A necessidade de implementar a educação financeira nas escolas brasileiras

  • 0

No reality show – gênero televisivo que transmite situações reais vividas durante as gravações – “Big Brother Brasil” os integrantes recebem uma quantidade limitada de créditos, precisando fazer controles de gastos para continuarem comprando produtos necessários durante a permanência no programa. No cenário educacional brasileiro, é incontingente a necessidade da inserção de educação financeira, pois os cidadãos estão constantemente em situações análogas a essa retratada na televisão nacional. Por isso, a introdução de tal conhecimento acarretaria em boas práticas monetárias e evitaria manipulações contra os estudantes no sistema monetizado.

 

Primordialmente, é notório que a educação financeira nos protege de ações maliciosas. Nesse viés, pode-se aludir ao período colonial do Brasil, quando os índios eram constantemente fraudados financeiramente, a exemplo das trocas desvantajosas de produtos com os portugueses, em que o Pau-Brasil –recurso brasilerio muito valioso – era negociado por espelhos que tinham pouco valor financeiro. Dessa forma, constata-se que a falta de conhecimento sobre o mercado e as ações administrativas é uma lacuna prejudicial no Brasil (desde 500 anos atrás), por isso é necessário a implementação da educação financeira, evitando que situações como essa, marcada na nossa história, que favorece o aumento da desigualdade social e econômica, perpetue-se no Brasil.

  

Ademais, percebe-se que a educação financeira introduz uma percepção de boas práticas monetárias. Visto que, na Crise de 1929, conhecido como a “Grande Depressão” – ocorrido nos Estados Unidos da América, em que as pessoas e os bancos faliram com a brusca queda da bolsa de valores, houve manuseios equivocados dos dinheiros investidos, tendo isso como fator principal para o acontecimento de tal fato. Sob essa ótica, é visível que a escassez de domínio acerca das esferas econômicas causa vários impactos negativos para os cidadãos, como a falência, que por conseguinte, precariza direitos básicos, por exemplo, saúde, alimentação, lazer, liberdade entre outros.

 

Então, é indispensável, com extrema urgência, a implementação da educação financeira nas escolas. Para isso, o Estado, em parceria com o Mec (Ministério da Educação e Cultura), devem adicionar uma disciplina específica de educação financeira, por meio de reforma na grade curricular das escolas públicas e privadas brasileiras, a fim de promover conhecimento monetário, como, controle de gastos, investimentos, tendência de mercado e entre outros aspectos que a educação financeira abrange. Somente assim, os desastres econômicos ficarão apenas no passado da nação.

Compartilhar

4 Correções

  1. Evite o uso repetitivo do “que”, explore mais os conectivos e evite a todo custo o “gerúndio”. Gostei bastante da sua redação, preste mais atenção nos detalhes que o 1000 vem. Não coloque sua proposta de intervenção como a grande solução para o problema, utilize mais as palavras “amenizar”

    • 0
  2. Neste parágrafo >Somente assim, os desastres econômicos ficarão apenas no passado da nação.”
    Esse fechamento está utópico, sua proposta não vai resolver o problema, até porque nem o governo resolveu. Se você escreve que acabará o problema, parece que vamos entrar nos contos de fada. Prefira rearranjar os verbos

    • 0
  3. 1º parágrafo:
    “precisando fazer controles”, tente evitar gerundismo, troque por “onde precisam” por exemplo
    “sistema monetizado”, senti que o “monetizado” deixou o texto repetitivo (devido a monetário anteriormente citado), tente trocar por “sistema capitalista”, além de ser mais sonoro demonstra domínio acerca da sociologia econômica

    2º parágrafo:
    “notório que”, tente evitar o uso excessivo de “que”, use “onde”, “pelo qual” para deixar o texto mais formal
    “marcada na nossa história”, tente não participar do texto (uso do nossa), use “marcada na história” mesmo

    3º parágrafo
    “percebe-se que”, evitar uso do “que”, troque por “percebe-se, pelo qual,”
    “tendo”, gerúndio deve ser evitado a todo custo, use “ao ter”
    “por exemplo, saúde, alimentação, lazer, liberdade entre outros.”, nessa parte penso que o “por exemplo” poderia ser trocado por “como” e o “entre outros” poderia ser retirado

    4º parágrafo
    “Então”, para começar o parágrafo de conclusão use “não obstante”, “com efeito”, “assim”, “dessa forma” e afins.
    A conclusão ficou um pouco vaga, porém bem escrita

    Gostei bastante da sua redação, boa sorte nos estudos, continue assim!

    • 0
  4. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?

    “No reality show… Big Brother Brasil” os integrantes recebem”
    Há uma vírgula após ‘big brother Brasil’ porque a ordem de frase está invertida.

    “é necessário a implementação da educação financeira”
    O que é necessário? A implementação de educação financeira, portanto: ‘é necessáriA a implementação’

    “boas práticas monetárias. Visto que,”
    Esse conectivo não é adequado para começar outros períodos, não é usado após pontos (.), apenas após vírgulas (,).
    Prefira: nesse sentido, sendo assim.

    “Somente assim, os desastres econômicos ficarão apenas no passado da nação.”
    Esse fechamento está utópico, sua proposta não vai resolver o problema, até porque nem o governo resolveu. Se você escreve que acabará o problema, parece que vamos entrar nos contos de fada.

    Prefira verbos como: atenuar, reduzir, diminuir, amenizar.

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 180
    C5 – 200

    Nota: 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.