A mulher brasileira no mercado de trabalho

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Stop na desigualdade de gênero 

        No filme “Revolução em Dagenham”, Rita O’Grady trabalha para a Companhia Ford Motors, em Dagenham, Reino Unido. Cansada do tratamento que as mulheres recebem na empresa, Rita, junto com as demais trabalhadoras luta pela igualdade salarial. Fora da ficção, a mulher batalhar para conquistar seu espaço no mercado de trabalho continua sendo uma realidade na sociedade brasileira. Nesse contexto, dois aspectos fazem-se relevantes: Fatores histórico-sociais e a ineficiência das leis.

        Historicamente, a mulher obteve uma vida limitada ao âmbito familiar, além de possuir liberdade restrita e ser tratada como cidadã inferior. Na sequência, com o advento da duas grandes guerras, e com a Revolução Industrial, houve introdução feminina no mercado de trabalho, onde as mesmas lutaram pelos seus direitos e pela igualdade de gênero. Todavia, ainda há um preconceito pelo fato dos homens se considerarem superiores às mulheres, no qual acham que elas não são eficientes para determinado cargo. Devido esses fatores, o país ainda não conseguiu se desagregar da herança de visões patriarcais.

        Similar a isso, escritora Mary wollstonecraft enunciou: “Deixe a mulher compartilhar dos direitos e ela emulará as virtudes do homem.” Nesse ínterim, a Carta Magna de 1998, garante a todos os cidadãos que ocupam o mesmo cargo e exercem a mesma função, um equilíbrio salarial. Entretanto, constata-se que o direito à igualdade assegurado pela Constituição, não é implantado de fato. Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2019, mostra que as mulheres ganham menos de 22% que os homens. Portanto, é notório a existência de diferença salarial entre o sexo feminino e o sexo masculino, sendo que o emolumento do primeiro são inferiores apesar de possuírem as mesmas qualificações.

          Por todos esses aspectos, medidas fazem-se necessárias para solucionar essas adversidades. É dever do Governo, por intermédio do Poder Legislativo, promover políticas eficazes que deem suporte às mulheres, através de campanhas que viabilizam o debate acerca dos direitos femininos, além de intensificar leis que fiscalizem a desigualdade salarial entre os gêneros nas empresas e atribuir uma multa àqueles que não cumprirem com as exigências da Constituição, com a finalidade de assegurar um salário proporcional e justo à função exercida. Ademais, é preciso utilizar a mídia, como meio de comunicação e elemento persuasivo para promover maiores informações acerca de movimentos feministas e a importância deste para alcançar uma sociedade mais igualitária.

        

        

  

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4 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 200 pts : excelente domínio da norma culta, sem desvios gramaticais e com pontuação adequada.
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 180 pts : Conhecimentos variados e muito bem colocados. No entanto, senti falta de um desenvolvimento melhor sobre a perspectiva que você colocou no D1 de homens acharem superiores às mulheres. Mas isso foi uma perspectiva minha, talvez não seja de outras pessoas.
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 200 pts :Ótimos argumentos, muito bem fundamentados também.
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 180 pts: Texto muito coeso pelo uso de conectivos. Algumas partes senti falta de relacionar melhor. Como a segunda frase do D2, por exemplo.
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 200 pts : Proposta detalhada com os agentes de maneira clara e adequada. Sem contar que é algo viável.
    Nota: 960
    Ps: um texto maravilhoso!

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  2. Comentário geral: Ao meu ver, você demonstrou excelente domínio da norma culta da língua portuguesa, com apenas um equívoco na penúltima linha da introdução: “histórico-social”, ao invés de “histórico-sociais”. Apresenta um bom repertório sócio-cultural, introduzindo conhecimentos diversos ao longo do texto, entretanto, poderia ter explorado mais a citação do D2, me pareceu que ela ficou meio “solta”. Ainda no seu D2, no trecho “Entretanto, constata-se…”, você não concluiu a ideia, citou a pesquisa e os dados, mas não concluiu, ex. de continuação: que o direito à igualdade salarial assegurado pela Constituição, não é implantado de fato”. A conclusão do mesmo parágrafo, está um pouco confusa também, você fala que a diferença salarial é menor para as mulheres e maior para os homens. Ex. de melhoria: “Portanto, é notório a existência de diferença salarial entre o sexo feminino e o sexo masculino, sendo que os salários do primeiro são inferiores apesar de possuirem as mesmas qualificações”.
    Achei sua conclusão perfeita.

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  3. Na minha perspectiva
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 200 pts
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 120 pts
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 200 pts
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 pts
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 200 pts
    Nota: 880 pts
    Ótima redação

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