Estudante

A moderação com bondade

  • 0

A mente é, tal qual, um recipiente com vazão lenta, para mantê-lo cheio e limpo, basta acrescentar água limpa e, ao longo do tempo, a sujeira vai esmaecendo. Na mente basta ler e obter conhecimento gradativamente a fim de a aprimorar, sendo assim, a leitura possui um papel fundamental no ser humano. Apesar da literatura ser essencial na formulação do pensamento do indivíduo, as virtudes: a moderação e a honestidade, são, de fato, as características que o definem ser mais “valioso”.

Previamente, vale ressaltar que a importância dessas virtudes se deve a suas consequências, como a bondade, por exemplo, pois, como afirmava Marco Aurélio: imperador romano e pensador estoico, o conhecimento e a moderação são umas das virtudes que cultivam a bondade, visto que o conhecimento se faz mister para o aprendizado dos ensinamentos virtuosos e a moderação a evitar os vícios e excessos, como o uso demasiado da tecnologia e a dependência química, levando o homem ao bem-estar.

Além do mais, a honestidade é, sobretudo, a virtude mais importante na sociedade, pois, ao estar bastante presente nela, a nação tende a se direcionar ao percurso almejado: diminuir a desigualdade social e elevar a PEA (População Economicamente Ativa). Por exemplo: o Brasil, segundo o IPC (Índice de Percepção de Corrupção), possui uma classificação desfavorável correlação à corrupção, e, em contrapartida, a Nova Zelândia, também agroexportador, classifica-se em segundo lugar em relação aos menores índices de corrupção, tornando-se uma das maiores economias mundiais.

Portanto, vale salientar que não basta ser culto e nem possuir apenas o hábito de leitura, porém ser honesto e possuir moderação diante aos atos, favorecendo a todos socialmente e economicamente.

TEMA: O homem que lê mais vale.

OBS: Como eu sou bem iniciante e, de acordo com o edital do meu concurso, não precisa apresentar uma solução, apenas gostaria que corrigissem a redação acerca das competências que não envolvem a solução na conclusão. Deem dicas de como solucionar alguns problemas que encontraram, de fato, estou bastante perdido na questão de como tornar a redação bastante coesiva e coerente. Gostaria também, se quiserem, sobre o que vocês falariam sobre o tema

Obrigado a todos que corrigiram! :)

Compartilhar

1 Correção

  1. Marco sua redação está bem direta e coesa com o tema escolhido mas no seu segundo desenvolvimento quando você citou que a Nova Zelândia também agroexportador, sinto que está informação ficou solta e sem sentindo no texto já que ela não traz nenhuma informação importante sobre o tema. A sua conclusão ficou vaga, apesar de bem abordada e escrita , você poderia ter falado mais. Enfim tenha cuidado com a repetição de palavras, procure sinônimos que possuam o mesmo significado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.