A necessidade de inclusão e educação digital para idosos

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Nelson Mandela disse que a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo e em nosso país a educação não está defasada apenas para jovens, mas também para nossos idosos. Não é certo que pessoas sejam deixadas para trás apenas pelo fato de terem envelhecido e a tecnologia hoje se tornou um item fundamental para a vida em meio a sociedade moderna e também para nosso ensino.

 

Idosos de todo o país enfrentam dificuldades em aprender e desenvolver técnicas em meio ao mundo tecnológico e isso se deve muitas vezes à falta de paciência de muitos jovens de os ensinar, por pensarem que os mesmos são incapazes de processarem novos conhecimentos por suas idades avançadas. Isso se torna um problema, pois o mundo eletrônico hoje se mostra insubstituível no convívio do dia-a-dia. Como dizia um filósofo francês: O preconceito é uma opinião sem conhecimento.

Hoje utilizamos aparelhos eletrônicos para quase tudo durante nossa rotina: para acordar, cozinhar, escolher roupas, ver horários de transportes públicos, estudar e no trabalho se tornam até mais importantes, agilizando nosso tempo e nos ajudando a entregar cada vez mais, resultados satisfatórios. Paulo Freire, educador brasileiro, uma vez disse que a inclusão acontece quando aprendemos com nossas diferenças, e não com as igualdades, então quando reprimimos o uso da tecnologia, estamos reprimindo a nós mesmos e reprimindo um futuro brilhante. Futuro esse, que nossos idosos também estão inseridos, ao contrário do que muitos pensam. São pessoas que fizeram nosso passado, contribuíram para nossos dias atuais e merecem desfrutar do conforto que a tecnologia e o mundo digital nos entrega.

 

Portanto, cabe ao governo incentivar cada vez mais nossa sociedade a inserir nossos idosos em meio ao mundo digital, promovendo cursos, os encorajando e conscientizando jovens por meio de propagandas para que os problemas apresentados sejam solucionados e possamos cada dia mais evoluir para um mundo mais tecnológico, ágil e confortável para todos os grupos sociais.

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6 Correções

  1. Olá, senti falta de você utilizar conectivos para se iniciar os parágrafos, por exemplo, no desenvolvimento 2 você poderia usar um conectivo, informando que esse seria o parágrafo de seu segundo argumento.
    Poderia também ser mais específico sobre seu repertório no desenvolvimento 2, qual filósofo? Isso parte do pressuposto que é só uma frase inventada por você.

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  2. Olá!

    Essas são as competências avaliadas na redação do ENEM:

    1) Ortografia: acentuação, letras maiúsculas e minúsculas, regência, concordância, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

    2) Estrutura dissertativo-argumentativa: compreensão do tema proposto e uso adequado de repertório.

    3) Coerência e argumentação em defesa de um ponto de vista.

    4) Coesão e articulação entre as partes do texto.

    5) Proposta de intervenção: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento (do agente, da ação, do meio ou da finalidade).

    Eu usarei esses números como legenda para identificar pontos de melhoria na sua redação.

    P1: “Nelson Mandela disse que a educação é a arma mais poderosa que você (1) pode usar para mudar o mundo (4) e em nosso país a educação não está defasada apenas para jovens, mas também para nossos (1) idosos. Não é certo que pessoas sejam deixadas para trás apenas pelo fato de terem envelhecido (4) e a tecnologia hoje se tornou um item fundamental para a vida em meio a sociedade moderna e também para nosso (1) ensino.”
    1) Evite usar “você” e “nossos”. O estilo de texto dissertativo argumentativo exige linguagem formal, o que implica colocações impessoais. Isso significa que não podemos usar as primeiras e segundas pessoas do discurso (eu, tu/você, nós, vós/vocês) nem conjugações verbais referentes a elas. Exemplo: ao invés de escrever “necessitamos” escreva “necessita-se”, ou melhor ainda, “é necessário”.
    4) Frases muito longas. Divida e use um conectivo.

    P2: “(4) Idosos de todo o país enfrentam dificuldades em aprender e desenvolver técnicas em meio ao mundo tecnológico (4) e isso se deve muitas vezes à falta de paciência de muitos jovens de os ensinar, por pensarem que os mesmos (1) são incapazes de processarem novos conhecimentos por suas idades avançadas. Isso (3) se torna um problema, pois o mundo eletrônico hoje se mostra insubstituível no convívio do dia-a-dia (1). Como dizia um filósofo francês (3*): O preconceito é uma opinião sem conhecimento (1).”
    4) Use conectivos. Exemplo: Nesse cenário, idosos de todo o país…
    Divida a frase longa: … mundo tecnológico. Isso se deve …
    1) Não use “os mesmos” para retomar um nome, pois essa expressão NÃO é um pronome. Esse é um erro comum, entretanto, grave. Opte por pronomes (ex: eles), sinônimos (ex: “os mais velhos” para se referir aos idosos).
    3) Repetição da palavra “isso”.
    3* Qual filósofo é? Ficou uma citação muito vaga.
    Além disso, se você estiver citando exatamente o que ele disse, use aspas.

    P3: “Hoje utilizamos (1) aparelhos eletrônicos para quase tudo durante nossa (1) rotina: para acordar, cozinhar, escolher roupas, ver horários de transportes públicos, estudar e no trabalho (1*) se tornam até mais importantes, agilizando nosso (1) tempo e nos (1) ajudando a entregar cada vez mais, (1**) resultados satisfatórios. Paulo Freire, educador brasileiro, uma vez disse que a inclusão acontece quando aprendemos com nossas (1) diferenças, e não com as igualdades, então quando reprimimos (1) o uso da tecnologia, estamos reprimindo a nós mesmos (1) e reprimindo um futuro brilhante. Futuro esse, que nossos (1) idosos também estão inseridos, ao contrário do que muitos pensam. São pessoas que fizeram nosso passado, contribuíram para nossos (1) dias atuais e merecem desfrutar do conforto que a tecnologia e o mundo digital nos (1) entrega.”
    1) Uso recorrente da primeira pessoa do plural (nós).
    1* paralelismo
    1** vírgula desnecessária

    P4: “Portanto, cabe ao governo (3) incentivar (1*) cada vez mais (1*) nossa (1) sociedade a inserir nossos (1) idosos em meio ao mundo digital, promovendo cursos, os encorajando e conscientizando jovens por meio de propagandas para que os problemas apresentados sejam solucionados e possamos (1) cada dia mais evoluir para um mundo mais tecnológico, ágil e confortável para todos os grupos sociais.”
    3) É melhor que você especifique. “O governo” fica muito amplo. Qual órgão? Cite um ministério, uma secretaria ou, ao menos, diga se é o governo federal, estadual ou municipal.
    1* vírgulas “incentivar, cada vez mais, nossa sociedade”
    Além disso, é preferível não utilizar a expressão “cada vez mais”. Opte por “gradualmente”.
    1) Nós.
    5) Sua proposta de intervenção não esteve muito relacionada com o que você discutiu ao longo do texto. No desenvolvimento você citou como os jovens são negligentes quanto aos idosos. Isso leva a entender que você vai propôr uma iniciativa cujo agente seja a sociedade, não o governo.

    AVALIAÇÃO
    Obs: vale ressaltar que eu sou uma estudante, logo, não possuo autoridade para afirmar como seria a nota de um corretor oficial. Apenas posso tentar ajudar repassando os conhecimentos que adquiri até aqui :-)

    1) 120/200
    2) 140/200
    3) 120/200
    4) 80/200
    5) 160/200
    Nota: 620

    Comentários finais:
    Torne a sua linguagem mais formal e impessoal.
    A estrutura geral dos parágrafos está correta: introdução, desenvolvimentos 1 e 2, conclusão. Os argumentos estão bons, mas podem melhorar.
    Busque aprender a usar conectivos.
    Detalhe mais sua proposta de intervenção. No meu rascunho, eu começo por essa parte, assim eu posso garantir que o restante do texto leve a essa conclusão.

    Você está no caminho certo, continue assim!

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  3. cuidado com palavras em primeira pessoa e repetições, como por exemplo: ”nossa, hoje utilizamos” etc. erros muito graves que abaixam muito a sua nota. a redação é boa, mas poderia ser um pouquinho mais detalhada e formal. a conclusão em si parece um pouco vaga, tente usar mais agentes na próxima! fora isso, está indo muito bem! trabalhe um pouco mais na escrita e nos sinônimos que futuramente vc vai brilhar!

    Nota:
    C1 – 120
    C2 – 120
    C3 – 120
    C4 – 120
    C5 – 120

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  4. cuidado com palavras em primeira pessoa e repetições, como por exemplo: ”nossa, hoje utilizamos” etc. erros muito graves que abaixam muito a sua nota. a redação é boa, mas poderia ser um pouquinho mais detalhada e formal. a conclusão em si parece um pouco vaga, tente usar mais agentes na próxima! fora isso, está indo muito bem! trabalhe um pouco mais na escrita e nos sinônimos que futuramente vc vai brilhar!

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  5. cuidado com palavras em primeira pessoa e repetições, como por exemplo: ”nossa, hoje utilizamos” etc. erros muito graves que abaixam muito a sua nota. a redação é boa, mas poderia ser um pouquinho mais detalhada e formal. a conclusão em si parece um pouco vaga, tente usar mais agentes na próxima! fora isso, está indo muito bem! trabalhe um pouco mais na escrita e nos sinônimos que futuramente vc vai brilhar!

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