A necessidade de combater os altos índices de jovens que nem estudam nem trabalham no Brasil

  • 1

Na novela do SBT “Chiquititas”, um grupo de crianças que moravam na rua não tinham acesso ao estudo nem possuíam um emprego, lutando drasticamente para sobreviver. Em tempos de contemporaneidade, vê-se a necessidade de combater os altos índices de jovens que não estudam e nem trabalham, no Brasil. Pois tal fator, ocasiona maior preocupação no desenvolvimento econômico e social da nação afetada.

A princípio, ressalta-se a necessidade da educação e sua importância para o desenvolvimento do território brasileiro. Dessa forma, segundo o site “Veja. Abril.com”, cerca de 6,6 milhões de jovens brasileiros não estudam. Referente a isso, o apoio da escola e também da mídia deveriam ser primordiais, pois esses são os órgãos que mais influenciam no cotidiano juvenil. Entretanto, o auxílio dos mesmos não é contemplado, pois nem sempre a educação ofertada é qualitativa e acolhedora. Já no caso da mídia, não há apoio de nenhuma organização incentivando os jovens ao estudo e infelizmente esses fatores são apenas alguns dos que são vivenciados pela sociedade.

Ademais, os altos índices de jovens desempregados ocasionam decadência no mercado nacional por não oferecer economia suficiente para o país. Além de tudo, segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 23% dos jovens estão desempregados e sem estudar. Dessa forma, a escassez de um recurso exclusivo para pessoas dessa faixa etária no mercado de trabalho aumentam as problemáticas relacionadas ao desemprego dos jovens na nação brasileira.

Diante disso, é necessário  combater os altos índices dos jovens que não estudam e não trabalham no Brasil, para tal é contável com o auxílio do Governo Federal, para melhor desenvolvimento de programas como o “jovem aprendiz”, contendo maior amplitude de estabelecimentos e maior facilidade de ingresso dos Jovens no mercado de trabalho. Sem esquecer também do apoio da mídia, para influenciar os jovens a educação, através de anúncios de alta precisão sobre a importância da mesma em meio a contemporaneidade e a facilidade que a mesma ocasiona para uma melhor oportunidade de emprego. Para que desse modo, o Brasil reduza os elevados índices de problemáticas juvenis.

Compartilhar

2 Correções

  1. Não é bom começar uma redação citando um programa de tv logo de cara…poderia substituir essa parte com alguma tese mais forte.
    Acredito que você poderia ter dado mais detalhes a respeito de algumas pesquisas citadas, deixar bem explicativo para que a pessoa que está lendo tenha maior curiosidade sobre o tema e procure saber mais…

    • 1
  2. Primeiramente achei que a parte que você menciona o programa “As Chiquitas” foi um pouco desconexo, pois você levanta essa analogia mas ela não leva a muita coisa. Ela relaciona muito pouco com o texto, talvez outras obras que tenham o foco nesse assunto dos jovens que não estudam nem trabalham sejam mais efetivas em mostrar seu ponto. No segundo e terceiro paragrafo você mencionou uma pesquisa feita pela Veja e IPEA, sempre é importante mostrar de onde veio seus fatos mas sinto que apenas listar o link não é o suficiente, falta o nome da pesquisa que iria facilitar o leitor a encontrar o texto que você tirou sua informação. O terceiro paragrafo e o quarto foram muito bons, você demonstrou sua opinião muito bem e as informações foram muito precisas, mas eu sinto que no final você deveria ter sido mais exato.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.