Iniciante

A necessidade de inclusão e educação digital para idosos

  • 1

Na programação, o loop é uma sequência de repetições que são usadas ao longo do algoritmo e possuem dois intervalos (inicial e final), que, ao serem atingidos, o programa é interrompido. Analogamente, é fato que a necessidade de incluir e educar os idosos no campo tecnológico se tornou um loop. Posto isso, faz-se necessário analisar seus dois limites: a falta de pertencimento e a ineficácia legislativa.

Em primeira análise, é preciso compreender a necessidade que as pessoas da terceira idade possuem de se sentirem pertencentes em meio à tecnologia. Na série “Modern Family”, Jay Pritchett é um idoso que, junto a sua filha, Claire Dunphy, CEO de uma empresa de armários, iniciam um trabalho em uma firma tecnológica. No entanto, Jay fica inseguro ao aceitar a oferta por não possuir a sensação de que pertencerá à corporação pela falta de habilidade dele em usar produtos eletrônicos. Nesse sentido, percebe-se que o seriado se assemelha à realidade brasileira, uma vez que muitos seres como Jay têm esse sentimento devido à dificuldade de utilizar aparelhos digitais. Por consequência disso, o indivíduo é excluído da sociedade por não saber usar esses recursos.

Além disso, a inaplicabilidade da lei intensifica o empecilho. De acordo com a Constituição Federal, é obrigação do corpo social e do Poder Público assegurar que o ancião usufrua dos seus direitos fundamentais, como saúde, educação e cultura. Sob essa lógica, observa-se que esse sujeito indispõe das regalias previstas pela legislação, haja vista que as pessoas desse grupo não estão sendo incluídas em relação à instrução computacional pela carência de ajuda de quem tem facilidade de manipular tal mecanismo. Por conseguinte, a parcela em questão pode ser alvo de julgamento por ter acesso pouco efetivo à tecnologia.

Portanto, é necessário que o Ministério da Educação crie cursos de informática básica para pessoas acima de 50 anos, ensinando-lhes desde tarefas simples até avançadas em computadores. Essa ação será feita por meio de um projeto que será entregue à câmara dos deputados. Assim, a sensação de pertencimento que Jay Pritchett almejava será concretizada. Ademais, o Ministério da Justiça deve divulgar sobre o regulamento proposto pela Magna Carta, fazendo com que a lei seja aplicada de forma adequada. Como efeito social, o loop da necessidade de inclusão e educação digital para idosos será combatido.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. OII BOA NOITE,TUDO BEM ?

    EU PARTICULARMENTE GOSTEI MUITO DA SUA REDAÇÃO . NÃO CONSIGO VER ERROS TÃO GRAVES( NA VERDADE NÃO VEJO ERROS) MAS COMO NÃO SOU ESPECIALIZADA VOU DIZER O QUANTO ACHO QUE VOCÊ TIRARIA.

    ENTRE 920 E 980

    VOCÊ ESCREVE MUITISSÍMO BEM,PARABÉNS !!!

    CONTINUE ESTUDANDO.

    ESPERO TER AJUDADO :)

    • 1
  2. Introdução:
    *Na programação, o loop é uma sequência de repetições que são usadas ao longo do algoritmo e possuem dois intervalos (inicial e final), que, ao serem atingidos, o programa é interrompido. Analogamente, é fato que a necessidade de incluir e educar os idosos no campo tecnológico se tornou um loop. Posto isso, faz-se necessário analisar seus dois limites: a falta de pertencimento e a ineficácia legislativa.

    OBS:
    “loop” vem entre aspas;
    Veja, você definiu o que é loop mas não justificou a analogia usada com “a necessidade de incluir e educar os idosos no campo tecnológico”;
    É necessário que você explore melhor a introdução. Mesmo assim, é uma boa introdução.

    Desenvolvimento 1:
    *Em primeira análise, é preciso compreender a necessidade que as pessoas da terceira idade possuem de se sentirem pertencentes em meio à tecnologia. Na série “Modern Family”, Jay Pritchett é um idoso que, junto a sua filha, Claire Dunphy, CEO de uma empresa de armários, iniciam um trabalho em uma firma tecnológica. No entanto, Jay fica inseguro ao aceitar a oferta por não possuir a sensação de que pertencerá à corporação pela falta de habilidade dele em usar produtos eletrônicos. Nesse sentido, percebe-se que o seriado se assemelha à realidade brasileira, uma vez que muitos seres como Jay têm esse sentimento devido à dificuldade de utilizar aparelhos digitais. Por consequência disso, o indivíduo é excluído da sociedade por não saber usar esses recursos.

    OBS:
    Uma coisa que se vê logo de cara é que esse parágrafo é consideravelmente maior do que a introdução. Isso pode mostrar um mal aproveitamento desta em vista daquela. Por isso, tente equilibrar o tamanho dos parágrafos, com o fim de usar o espaço necessário e não prejudicar outro ponto de sua redação;
    Em: “[…] Jay Pritchett é um idoso que, junto a sua filha, Claire Dunphy, CEO de uma empresa de armários, iniciam um trabalho […]”, há um erro de concordância, o correto seria “inicia”;
    De qualquer forma, ótimo desenvolvimento.

    Desenvolvimento 2:
    *Além disso, a inaplicabilidade da lei intensifica o empecilho. De acordo com a Constituição Federal, é obrigação do corpo social e do Poder Público assegurar que o ancião usufrua dos seus direitos fundamentais, como saúde, educação e cultura. Sob essa lógica, observa-se que esse sujeito indispõe das regalias previstas pela legislação, haja vista que as pessoas desse grupo não estão sendo incluídas em relação à instrução computacional pela carência de ajuda de quem tem facilidade de manipular tal mecanismo. Por conseguinte, a parcela em questão pode ser alvo de julgamento por ter acesso pouco efetivo à tecnologia.

    OBS:
    Ótimo desenvolvimento.

    Conclusão:
    *Portanto, é necessário que o Ministério da Educação crie cursos de informática básica para pessoas acima de 50 anos, ensinando-lhes desde tarefas simples até avançadas em computadores. Essa ação será feita por meio de um projeto que será entregue à câmara dos deputados. Assim, a sensação de pertencimento que Jay Pritchett almejava será concretizada. Ademais, o Ministério da Justiça deve divulgar sobre o regulamento proposto pela Magna Carta, fazendo com que a lei seja aplicada de forma adequada. Como efeito social, o loop da necessidade de inclusão e educação digital para idosos será combatido.

    OBS:
    Conclusão que respeita os direitos humanos e que apresenta os 5 elementos necessários.

    AVALIAÇÃO:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 200
    NOTA: 940

    • 0
  3. Olá, boa noite.
    Gostei muito da sua redação. A unica coisa que eu acho, é que podia melhorar um pouco a introdução, explicando melhor a relação do loop com os idosos.
    Segue a nota:

    C1: 160 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 180 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 140 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 200 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 200 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.