-OIII GENTE!! ACEITO NOTINHAS!!
A mulher sempre teve seu papel de dependência financeira aos homens, tais que durante os movimentos e lutas sociais de fatos históricos ainda persistem as causas de: falta de igualdade,diferenças salariais,jornadas triplas e assédios.Essas situações são vistas no filme Estrelas Além do Tempo,dirigido por três mulheres negras que trabalhavam na NASA nos anos 1960 e que tiveram um papel crucial na chegada do homem à Lua,dirigido por Theodore Melfi sendo adaptado para exibir tais dificuldades relacionadas à realidade.A ficção histórica,mostra a luta das mulheres para serem ouvidas e respeitadas em uma época em que elas não eram sequer autorizadas a usar o mesmo banheiro dos seus colegas, e apesar de todas as injustiças em seus empregos, as mulheres trabalharam duro e aparentam ter muito orgulho de serem parte do time da NASA.Tal situação se leva a uma discussão necessária sobre o tema.
De acordo com uma pesquisa do Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados,do governo de SP ligado ao “comportamento do desemprego feminino na Região Metropolitana observa-se que, em 1985, essa taxa era de 15,5% para as mulheres e de 10,1% para os homens, aumentando, em 2000, para 20,9% e 15,0%, respectivamente. Isso significa que , uma em cada cinco mulheres que integravam a População Economicamente Ativa, encontrava-se na condição de desempregada.Isso levando em conta também sobre a alta escolarização mas baixo rendimento 2.050,00%,pessoas no mercado tendo uma taxa de 43,3% em comparação a 54,7 dos homens e níveis de escolaridades mostrado pelos números estatísticos que elas estudam mais mas ganham menos.
De acordo com os direitos humanos,a luta das mulheres e do movimento feminista vem, desde os anos 1970, reduzindo as discriminações contra as mulheres e transformando as relações de gênero assim, as mulheres entraram cada vez mais em nichos de trabalho antes considerados masculinos e as mais escolarizadas aumentaram sua participação em cargos de chefia e gerência, No âmbito legislativo e das políticas públicas há também importantes avanços, que se acentuam a partir dos anos 2000, quando são criados órgãos governamentais destinados a gerir políticas para mulheres e convocadas Conferências de Políticas para as Mulheres. No que diz respeito ao combate à violência são implantados nos sistemas da violência contra mulheres, são sancionadas a Lei Maria da Penha (2006) e a que tipifica o feminicídio (2015), além disso, é alterada a tipificação penal de estupro (2009), permitindo abranger outras práticas tidas como senxuais,mas ainda de modo social as mulheres lidam a preconceitos machistas no ambiente de trabalho tanto á dificuldade de mães trabalhistas já que muitas empresas deixam de contratar mulheres por conta da possibilidade de engravidar e ficar alguns meses fora do trabalho.
Portanto diante os fatos mencionados,muitas empresas poderiam ter a iniciativa da Associação Movimento Mulher 360, que está alinhada com os princípios de empoderamento da ONU Mulheres que visa incorporar a igualdade de gênero e contribuir para a evolução da mulher ja que a associação promove diálogos entre os associados com o objetivo de incluir e alimentar uma inteligência coletiva ligada ao empoderamento da mulher( fazem parte dessa Associação, Bombril, Santander, Walmart, PepsiCo, Coca-Cola, Natura etc.).Também é preciso a participação da sociedade e das empresas para que o ambiente de trabalho seja favorável às mulheres, conseguindo-se a se dedicar a profissão e se sintam confiantes em pedir um aumento ou uma equiparação salarial.Dessa forma, as organizações devem fortalecer a igualdade dentro de sua cultura organizacional Assim A mulher e o mercado de trabalho fortalecerão essa integração, sendo que a mulher contribui significativamente para o sucesso do negócio, agregando diversidade a equipe, competência, produtividade entre outras habilidades.
felipe.castro
Boa tarde, sua escrita é realmente impecável, mas tem certos pontos que devemos discutir
primeiro: o tamanho, diria eu que você não colocaria isso em 30 linhas;
segundo: muitos números, na hora que você estiver prestando um vestibular ou alguma prova avaliativa que tivesse redação, você não pode usar dados baseados em números, pois sem uma falta certeza sua chance é grande de errar;
terceiro: não enumerar as coisas, exemplo ” …ainda persistem as causas de: falta de igualdade,diferenças salariais,jornadas triplas e assédios…”;
quarto: na hora de você citar algo como “… ( fazem parte dessa Associação, Bombril, Santander, Walmart, PepsiCo, Coca-Cola, Natura etc.)… “, use entre virgulas, fica em um padrão mais “certo”
Adorei o texto, continue escrevendo, vc escreve bem
espero ter ajudado :)
Ace
Bom dia! Primeiramente, gostaria de elogiar seu desempenho nesta boa redação.
NOTAS:
C1 — 80 (apresentou muitos erros de pontuação, principalmente em relação à virgula. Sugiro que revise as regras de pontuação. Além disso, outros erros menores em relação a escrita de certas palavras, ou até mesmo usou palavras de modo errado. Por exemplo, no primeiro parágrafo, há o seguinte trecho: “[…] no filme Estrelas Além do Tempo,dirigido por três mulheres negras que trabalhavam na NASA […]” Nesta frase, o uso da palavra “dirigido” não funciona porque, apesar de eu entender que você quis dizer que as protagonistas são as mulheres negras e, logo, elas que “dirigem” a narrativa, sua afirmativa fica ambígua, uma vez que o ato de “dirigir um filme” é uma ação atribuída ao diretor. Neste contexto, a palavra mais correta seria “protagonizado”, ou quaisquer outros termos semelhantes. Fique atenta à escolha de termos, e evite o quanto puder o emprego de palavras com valor metafórico/figurativo, sendo que há grandes riscos de tornarem seu texto ambíguo se não inseridas com maestria.)
C2 — 200 (Dá para ver que você pesquisou a fundo sobre o tema, há vários conceitos expostos na redação.)
C3 — 120 (Embora você trouxera bons conceitos e fatos, senti que você não conseguiu trabalhar muito bem com estes, não os desenvolveu adequadamente de modo que complementassem seu argumento principal. Vide, por exemplo, o segundo parágrafo, que é praticamente expositivo na íntegra. Sim, os dados mostram que as mulheres sofrem mais desemprego que os homens, apesarem de estudarem mais. Mas o que isso provou? Esses são apenas fatos, e você não argumentou se eles são bons ou ruins. Analisando este parágrafo de forma isolada do resto da redação, não se faz ideia se o que virá seguinte será contra ou a favor da presença da mulher no mercado de trabalho; sua próxima frase poderia ser “se mesmo estudando mais as mulheres continuam desempregadas, isso mostra que elas são naturalmente inferiores aos homens na prática de trabalhos intelectuais e labor, e logo devem permanecer atuando nos fazeres domésticos” e não ficaria surpresa, pois você não expôs se os dados mencionados significam algo ruim ou não. Agora, claro que é senso comum que isso não é bom, então entendo se você estiver se perguntando qual a utilidade de deixar algo tão axiomático explícito. Bem, esta é uma das características de textos com fim acadêmico como redações dissertativas: todos os seus pontos têm de ser o mais claros e precisos possível, sem brechas para ambiguidades ou furos de lógica, para que até o mais ignaro dos homens seja capaz de entender sua argumentação.
C4 — 160 (tirei ponto nesta competência por motivos semelhantes aos citados no C1, como o uso errado de certas palavras, etc.)
C5 — 200 (excelente conclusão)
TOTAL — 760
Enfim, seu texto foi bom, como já dito anteriormente. Continue escrevendo para obter resultados melhores ainda! ;)
[email protected]
Olá!!!
NOTAS
Competência 1: 170
Competência 2: 200
Competência 3: 190
Competência 4: 200
Competência 5: 190
Total: 950
Adorei o tema e a sua redação.
Há alguns erros de pontuação, como a falta da vírgula e do ponto. Também falta de acentos (ex.: palavra “já”, escrita sem acento no parágrafo 4).
Sua redação poderia ser um pouco mais resumida, pois não sei se caberia em uma folha de redação do Enem, por exemplo.
Espero ter ajudado!