A música popular brasileira: reflexos culturais no desenvolvimento de um povo

  • 4

Em sua construção enquanto ser consciente, o homem, no decorrer da história, procurou diversas formas de demonstrar o meio cultural ao qual estava inserido para poder repassar sentimentos e pensamentos que o circulavam. Dentre estas, destacou-se a música. Através dela, foi possível expressar, mesmo que de forma não desejada, tudo que viesse a ser fator de influência. Tal fato ainda se mostra presente no desenvolvimento atual de diversos povos, incluindo no Brasil, onde tem-se grande destaque à utilização dessa arte para refletir problemas reais como, por exemplo, a violência contra as mulheres e a cultura do estupro.
“Rosas”, uma das canções mais aclamadas da banda Atitude Feminina, faz uso da música para denunciar diversas realidades do cotidiano de muitas brasileiras, como: o contato desde a infância com as drogas, o feminicídio e, seu principal foco, a violência contra as mulheres. Em “Me mandou calar a boca e não me respondeu/Insistir foi mal, ele me bateu”, parte da letra da mesma, mostra um relato que pode ser considerado comum em muitas famílias e, aliada a diversas pesquisas realizadas por vários institutos, enfatiza o poder que a música tem de retratar reflexos culturais da sociedade.
Entretanto, mesmo que existam grupos que critiquem a realidade a qual estão inseridos, há muitos que adotam uma postura alienada e acrítica a cerca do que estar ao seu redor, compartilhando ideias e práticas horríveis. Atualmente, nota-se com grande facilidade o costume do gênero funk de lançar canções com palavras de baixo calão e romantizar atitudes criminosas. Na letra da música “Vai, Faz a Fila”, de MC Denny, destaca-se de suas estrofes o momento em que o cantor fala em socar a vagina de sua companheira e, logo em seguida, canta-se o trecho “E se você pedir pra mim parar não vou parar”, deixando claro e refletindo, por influência, a presença da cultura do estupro no Brasil.
Em virtude dos fatos expostos, faz-se necessário medidas para extinguir as más influências que levam a criação de músicas que promovam questões violentas e criminosas. Com intervenção por parte do governo, que, através do Ministério da Educação juntamente com as escolas, deve promover campanhas e realizar palestras para incentivar desde cedo as crianças a não terem atitudes agressivas nem considerarem práticas criminosas normais. Para que assim, a arte musical não volte a ser banalizada e, logo, servirá para transmitir valores mais adequados para o futuro.

Compartilhar

5 Correções

  1. Redação bem escrita , tema desenvolvido com maestria , erros imperceptíveis , conclusão boa porém acho que poderia ter envolvido o ministério da cultura , como responsável em combater , no caso da violência contra a mulher , aos maus posicionamentos musicais a qual estão fazendo muito sucesso . Mas ao todo , argumentos bem costurados e bem organizados , boas referências e uma boa introdução que faz o leitor se interessar .

    • 0
  2. Seu texto foi excelente, com um tema muito importante que infelizmente não é muito abordado em nossa mídia, sugiro que dê uma revisada na pontuação, evite uso de gerúndios e use mais conectores.
    No geral sua nota ficaria na casa dos 840,
    C1; 140, Há erros de virgula e pontuação.
    c2: 200, Aborda brilhantemente o tema.
    C3; 160 Os tópicos frasais são um pouco longos.
    C4: 140. Tente usar mais conectivos.
    C5: 180. Reúne os elementos cobrados pela banca do ENEM (agente, ação, modo, finalidade, mas tente deixa-los mais claros.
    continue treinando e você pode chegar ao 1000.

    • 0
  3. Minha nota para você seria 880, por conta do gerundismo. Além disso, melhore seus argumentos, reveja conceitos sobre acentos e pontuação melhore sua introdução deixe-a mais objetiva. Sua redação está legal, porém evite a repetição de palavras, seja mais objetivo. Pesquise mais sobre o tema para mostrar que sabe do que está falando.

    • 0
  4. Evite gerundio. Reforce a sua argumentação. Dê uma atenção para a pontuação e acentuação. Melhore a sua tese na introdução. Sua redação está boa, porém tente evitar a repetição de palavras. Lembre que antes de você fazer a sua redação, dar uma pesquisada sobre o assunto, isto irá te ajudar muito! A minha nota para você e de 890 ❤

    • 0
  5. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 120. Cuidado com a informalidade(refletida em expressões do dia a dia), erros crassos.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200. Ótimo. Contudo evite dados crus e diretos, os transforme e os exponha com suas palavras.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160. Lembre-se apenas que os tópicos frasais devem ser curtos e muito objetivos e que cada parágrafo deve ter no mínimo 3 frases.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 120. Assista alguma aula sobre conectivos e estrutura textual.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 160. Proposta boa, contudo, não foi muito contundente ao problema exposto. Lembre-se de responder CLARAMENTE o que deve ser feito, quem deve fazer, como e para quê fazer. Cuidado com a proposta você quase colocou que o governo deveria interferir nas letras das músicas: “… faz-se necessário medidas para extinguir as más influências que levam a criação de músicas que promovam questões violentas e criminosas.” o que seria ataque à liberdade de expressão e, consequentemente, aos direitos humanos. Muito cuidado. Toda música é música e toda ideia é uma ideia, concordando ou não com essas, é dever do cidadão respeitar. Não contei isso como um erro, mesmo pq você não o cometeu, mas achei necessário falar pois senti que você quase defendeu esse raciocínio.
    [760 a 820]
    Parabéns!!! Você escreveu muito bem.
    Espero ter ajudado.
    Até a próxima.😁

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.