
    3 – Ortografia – “hodierna” é a correta;
    4 – Aqui há vírgula – expressões como “somado a”, “além de” e a que você usou procuram destacar a frase, tanto que o verbo que virá em seguida deve concordar com o primeiro “elemento”, e não com os dois supostos sujeitos, daí a importância da vírgula aqui;
    5, 6 – Pedem crase;
    7 – Ortografia – “imbróglio”, cebolinha kkk;
    8 – Vírgula, atrás e na frente;
    9 – Acentuação – tornar-se-á (obs: você tem usado algumas construções difíceis e mesclado com alguns erros bobinhos: não são as palavras rebuscadas que te dão a nota alta na Competência da Norma Culta, mas, sim, a ousadia na formulação das frases – inversões, frases com duas orações, uso correto do hífen, do ponto-e-vírgula…).

    Primeiramente, é preciso analisar a realidade individualista em que vivemos. Presa,(1) em um senso de egoísmo, a sociedade contemporânea,(2) torna-se incapaz de enxergar o que é distante. Assim, poucos consideram a situação das gerações,(3) futuras, repousando na mentalidade imediata e superficial.(4) “Será que sou ruim? Só faço o que é bom pra mim!”. A afirmação, atribuída ao personagem Umavez-Ildo, do filme Lorax, pode facilmente ser aplicada a(5) engrenagem atual, já que utilizamos os recursos naturais de forma pouco empática e exorbitante(6) sem que haja reflexão sobre os impactos de tais atitudes ao(7) espaço em que vivemos e que(8) viverão as próximas gerações.

    1, 2, 3 – Vírgulas indevidas;
    4 – Aqui você quebra o raciocínio, não parece sequer caber no mesmo parágrafo;
    5 – Crase;
    6 – Aqui tem vírgula;
    7 – O correto é “no”;
    8 – “EM que” – por que você lembrou do “em” no primeiro e esqueceu no segundo?

    Ademais, é imperativo ressaltar o capitalismo como promotor do problema. Segundo, o filósofo Adam Smith, “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”. Sobre(1) essa perspectiva, na sociedade atual, a maximização dos lucros é o principal objetivo das empresas, ainda que isso ocorra às custas da destruição do meio ambiente. Diante disso, somente o desenvolvimento sustentável pode assegurar o amanhã de nossas reservas naturais.

    1 – “Sob”, você está escrevendo literalmente embaixo da “perspectiva”.

    Infere-se, portanto, que é(1) imprescindível medidas para promover o desenvolvimento sustentável no âmbito social. Logo, o MEC ( Ministério da Educação)(2) deve inserir nas escolas e universidades a disciplina educação ambiental, de cunho obrigatório(3) em função da sua necessidade, atravéz(4) de professores especializados em questões ambientais, com fito(5) de,(6) instruir as futuras gerações sobre os bons hábitos de consumo sustentável.

    1 – O sujeito do verbo Ser aqui é “medidas” – cuidado com as inversões;
    2 – Se já vai escrever “Ministério da Educação”, não tem por que escrever “MEC” – desconfie quando você achar que deve colocar um parênteses, quase nunca serão cabíveis no Enem;
    3 – Faltou vírgula;
    4 – Ortografia – foi erro de digitação, espero;
    5 – “com O fito” – não deixe de colocar os artigos
    6 – Vírgula indevida.
    —————————————————————————

    A redação precisa apresentar o tema de forma mais clara. Veja, aquela primeira frase tem essa função de contextualizar, mas você não pode deixar ao leitor a tarefa de deduzir qual é o tema. Aliás, se for apresentar um Repertório logo de cara, o leitor espera que você desenvolva isso, explicando a sua pertinência, por exemplo, daí que a Introdução não será boa, nessa situação, com apenas 5 linhas.

    As citações não parecem estar fazendo bem à sua argumentação, seja porque são difíceis de render produtividade, seja porque são raramente pertinentes, bagunçando bastante a sua persuasão.

    Eu não recomendo que se treine com essa estratégia de memorização de citações/argumentos de autoridade, pois elas podem te levar a tangenciar o tema e, não raro, atrapalham o desenvolvimento do teu projeto de texto, das tuas palavras, da tua autoria; mas, para largar essa estratégia, você precisará conhecer outras possiblidades de dissertação, e há quem se baste com os 120/160 na C2 e na C3.

    Por fim, a proposta também pede coerência. Se os problemas são individualismo e capitalismo, espera-se que algum deles seja abordado na proposta, e a instrução a gerações futuras não parece atender à urgência e à potência dos fatores que você trouxe no desenvolvimento. Quando for planejar um texto, você já deve saber como quer terminar. Logo, ao pensar na proposta, você pode escolher rever os seus argumentos, mas é aquilo que eu falei, a autoridade parece estar guiando a tua linha e raciocínio mais do que o seu próprio pensamento, o que é ruim para configurar “autoria” na C3.

    No geral, você parece saber escrever, mas precisa dar uma arrumada nesses erros de norma culta que destaquei, com ênfase em pontuação.

    • 3
  2. Olá! Muito boa sua redação, parabéns! Você utiliza uma ótima estrutura e mantém fluidez durante a argumentação, porém notei alguns poucos erros, sobretudo, gramaticais, no que diz respeito o uso adequado da vírgula, colocação pronominal e crase (também na conclusão um erro ao escrever “através”). Por isso, recomendo dar uma revisadinha nesses conteúdos. Também diria pra colocar após suas citações essa pontuação “:”, pois indica de maneira explícita a fala que virá em seguida.
    Se eu pudesse te dar uma dica, diria pra dividir seus parágrafos em “introdução”, “desenvolvimento” e “conclusão”, assim como fazemos com o todo, isso ajuda na organização das ideias dentro do texto e te dá mais objetividade. Sua conclusão foi muito boa, sua proposta de intervenção foi quase completa, faltou apenas o detalhamento, porém foi única; você deve colocar ao menos duas propostas de intervenção, uma pra cada problemática apresentada (e ao menos uma delas precisa apresentar os 5 elementos).
    Espero ter ajudado!

    Competência I: 120
    Competência II: 200
    Competência III: 200
    Competência IV: 200
    Competência V: 80

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.