Estudante

A necessidade de desconstruir o tabu acerca dos cuidados masculinos

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No livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”, do escritor brasileiro Machado de Assis, o personagem principal afirma que não teve filhos, desse modo não transmitiu a nenhuma criatura o legado da miséria humana.  Nesse sentido, fora da ficção, talvez Brás Cubas tenha considerado sua peculiaridade benéfica, uma vez que necessidade de desconstruir o tabu acerca dos cuidados masculinos demonstra a penúria das relações sociais hodiernas. A partir desse contexto, é evidente que, não só influência midiática, como também a falha educacional aprofundam essa situação calamitosa no Brasil.

Nessa perspectiva, a influência da mídia contribui para a vigência desse tabu na sociedade brasileira. Isso acontece, porque a gama midiática, em busca de reter a atenção do telespectador, estereotipa o homem vaidoso como “afeminado”, haja vista que a vaidade masculina, em suas exibições, é, na maioria das vezes, usada como alivio cômico. Por conseguinte, essa conjuntura sintetiza uma resistência no cidadão médio no tocante aos seus cuidados pessoais, por não querer para si a caricatura criada pela mídia. Desse modo, essa reflexão pode ser confirmada com o personagem Seu Osmar – interpretado pelo brasileiro Evoney Fernandes- o qual afirma, em um vídeo no Tiktok, que fazer a sobrancelha não é “coisa de homem”. Dessa forma, isso torna claro que os cuidados masculinos, por causa da mídia, ainda são estigmatizados entre os cidadãos nacionais.

Ademais, é clarividente que o sistema educacional falho cristaliza tal tabu no corpo social brasileiro.  Essa situação surge da esfera educativa que, ao visar somente o ensino tecnicista para a formação de mão de obra, prioriza atividades conteudistas em detrimento de ações práticas que fomentam a desconstrução do estigma associado aos cuidados masculinos. Sob essa análise, o filósofo Immanuel Kant afirma que o “homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, o que evidencia que não se pode esperar uma sociedade descontruída frente a esse tabu machista, sendo que, nem mesmo na escola, é estimulada a isso.

Portanto, inferem-se ações do Poder Público para mitigar esse cenário em questão.  Dessarte, urge que o Ministério da Educação crie, por intermédio de verbas estatais, projetos socioeducacionais, como palestras, de forma interativa nos centros educativos, com o objetivo de sanar tanto a falha educacional nesse viés como desconstruir o estereotipo criado pela gama midiática mediante aos cuidados masculinos. Somente assim, de forma lenta e gradual, será possível, não só libertar o Brasil dessa mazela, como também tornar a especificidade de Brás Cubas um motivo de lamentação.

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3 Correções

  1. Olá!! Boa tarde!!

    Ótimo tema proposto, visto que tem-se falado muito sobre machismo e afins.

    //INTRODUÇÃO\\
    Percebo erros voltados para a ortografia. Poderia finalizar o período com ponto continuativo: “No livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”, do escritor brasileiro Machado de Assis, o personagem principal afirma que não teve filhos.”

    O último período ficou confuso, pois faltou o uso de um artigo. A omissão desse recurso pode fazer uma diferença pro leitor. Ficaria mais prudente: “A partir desse contexto, é evidente que, não só A influência midiática, como também a falha educacional…”.

    //DESENVOLVIMENTOS 1 E 2\\
    Gostei da construção de suas ideias. Vejo poucos erros em ambos desenvolvimentos.

    //CONCLUSÃO\\
    Da mesma forma que houve um capricho nos outros parágrafos, poderia ter dado a mesma atenção para sua conclusão. Senti falta de soluções concretas, a vista de que vivemos um momento de diversas possibilidades práticas de conscientização.

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  2. Olá 👋

    Parágrafo 01
    Linha 01: “Póstumas” também deveria estar inscrito iniciando com letra maiúscula
    Linha 03: ao invés da vírgula deveria ser um ponto final após “filhos”
    Linha 03: deveria ter uma vírgula após “desse modo”
    Linha 03: seria melhor que você colocasse, por exemplo, ” não transmitindo a nenhuma criatura o legado da miséria humana”, para que fique um período maior, pq a forma que foi colocado o “desse modo” necessitava de um ponto final antes.
    Linha 07: a necessidade**
    Linha 10: não há necessidade de vírgula após “é evidente que”
    Linha 10: não só a**

    Não consegui compreender bem a relação do repertório sociocultural com a temática, ficou confuso e, pra mim, não teve uma boa conexão. Talvez fosse melhor substituir o repertório por outro que se encaixe melhor

    Parágrafo 02
    Linha 03: não há necessidade de vírgula após “acontece”
    Linha 08: resistência do**
    Resistência DE alguém A alguma coisa
    Linha 11: pelo personagem**

    Parágrafo bem estruturado e organizado. Períodos bem sequênciados e inseridos, parabéns!
    Parágrafo 03

    Linha 08: o artigo “o” deveria estar dentro dos “”
    Linha 08: inicie a citação com letra maiúscula
    Linha 11: não há necessidade de vírgula após “sendo que”
    Linha 11: não há necessidade de vírgula após “escola”
    Linha 11: “sendo que, nem mesmo na escola, é estimulada a isso” <—— Essa frase está um pouco confusa. Se você tivesse colocado algo como " sendo que nem mesmo na escola é estimulada a destruição dos estigmas relacionados a…."

    Ótima estruturação de parágrafo também. Parabéns novamente

    Parágrafo 04
    Linha 06: deveria ter uma vírgula após "nesse viés "
    para evitar confusão do leitor poderia substituir por " com o objetivo de sanar a falha educacional e descontruir os esteriótipos …"
    Linha 07: os esteriótipos criados*
    Linha 09: não há necessidade de vírgula após "possível"

    Conclusão completinha

    Sua redação está boa em relação a argumentação e a estruturação, mas a quantidade de erros faz a sua nota abaixar, tente estudar vírgulas para eliminar os erros relacionados a ela. Única coisa realmente confusa no seu texto e que eu não compreendi bem a relação foi a contextualização do repertório no primeiro parágrafo com o tema. Na minha opinião, seria melhor que você tivesse escolhido outra alusão que se relacionasse melhor

    Parabéns!
    Espero ter ajudado.

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  3. Olá Marcio!!
    C1-160 revisar os sinais de pontuação
    C2-180 explorou bem os os repertórios apresentados
    C3-160 carência de uma melhor explicação sobre a argumentação feita
    C4-120 busque utilizar mais elementos conectivos
    C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos necessários

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