A necessidade de organização do Sistema Único de Saúde brasileiro

  • 0

 

 

Na serie americana “Chicago med” do canal de tv fechado “HBO”, retrata-se à realidade agitada de um hospital que frequentemente é bombardeado com casos graves e fatais, nem sempre tendo à capacidade para dar o devido atendimento aos pacientes. Apesar de ficcional, a realidade não está muito longe do quê é apresentado na serie, nossos postos públicos super lotados, com auxílios e verbas quase inexistentes escancaram a falta de controle do sistema publico. Além disso, a necessidade de organização no “SUS” é vital quando examinamos a diferença de recursos de um estado para o outro e a falta de serviços simples no interior dos estados.

A priori, é valido ressaltar que o sistema único de saúde é de fato eficaz e reconhecido como um dos melhores programas gratuitos disponibilizados  por um país. Inerente a isso, entretanto, as brechas no sistemas como verbas que são em sua maioria enviadas para capitais, dão vazão para precariedade e entraves no acesso da população até para consultas básicas. Segundo Michael Lavosier, químico francês que disse -Nada se cria, tudo se transforma-, nos levando a crer que mudanças para trazer equidade ao “SUS” são essenciais,  sem à necessidade de acabar com o programa.

Outrossim, ademais, a fragilidade vigente no programa é explicitada quando buscamos saber à realidade dos povos que vivem nos interiores dá nação. Por tanto, cabe salientar quê, pessoas com pouco poder econômico são altamente dependentes do sistema público de saúde, mesmo sendo falho. Segundo o (ANS) agência de saúde suplementar, 500 mil pessoas desativaram seus planos de saúde em pouco menos de 1 ano, o que ajuda a super lotar os serviços públicos, principalmente nas capitas. Nesse panorama é evidente o por que da falta de recursos básicos para gente que vive fora das metrópoles.

 

Em sintese, é fulcral a resolução dessa problemática de desorganização. O ministério da economia em conjunto da organização mundial da saúde(OMS) reestruturariam toda a logística e distribuições de verbas para o “SUS” de cada estado, por meio de uma avaliação minuciosa dos gastos e demandas de cada região, trazendo equidade para a maioria, desafogando a rede de saúde das grandes metrópoles, e regenerando a capacidade do interior de disponibilizar melhores condições de tratamento e serviço, sanando os entraves de toda a população independente de onde eles habitarem. Apenas assim, evitariamos situações como em “chicago med”, causando uma transformação como Lavosier disse e evitando que o desligamento de planos de saúde super lote o sistema público.

Compartilhar

4 Correções

  1. COMPETÊNCIA I: 80 – Apresenta muitos erros de acentuação, concordância e virgula.
    COMPETÊNCIA II: 160- Desenvolve bem o texto argumentativo-dissertativo
    COMPETÊNCIA III: 120- Apresenta fatos, informações e opiniões relacionadas ao tema.Contudo, necessita melhorar a organização das ideias tal como relacionar os repertórios com o tema, um repertório deve possuir maior pertinência.
    COMPETÊNCIA IV: 120- Use mais dos conectivos; interparágrafos e interparágrafos.
    COMPETÊNCIA V: 160/200 –

    640/680

    • 0
  2. Olá, tudo bem?
    Deixarei comentários por parágrafos e depois as notas segundo competências do Enem, ok? Peço desculpas se o modelo esperado de correção não for esse.
    1º parágrafo: “a realidade”, “a capacidade”. Repetição de realidade, série, aqui eu fiquei um pouco confusa, a maneira como você dispôs as palavras causa um pouquinho de confusão, dá a impressão de que falta alguma coisa, talvez colocar algo assim ajude: série; a superlotação das unidades básicas de saúde, tal como a falta de auxilio e verbas destinadas a esse importante setor, escancaram a falta de controle do sistema público de saúde.
    2º Parágrafo: Cuidado “A priori”= superficialmente. Repertório sociocultural pouco explorado e produtivo, o repertório tem de ter pertinência para ser pontuado; têm de estar ligado a alguma palavra do tema ou fazer relação direta com a tese e seria bom colocar a citação entre aspas. “a necessidade” . Senti falta de uma frase explicita com marca de autoria, mas no geral o parágrafo está bom.
    3º Parágrafo: Outrossim e ademais são ambos conectivos. Tem muitos erros de acentuação na sua redação, isso vai baixar bastante a sua nota. Portanto é junto. Seu segundo período se contradiz com o que você disse no segundo parágrafo em que você apresenta o sus como um sistema eficaz e aqui coloca como falho. Repetição do conectivo “segundo” poderia usar “De acordo com”. Serviços públicos de saúde, serviços públicos englobam muita coisa. Repetição de capitais, poderias usar nos grandes centros brasileiros. Para gente ficou estranho, poderia usar população ou até mesmo “para quem habita fora”.
    4º Parágrafo: Fulcral ou entra em preciosismo ou arcaísmo dependendo do corretor pode constar como defeito na C. OMS não é responsável pelo SUS, para evitar mal entendimento você poderia colocar: ” , em conjunto da OMS, reestruturar. Cuidado com o uso da vírgula. Apenas assim = somente assim, que dá a entender que apenas sua proposta serve e as outras não. Você não precisa relacionar a proposta a todos os repertórios, cuidado para não deixar confuso.
    Falta dos agentes Meio/modo e finalidade. Proposta pouco desenvolvida.
    Agentes: Agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 100- Muitos erros de acentuação, concordância e virgula.
    COMPETÊNCIA II: 200- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA III: 120- Apresenta fatos, informações e opiniões relacionadas ao tema.Precisa de um pouco mais de organização das ideias tal como relacionar os repertórios com o tema, um repertório deve ter pertinência: relação com o tema ou alguma palavra do tema, legitimidade: autor socialmente conhecido e, produtividade: contextualização, para pontuar.
    COMPETÊNCIA IV: 120- Fique atenta ao uso dos conectivos; são exigidos dois inter-parágrafos para os desenvolvimentos e no mínimo três intra- parágrafos para cada parágrafo, evite repetição também.
    COMPETÊNCIA V: 180- Todos os agentes estão na proposta, todavia está um pouco desorganizado.

    TOTAL: 720.

    Procure aumentar seu vocabulário para evitar a repetição de palavras e procure ver vídeos sobre crase e acentuação para evitar os erros gramaticais, o que baixou sua nota relativamente.
    Espero ter ajudado, qualquer coisa é só me mandar uma mensagem.
    Parabéns pela redação e boa sorte!

    • 0
  3. Olá sz
    Irei corrigir sua redação com base no meu conhecimento, espero que te ajude.

    Introdução:
    Erros gramaticais: acentuação, crase, “super lotado” que deveria ser junto.
    Boa alusão (entretanto, poderia ter sido elaborada melhor). Excelente tese. Bons argumentos. Repetição da palavra “estados”. Resumo: Boa introdução, mas alguns pontos precisam ser trabalhados.

    Desenvolvimento 1:
    Possui o conectivo o conectivo obrigatório, erro em “sistema único de saúde” que deveria ser com as iniciais maiúsculas, erro gramatical de concordância verbal e outros. Em meu ponto de vista você fugiu do que havia prometido em seu argumento “…necessidade de organização no “SUS” é vital quando examinamos a diferença de recursos de um estado para o outro…”, logo você deveria ter falado sobre essa falta de igualdade entre a distribuição de recursos entre os estados, porém você falou sobre a falta de igualdade entre as capitais e os interiores, então deveria ter especificado isso no seu argumento na introdução, só assim estaria correto. Bom repertório.

    Desenvolvimento 2:
    Apenas um conectivo no início seria suficiente. Erros de crase, formação de palavra, acentuação e nas palavras “Sistema Único de Saúde” e “Agência de Saúde Suplementar”. Repetição da palavra “superlotação”. Bom repertório, desenvolvimento aprofundando e bem relacionado com o argumento.

    Conclusão:
    Possui o conectivo obrigatório. Erro de acentuação, nos nomes dos órgãos “Ministério da Economia” e “Organização Mundial da Saúde” (que inicia com as letras maiúsculas). Possui os 5 elementos da conclusão. Repetição de palavras, porém bem elaborada.

    NOTA:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 80
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200

    NOTA FINAL: 840

    p.s: Você tem os conhecimentos necessários, creio que deva ter sido falta de atenção na hora de digitar ou realmente passou despercebido os erros gramaticais, quanto a estrutura da redação está num ótimo caminho. O erro na elaboração do argumento 1 te prejudicou um pouco mas suponho também que deva ter sido falta de atenção apenas. O que realmente abaixou sua nota foram apenas os erros gramaticais. Críticas construtivas servem para nos fazer melhorar, continue praticando, você está indo bem! Espero ter te ajudado!
    ass. Bru

    • 0
  4. intro..: muito bem… mas, coloque SEMPRE as primeiras letras maiúsculas quando for citar algo e em seguida a virgula “Chigado Med”, e no “HBO”, você separou a virgula… erros simples mas que retiram muitos pontos, pois se trata do básico… apresente a problemática. as duas que você vai aprofundar nos desenvolvimentos.
    desen1..: tente colocar a citação no começo… ( dá sua forma não está errado) mas traz a coerência necessária e falta a problemática. ex>” Primeiramente, vale ressaltar a precariedade de verbas governamentais pra o Sistema Único de Saúde (SUS), Segundo Michael Lavosier, químico francês, relatou… ” e depois você fala da importância, dando marca de autoria.
    desen..: deixe os órgãos com letra maiúscula igual eu fiz ali no ex anterior… tem tudo mas a ordem atrapalha a compreensão.
    conclu..: você poderia colocar o Governo Federal como responsável… ele é a instância máxima administrativa do país… acho que não cabe ao Ministério da Economia e nem a OMS resolver a problemática de verbas… mas o resto esta bom… erros de gramática tbm.

    acho que uns 500, 600 pontos.

    você precisa estudar mais a gramática e virgula, conta muitos pontos… aumentar o seu repertório sociocultural, tem vários vídeos no Youtube, veja redações nota 1000 e pegue de base.

    espero ter ajudado <3

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.