Na série televisiva “Control Z”, Sofía, a protagonista da história, é uma adolescente que sofre de transtornos mentais. Embora já ter sido internada em uma clínica psiquiátrica, o tratamento não foi totalmente eficiente. Infelizmente, essa é a realidade do mundo em que vivemos, no qual pessoas são afetadas por distúrbios mentais, e que por irresponsabilidade do Governo, muitas delas não recebem o tratamento que necessitam.
Portanto, é importante ressaltar que uma pessoa saudável não é aquela que apenas está livre de doenças físicas, mas também de transtornos da mente. No Brasil, existe o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), que dispõe tratamento gratuito à população. Porém, as unidades são má distribuídas nas regiões, e aqueles que não possuem condições para pagar consultas particulares são “privados” do atendimento que precisam.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 400 milhões de pessoas são afetadas por essas doenças e ¾ delas não têm acesso ao tratamento adequado. Como já citado pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva: “É obrigação moral e ética de qualquer governo do mundo colocar a saúde do seu povo como prioridade”. Por esse principal motivo, as doenças mentais são as que mais atingem a população mundial.
Com isso, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Saúde criar projetos à serem entregues à Câmara dos Deputados, os quais visam a melhor distribuição dos Caps, e a disponibilização de consultas gratuitas em escolas, faculdades ou até mesmo empresas, para que a sociedade receba os devidos tratamentos que necessitam. Espera-se com essas medidas, a obtenção de uma população mais saudável e confiante, para que possam viver normalmente, livres de distúrbios e transtornos que prejudicam o seu dia a dia.
Elianacust
Olá, boa noite!
Não corrigi outras redações suas, mas vejo que você tem um grande potencial para fazer uma boa redação e tirar nota 1000.
Porém, tem alguns detalhes que precisam ser apontados.
1- A sua introdução gicou muito boa, porém você colocou: “muitas delas não recebem o tratamento que necessitam.” – Qual tratamento? Porque não recebem? O que isso pode causar?
Tente ser mais específico(a) nas informações dadas.
“não é aquela que apenas está livre de doenças físicas, mas também de transtornos da mente” – O termo correto a ser utilizado seria transtornos mentais, eu sei que é pouca coisa, mas faz uma grande diferença para o leitor.
“e ¾ delas não têm acesso ao tratamento adequado.” – Qual tratamento? O que seria em números esse 3/4? Pois o certo seria você colocar em formato numérico, pois não pode esperar que o leitor adivinhe ou faça contas das informações dadas por você.
“Como já citado pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva: “É obrigação moral e ética de qualquer governo do mundo colocar a saúde do seu povo como prioridade”. Por esse principal motivo, as doenças mentais são as que mais atingem a população mundial.” – O que uma coisa tem a ver com a outra? Observe melhor a sua capacidade de relacionar suas ideias, porque isso também é uma competência cobrada no Enem.
“Com isso, medidas são necessárias para resolver o impasse. – Quais impasses?
Fora isso, tuso certo!
Pode mandar mensagem caso tenha alguma dúvida, bjinhos!