Iniciante

A naturalização da corrupção no cotidiano brasileiro

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Todos os dias, os grandes jornais de televisão mostram casos de corrupção que chocam a sociedade brasileira. Entretanto, fora das telas a facilidade em burlar regras e a necessidade do ser humano me se dar bem, fazem com que os pequenos atos corruptos se tornem costume no cotidiano.

Em princípio, a falta de punição para a “corrupção do dia a dia” faz com que ela seja cada vez mais recorrente. Desse modo, a ideia de que os fins justificam os meio, leva muitas vezes, a não se dar importância para o processo em que as coisas são feitas  desde que apresentem resultados. Ainda assim a romantização desses atos ilegais faz com que pareçam inofensivos, e alivie a consciência de quem os pratica.

Ademais, o instinto do homem em se dar bem torna necessário quebrar as regras para tirar vantagem em qualquer situação. Sob o mesmo viés, a prática constante da denominada pequena corrupção a transforma em um habito da população. Contudo, quanto mais esse habito se enraizar na cultura brasileira mais natural a corrupção vai se tornar.

Portanto, é urgente que medidas sejam tomadas para acabar com esse “jeitinho brasileiro”. Sendo assim, é dever do Governo federal  criar, através do Ministério Da Educação, projetos que comecem nas escolas primárias e se estendam ate os últimos anos do ensino médio, com o intuito de reeducar e mostrar a sociedade a gravidade da corrupção, seja ela qual for.

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2 Correções

  1. Olá!

    Vejo que você é iniciante e já tem uma estrutura de redação formada. Porém, você poderia desenvolver mais e trazer repertórios no decorrer do seu texto, eles que vão enriquecer e mostrar ao corretor que você é um estudante que está atento as notícias e que pensa além do senso comum. Na sua introdução por exemplo, você poderia ter feito mais um período, este que iria apresentar o seus argumentos e daria uma maior ligação na redação.

    OBS: Sou apenas estudante, mas espero ter ajudado!

    Bons Estudos!

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  2. 1. Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa:
    – Entretanto, fora das telas (,) a facilidade em…
    – ser humano (me) [palavra desconexa] se dar bem…
    – a ideia de que os fins justificam os meio, leva muitas vezes, a não se dar importância para o processo (em que as coisas são feitas) [ Aqui, você colar esse trecho deixa o texto muito desconexo, é melhor retirar] ,desde que apresentem resultados (finais)…
    – Governo Federal. (Letra maiúscula em ambas as palavras)
    NOTA NA C1: 140.
    2. Compreensão e adequação ao tema:
    – O tema é corrupção, mas vejo que você ainda é iniciante na redação, então vou com calma. Não acho que você fugiu do tema, mas também não o acertou com afinco. Vejo que o texto não se desenvolve muito, por exemplo, por quê há ”a romantização” da corrupção, argumento do D1? Você usa como tópico frasal ” o instinto do homem” mas não desenvolve no argumento. Essa tópico frasal, a primeira frase, é um resumo do que vai ser dito, ou de um argumento principal, no desenvolvimento que ele introduz.
    NOTA NA C2: 140.

    3. Capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista:
    – Nessa competência o participante precisa saber como selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações, opiniões e fatos disponibilizados. É verificada sua capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista, a justificação deles e a aceitabilidade das ideias.

    – Nessa competência que sua nota vai cair, pois a introdução já é fraca, você não embasa ela, você poderia usar, na introdução, que o Brasil era uma “prisão”, um exílio para criminosos portugueses, e poderia desenvolver como isso afetou o “surgimento” da corrupção no Brasil. Você poderia usar Sócrates, que ensina os jovens da época sobre política e foi morto por causa disso, como os corruptos os viam como ameaça. Ou sofistas que relativizam a verdade, a corrupção dela.
    – Seus desenvolvimentos estão muito rasos. Você diz no tópico frasal do D1 que há falta de punição, mas não desenvolve, por quê há falta de punição? A Constituição favorece ou os acoberta? A sociedade está sempre em movimento e isso leva a falta de tempo para não supervisionar as corrupções?
    NOTA NA C3: 80

    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos:
    – É conjunções, que dão fluidez ao texto, você usou 7, poderia usar mais, mas isso vai depender de melhor a maior argumentação que proporciona necessidade de “finalizar” os parágrafos.
    NOTA NA C4: 140

    5. Conclusão:
    – Agente: Governo Federal; como: criar projetos que comecem nas escolas primárias e se estendam ate os últimos anos do ensino médio; finalidade: com o intuito de reeducar e mostrar a sociedade a gravidade da corrupção.

    – Faltou o “o que”, por exemplo, “o Governo Federal, através da criação de projetos que comecem nas escolas primárias e se estendam ate os últimos anos do ensino médio, deve aflorar/ensinar os estudando acerca dos malefícios e como agir no combater à corrupção, além de (isso é o detalhamento, também faltou na sua conclusão) organizar reuniões familiares, por intermédio de palestras e feiras de ciências, para clarificar a população ativa social, com o intuito de reeducar e mostrar a sociedade a gravidade da corrupção, seja ela qual for.”
    NOTA NA C5: 120.

    Nota total da redação: 620 (em plataformas online pode atingir até 720).

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