Manoel de Barros, poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma“ teologia do traste”, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Dessa forma, é preciso, portanto, valorizar também a necessidade de inclusão e educação digital para idosos, já que grande parcela social não enxerga tal entrave com a devida relevância. Assim, vale ressaltar que a carência informacional e a omissão familiar são fatores que devem ser combatidos.
Sob esse viés, é lícito postular a carência informacional como impulsionadora desse revés, uma vez que a consolidação dos meios informacionais não viabilizam dados para os idosos. Desse modo, por não obter informação necessária, é comum esses idosos caírem em golpes, como conta bancária roubada ou mensagens de texto supostamente enviadas do banco, resultando em perda de credibilidade com o mesmo e revoltados com a perda de bens.
Ademais, vale também ressaltar a omissão familiar e sua intrínseca relação com a necessidade de inclusão e educação digital para os idosos, visto que no lar domiciliar, os jovens estão mais habituados à aceleração digital, o que potencializa para o esquecimento de assistir o idoso às novas tecnologias. Desse modo, essa problemática dificulta a comunicação tecnológica da família com o idoso, causando o crescimento informacional tardio do mesmo.
Sendo assim, seria imperioso que as empresas dos setores informacionais, como bancos, realizassem procurações de dados dos números e bloqueassem os que estiverem aplicando golpes por meios digitais, a fim de denunciar esses números e informar aos idosos para observar com cautela as mensagens de texto. Além disso, a família deve desenvolver uma maneira para que o idoso compreenda a aceleração tecnológica.
João Henrique
C1 Não encontrei erros semânticos, nem gramaticais.
C2 Bom domínio do gênero dissertativo argumentativo. C3 Bom projeto de texto e argumentos bem coerentes. Seu desenvolvimento poderia ser maior, você só escreveu dois períodos em cada.
C4 Repetiu muito o termo idosos, não utilizou nenhum sinônimos como “os mais velhos” ou pronome, isso pode descontar pontos seus, já que uma das coisas analisadas nos vestibulares é justamente o domínio linguístico do participante. Além disso você repetiu “DESSE MODO” como conectivo de conclusão nos dois desenvolvimentos.
C5 A sua conclusão não está padrão ENEM, mas acredito que você não tinha a intensão de estar. Então, boa conclusão.
Nota (ilustrativa): 920
Ps: Você escreve muito bem e é muito acertiva nos seus argumentos! Deveria escrever mais, no entanto, pois geralmente em textos pequenos, os erros pequenos são mais destacáveis. Lembrando que sou um mero estudante sofredor, então desconta se minhas análises estiverem equivocadas em seu ponto de vista. Bons estudos!