No reality show – gênero televisivo que transmite situações reais vividas durante as gravações – “Big Brother Brasil” os integrantes recebem uma quantidade limitada de créditos, precisando fazer controles de gastos para continuarem comprando produtos necessários durante a permanência no programa. No cenário educacional brasileiro, é incontingente a necessidade da inserção de educação financeira, pois os cidadãos estão constantemente em situações análogas a essa retratada na televisão nacional. Por isso, a introdução de tal conhecimento acarretaria em boas práticas monetárias e evitaria manipulações contra os estudantes no sistema monetizado.
Primordialmente, é notório que a educação financeira nos protege de ações maliciosas. Nesse viés, pode-se aludir ao período colonial do Brasil, quando os índios eram constantemente fraudados financeiramente, a exemplo das trocas desvantajosas de produtos com os portugueses, em que o Pau-Brasil –recurso brasilerio muito valioso – era negociado por espelhos que tinham pouco valor financeiro. Dessa forma, constata-se que a falta de conhecimento sobre o mercado e as ações administrativas é uma lacuna prejudicial no Brasil (desde 500 anos atrás), por isso é necessário a implementação da educação financeira, evitando que situações como essa, marcada na nossa história, que favorece o aumento da desigualdade social e econômica, perpetue-se no Brasil.
Ademais, percebe-se que a educação financeira introduz uma percepção de boas práticas monetárias. Visto que, na Crise de 1929, conhecido como a “Grande Depressão” – ocorrido nos Estados Unidos da América, em que as pessoas e os bancos faliram com a brusca queda da bolsa de valores, houve manuseios equivocados dos dinheiros investidos, tendo isso como fator principal para o acontecimento de tal fato. Sob essa ótica, é visível que a escassez de domínio acerca das esferas econômicas causa vários impactos negativos para os cidadãos, como a falência, que por conseguinte, precariza direitos básicos, por exemplo, saúde, alimentação, lazer, liberdade entre outros.
Então, é indispensável, com extrema urgência, a implementação da educação financeira nas escolas. Para isso, o Estado, em parceria com o Mec (Ministério da Educação e Cultura), devem adicionar uma disciplina específica de educação financeira, por meio de reforma na grade curricular das escolas públicas e privadas brasileiras, a fim de promover conhecimento monetário, como, controle de gastos, investimentos, tendência de mercado e entre outros aspectos que a educação financeira abrange. Somente assim, os desastres econômicos ficarão apenas no passado da nação.
medgiovana-
Evite o uso repetitivo do “que”, explore mais os conectivos e evite a todo custo o “gerúndio”. Gostei bastante da sua redação, preste mais atenção nos detalhes que o 1000 vem. Não coloque sua proposta de intervenção como a grande solução para o problema, utilize mais as palavras “amenizar”
Gu5555
Neste parágrafo >Somente assim, os desastres econômicos ficarão apenas no passado da nação.”
Esse fechamento está utópico, sua proposta não vai resolver o problema, até porque nem o governo resolveu. Se você escreve que acabará o problema, parece que vamos entrar nos contos de fada. Prefira rearranjar os verbos
nxolivy
1º parágrafo:
“precisando fazer controles”, tente evitar gerundismo, troque por “onde precisam” por exemplo
“sistema monetizado”, senti que o “monetizado” deixou o texto repetitivo (devido a monetário anteriormente citado), tente trocar por “sistema capitalista”, além de ser mais sonoro demonstra domínio acerca da sociologia econômica
2º parágrafo:
“notório que”, tente evitar o uso excessivo de “que”, use “onde”, “pelo qual” para deixar o texto mais formal
“marcada na nossa história”, tente não participar do texto (uso do nossa), use “marcada na história” mesmo
3º parágrafo
“percebe-se que”, evitar uso do “que”, troque por “percebe-se, pelo qual,”
“tendo”, gerúndio deve ser evitado a todo custo, use “ao ter”
“por exemplo, saúde, alimentação, lazer, liberdade entre outros.”, nessa parte penso que o “por exemplo” poderia ser trocado por “como” e o “entre outros” poderia ser retirado
4º parágrafo
“Então”, para começar o parágrafo de conclusão use “não obstante”, “com efeito”, “assim”, “dessa forma” e afins.
A conclusão ficou um pouco vaga, porém bem escrita
Gostei bastante da sua redação, boa sorte nos estudos, continue assim!
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
“No reality show… Big Brother Brasil” os integrantes recebem”
Há uma vírgula após ‘big brother Brasil’ porque a ordem de frase está invertida.
“é necessário a implementação da educação financeira”
O que é necessário? A implementação de educação financeira, portanto: ‘é necessáriA a implementação’
“boas práticas monetárias. Visto que,”
Esse conectivo não é adequado para começar outros períodos, não é usado após pontos (.), apenas após vírgulas (,).
Prefira: nesse sentido, sendo assim.
“Somente assim, os desastres econômicos ficarão apenas no passado da nação.”
Esse fechamento está utópico, sua proposta não vai resolver o problema, até porque nem o governo resolveu. Se você escreve que acabará o problema, parece que vamos entrar nos contos de fada.
Prefira verbos como: atenuar, reduzir, diminuir, amenizar.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 180
C5 – 200
Nota: 920