Iniciante

A necessidade de discussão acerca do autismo no Brasil.

  • 1

O autismo é um transtorno no sistema nervoso. Não tem cura e o tratamento é através de terapias comportamentais, educacionais e familiares que podem reduzir os sintomas. A questão do autismo no Brasil é pouco falada, considerando que é uma condição comum, a desigualdade e o preconceito é um grande problema em relação a esse transtorno. É imprescindível a discussão sobre essa condição crescente na sociedade.
De acordo com à Revista Autismo, o Brasil não tem estudo de prevalência. Não tem números oficiais. Quer dizer que, não se sabe ainda a quantidade certa de autistas no país. São detectados 150 mil casos a cada ano, e a tendência é crescente. O diagnóstico requer avaliação médica, mas como o país possui grande população pobre, poucos tem o recurso para obter a identificação, então provavelmente, muitos portam a síndrome e nem sabem.
Apesar dessa condição afetar principalmente o comportamento social, ela não impede do autista viver em sociedade. Na série The Good Doctor, o Dr.Shaun Murphy, retrata os desafios do autismo em sua carreira, sendo médico e autista. Infelizmente o mercado de trabalho brasileiro ainda é retraído em relação aos autistas, a educação e o apoio social é muito retrógrado no país. Na ausência de empatia se prevalece o preconceito, que é forte no Brasil. A inclusão dos autistas na sociedade é uma necessidade importante.
Assim, torna-se evidente a necessidade de medidas que mitiguem essa problemática debatida. Agora, cabe a sociedade com o governo implementar medidas de inclusão, através da educação e das mídias sociais buscar a criação de mais leis que disponibilizem direitos para os autistas e criar escolas adaptadas não só para autistas, mas para todos os deficientes, para que todos possam receber uma suporte, investir com o ministério da saúde, estudos mais profundos sobre essa condição para promover mais acessibilidade a todos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá. Então seu texo ficou muito bom.. a parte do desenvolvimento ficou bem estruturado com base nos dados.. Em relação a conclusão, você poderia explorar mas um pouco com os agentes, e ao final da sua conclusão tenta termina com uma frase mas impactante através da tua proposta de resolver o problema, deixa bem claro para a banca que com sua proposta o problema sera resolvido….

    • 1
  2. O texto ficou muito bom, de fácil compreensão, e várias referências que facilitam o entendimento do tema proposto.
    Na proposta de intervenção poderia ter colocado também o apoio da mídia ou do ministério da educação na parte que diz “Agora, cabe a sociedade com o governo implementar medidas de inclusão, através da educação e das mídias sociais buscar a criação de mais leis que disponibilizem direitos para os autistas e criar escolas adaptadas não só para autistas, mas para todos os deficientes”.

    • 1
  3. O autismo é um transtorno no sistema nervoso, não tem cura e o tratamento é através de terapias comportamentais, educacionais e familiares que podem reduzir os sintomas. A questão do autismo no Brasil é pouco falada, considerando que é uma condição comum, a desigualdade e o preconceito é um grande problema em relação a esse transtorno. É imprescindível a discussão sobre essa condição crescente na sociedade.
    De acordo com à Revista Autismo, o Brasil não tem estudo de prevalência, não se sabe ainda a quantidade certa de autistas no país. São detectados 150 mil casos a cada ano, e a tendência é crescente. O diagnóstico requer avaliação médica, mas como o país possui grande população pobre, poucos tem o recurso para obter a identificação, então provavelmente, muitos portam a síndrome e nem sabem.
    Apesar dessa condição afetar principalmente o comportamento social, ela não impede do autista viver em sociedade. Na série The Good Doctor, o Dr.Shaun Murphy, retrata os desafios do autismo em sua carreira, sendo médico e autista. Infelizmente o mercado de trabalho brasileiro ainda é retraído em relação aos portadores desse transtorno, a educação e o apoio social é muito retrógrado no país. Na ausência de empatia se prevalece o preconceito, que é forte no Brasil. A inclusão dos autistas na sociedade é uma necessidade importante.
    Assim, torna-se evidente a necessidade de medidas que mitiguem essa problemática debatida. Agora, cabe a sociedade com o governo implementar medidas de inclusão, através da educação e das mídias sociais buscar a criação de mais leis que disponibilizem direitos para os autistas e criar escolas adaptadas não só para autistas, mas para todos os portadores de deficiências, para que todos possam receber um suporte, investir com o ministério da saúde, estudos mais profundos sobre essa condição para promover mais acessibilidade a todos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.