Estudante

A necessidade de combater o tabagismo no Brasil

  • 1

A série norte-americana “Todo Mundo Odeia o Chris” expõe em um dos seus episódios a relação de Chris, o protagonista, com o cigarro, ao utilizá-lo como instrumento para ser aceito no grupo da “galera descolada”. Nesse sentido, no plano real o tabagismo é um problema presente no meio social brasileiro e atinge de modo negativo os consumidores e o corpo societário em geral, sendo necessário delinear o seu combate. Assim, faz-se profícuo analisar o imbróglio, que está ligado as influências dos grupos sociais, o que corrobora para a ascensão de problemas à saúde tanto dos consumistas quanto dos indivíduos próximos.
Primariamente, embora há campanhas constantes de combate, o consumo do cigarro é postergado pelas manipulações sociais. De acordo com a Psicologia Social, a pressão intragrupal e a necessidade de ser aceito leva o sujeito a copiar comportamentos dos integrantes daquele meio, situação conhecida como Viés de Grupo. Dessa forma, assim como o personagem Chris, as pessoas analisam meios para se integrarem a círculos de amizade, familiares ou corporativos, sendo, por vezes, o cigarro um desses métodos. Destarte, o tabagismo aflora das influências e evolui à vícios que podem perdurar por anos, o que contribui para a efetivação maléfica da manipulação do desempenho social e da saúde do ser.
Com efeito, o empasse atinge a saúde dos fumantes de forma devastadora, além de incitar problemas aos indivíduos que convivem com os tais. Consoante a Organização Mundial da Saúde, o usuário pode adquirir diversas doenças pulmonares e cardíacas, à exemplo do câncer de pulmão, ademais, a dependência da nicotina prejudica o desempenho da função de órgãos vitais. Para tanto, o vício desencadeia ludibriamentos momentâneos que ceifam lentamente a vida do consumista, além de ser a porta de entrada para outras drogas ilícitas. Outrossim, todo o corpo societário é afetado, de um lado o sistema de saúde que torna-se superlotado e ineficiente para abarcar o imbróglio e do outro os familiares e amigos do fumante que inalam, corriqueiramente, a fumaça exalada, carregada de gases prejudiciais ao pulmão. Em suma, um único produto revela-se catastrófico para o organismo humano.
Portanto, é imperioso atenuar o quadro do tabagismo no Brasil, por meio da intervenção estatal. Logo, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC)- responsável por gerir o âmbito educacional do país- fomentar, por intermédio do direcionamento de verbas nacionais, ações culturais nas escolas públicas e privadas, como rodas de diálogo, a fim de promover o senso crítico, o afastamento da manipulação social e o combate ao uso do cigarro no país, para então tratar as causas do empasse, reduzindo as suas consequências. Desse modo, a conjectura real se distancia-rá da situação exposta no seriado de Chris.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução: amei o repertório. Pela que depois dele as palavras que você usou prejudicou um pouco o meu entendimento. Porém consegui entender suas teses.
    Desenvolvimentos: Achei justo referente aos argumentos que suas teses precisavam. Foi uma boa sacada retomar a situação do Cris no segundo parágrafo. Ter citado a oms no terceiro parágrafo trouxe muita consistência.
    Conclusão: faltou mais detalhamento. Eu me perdi no que seria o meio e o modo.
    C1- 160
    C2- 190
    C3- 200
    C4- 140
    C5- 140

    • 1
  2. Muito bem, sua redação está muito boa.
    Competência 1: (160) Notei alguns erros na estrutura sintática do seu texto como na necessidade do uso da vírgula depois de citar a série e na frase: “Nesse sentido, no plano real o tabagismo…”, sendo que deve haver vírgula depois da palavra real.
    Competência 2 (200) Você usou repertórios pertinentes ao tema e compreendeu bem a proposta
    Competência 3: (200) Seu texto está bem estruturado e com marcas de autoria.
    Competência 4: (200) Fez o uso de conectivos variados é bem aplicados.
    Competência 5: (160) O Ministério da Cultura não faz parte mas do Ministério da Educação e sim da Cidadania, tenha cuidado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.