A necessidade de respeito à identidade de gênero (coloquem a nota de acordo com os critérios do enem, pfvr)

  • 1

Na série americana “Pose”, a protagonista Blanca enfrenta grandes dificuldades ao tentar conviver na sociedade daquela década (1980), pois constantemente era privada de seus direitos, por ser uma mulher transgênero. Assim como retratado na ficção, nos dias atuais, não há, ainda, o pleno respeito à identidade de gênero no Brasil, tendo em vista que os líderes cristãos disseminam repúdio na sociedade transexual e o poder governamental negligência os direitos de tais.

Em primeira análise, vale ressaltar que no Brasil, existe uma persistente violação dos diretos humanos de indivíduos transexuais e essas atitudes derivam de uma ideologia cristã repugnante. Nesse viés, o Brasil sendo um país predominantemente cristão, é influenciado pelo discurso transfóbico pregado nesta religião; que visa reprimir e demonizar transgêneros, por suas diferenças. É por isto que de acordo com a associação ANTRA, estima-se que 49% da população transex já tentou suicídio. Logo, é evidente que o iníquo pensamento preconceituoso da sociedade cristã contribuiu para a exclusão social de tal categoria.

Além disso, vale destacar que este contratempo se mantém constante no território nacional, porque o poder estatal negligência esta parcela populacional, o que fez com que o Brasil virasse o país que mais mata transgêneros no mundo. Nesse sentindo, nota-se que este panorama fere o artigo 5° da Constituição Federal brasileira, promulgada no ano de 1988, que assegura o direito à vida e à liberdade, para todos os brasileiros. Dessa forma, é indubitável que deveria ser dever do estado dar mais visibilidade e segurança para esta estilha social.
Em conclusão, deve-se levar em conta o desejo social por justiça, mas esta não deve ser executada por caminhos tortuosos ou através de atos tão mais horrendos que o próprio crime cometido. Para isso, o Ministério da Cidadania, por meio de uma campanha de conscientização, deve alertar a sociedade brasileira sobre a gravidade do preconceito à identidade. Tal campanha, será divulgada por meios midiáticos de comunicação, afim de alarmar os perigos de tal ato. Paralelamente, o Ministério da Justiça, por meio de um baixo assinado, deve solicitar uma reformulação das leis de crimes transfóbicos, para torná-las mais rigorosas e eficazes. Desta forma, certamente, teremos uma realidade brasileira divergente do cenário retratado em “Pose”.

Compartilhar

2 Correções

  1. HELLO ! matteus…
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. -200
    *Você tem um otimo domínio da língua portuguesa.
    * Percebi , apenas alguns erros de pontuação.
    * Notei que você domina as habilidade dessa competência no que diz respeito- ao uso correto concordância nominal e verbal, regência do verbo, colocação pronominal .
    Competência II : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo -argumentativo. -160
    * Senti falta de mais argumentação.
    Competência III: Seleção, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões sobre o tema em defesa de um ponto de vista. – 180
    *Achei pouco argumento. tente trabalhar melhor esse ponto, procure ler mais, estudar….
    * O correto que segundo os corretores da redação avisam é que, no primeiro parágrafo, você desenvolva a sua argumentação e no segundo expõe dados , alusões, citações e/ ou pensamentos. OU VISSE VERSA.
    * CONTUDO, no geral a seus desenvolvimentos estão ok.
    Competência IV: Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação na redação. – 180
    * Argumentação boa.
    Competência V: Proposta de intervenção. – 200
    * Bem explicada .
    *Respeita os direitos humanos.
    * Percebi a presença de todos os agentes.
    * NO GERAL ESTÁ BOA.
    ALGUMAS OBSEVAÇÕES:
    #A introdução- deve conter todas as ideias que serão apresentadas no decorrer do texto. Essas ideias devem estar organizadas de forma simples e que interesse ao leitor. Ao questionar algo, impor ideias e persuadir, é necessário ter fontes, dados e provas.
    #O desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo. Se a introdução é a parte do texto que, além de situar o tema, apresenta a tese e o ponto de vista a ser defendido pelo autor, o desenvolvimento é a própria defesa desse ponto de vista, ou seja, a parte mais importante do seu texto.
    #Conclusão- é o fechamento de um trabalho, que pode ser um processo, projeto, ideia ou um texto. Em uma redação, a conclusão é uma das partes mais importantes, por ser o momento de finalizar o que foi desenvolvido no conteúdo e reforçar a ideia principal.
    # SEMPRE QUE FOR ESCREVER QUALQUER TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, NUNCA ESCREVA NA PRIMEIRA PESSOA, SEMPRE NO INFINITIVO.
    * Algumas observações.
    1) Virgulas muito próximas tiram o sentido da frase e/ou da argumentação.
    2) Menos exposição de dados e mais argumentação.
    -CORREÇÃO EDITADA.
    Na série americana “Pose”, a protagonista Blanca enfrenta grandes dificuldades ao tentar conviver na sociedade daquela década (1980), pois constantemente era privada de seus direitos, por ser uma mulher transgênero. Assim como retratado na ficção, nos dias atuais, ( SEM VIRGULA) não há, ( SEM VIRGULA) ainda, o pleno respeito à identidade de gênero no Brasil, tendo em vista que os líderes cristãos disseminam repúdio na sociedade transexual e o poder governamental negligência os direitos de tais.
    Em primeira análise, vale ressaltar que no Brasil, existe uma persistente violação dos diretos humanos de indivíduos transexuais e essas atitudes derivam de uma ideologia cristã repugnante. Nesse viés, o Brasil sendo um país predominantemente cristão, é influenciado pelo discurso transfóbico pregado nesta religião; que visa reprimir e demonizar transgêneros, (SEM VIRGULA) por suas diferenças. É por isto que de acordo com a associação ANTRA,
    ( O QUE SIGNIFICA ESSA SIGLA? ) estima-se que 49% da população transex já tentou suicídio. Logo, é evidente que o iníquo pensamento preconceituoso da sociedade cristã (VIRGULA) contribuiu para a exclusão social de tal categoria.
    Além disso, vale destacar que este contratempo se mantém constante no território nacional, porque o poder estatal negligência esta parcela populacional, o que fez com que o Brasil virasse o país que mais mata transgêneros no mundo. Nesse sentindo, nota-se que este panorama fere o artigo 5° da Constituição Federal brasileira, promulgada no ano de 1988, que assegura o direito à vida e à liberdade, para todos os brasileiros. Dessa forma, é indubitável que deveria ser dever do estado ( ESTADO COM LETRA MAIÚSCULA ) dar mais visibilidade e segurança para esta estilha social.
    Em conclusão, deve-se levar em conta o desejo social por justiça, mas esta não deve ser executada por caminhos tortuosos ou através de atos tão mais horrendos ( VIRGULA) que o próprio crime cometido. Para isso, o Ministério da Cidadania, por meio de uma campanha de conscientização, deve alertar a sociedade brasileira sobre a gravidade do preconceito à identidade. Tal campanha, será divulgada por meios midiáticos de comunicação, afim de alarmar os perigos de tal ato. Paralelamente, o Ministério da Justiça, por meio de um baixo assinado, deve solicitar uma reformulação das leis de crimes transfóbicos, para torná-las mais rigorosas e eficazes. Desta forma, certamente,
    ( SEM VIRGULA) teremos uma realidade brasileira divergente do cenário retratado em “Pose”.
    ESPERO TER AJUDADO :^)

    • 2
  2. A redação está ótima, mais necessita que de um pouco mais de argumentação, mais não requer dizer que ela esteja ruim, apenas necessita de algo a mais para que ela possa atingir um número maior na sua nota, mais de resto está ótima.
    Outro ponto foi que você utilizou muita vírgula procure buscar diminuir esse número

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.