A mobilidade urbana: aspectos sociais, econômicos e ambientais

  • 0

É nítido que, com o passar do tempo, houveram mudanças significativas entre diversos setores da sociedade, trazendo consequências diretas no aspecto econômico, ambiental e social.

Assim, nota-se que conforme a evolução social acontece, faz-se necessário que haja uma efetiva mobilidade urbana, de modo a propiciar o acesso das pessoas portadoras de deficiência ou capacidade motora reduzida a outros locais.

Nessa esteira, seguindo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, órgãos públicos, comércios, dentre outros estabelecimentos, já se mobilizaram para adequar-se a esse grupo de pessoas, fazendo com que se possa transpor as barreiras ainda existentes para quem possui dificuldades de se locomover.

Desse modo, observando-se sob o prisma social, é de suma importância assegurar os direitos previstos na Lei Própria, a fim de tentar diminuir as mazelas já enfrentadas pela população com deficiência.

Menciona-se ainda que, propiciar acesso e mobilidade adequados à essas pessoas traz impactos no campo econômico, pois haveria mais empregos, provando que o fato de possuir uma capacidade física reduzida não significa a incapacidade total para os atos do cotidiano, impactando ainda na seara ambiental.

Assim, imperioso destacar que a solução para uma sociedade igualitária e que respeita os direitos das pessoas com deficiência, é o investimento em educação, bem como em políticas públicas voltadas à esse grupo, fazendo valer os direitos já duramente conquistados dessa parcela da sociedade, tratando-os como sujeitos detentores de direitos, com total capacidade de impactar positivamente o meio em que vivem.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Eu sou apenas uma estudante e vou corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos
    Não sei se sua redação é modelo do ENEM, mas se for é indicável utilizar apenas 4 parágrafos
    1 parágrafo – o parágrafo está curto e muito “vazio”
    2 parágrafo – Alguns erros de gramática
    3 parágrafo – legal
    4 parágrafo – legal
    5 parágrafo – legal
    6 parágrafo – faltou o agente.

    Continue treinando. Bons estudos!

    • 0
  2. Olá Joana Souza! Como vai? A seguir fiz alguns comentários sobre sua redação:
    – 1° parágrafo; na estrutura, o parágrafo ficou muito pequeno, e na introdução não teve uma apresentação muito boa sobre o assunto propôs; na gramática, evite verbos no gerúndio como na palavra “trazendo”; e qual seria as “consequências diretas” que você mencionou nesse trecho. Além disso, não mostrou a tese e nem o clímax da redação;
    – 2° parágrafo; o verbo “seguindo” está no gerúndio e está colocado de modo equivocado, poderia alterar e deixar apenas ” Nessa esteira, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, órgãos públicos, comércios, dentre outros estabelecimentos (X) já se mobilizaram e contribuíram para esse grupo de pessoas”. No (X), não precisa da vírgula. Mas, no trecho: “transpor as barreiras ainda existentes para quem possui dificuldades de se locomover…” ficou muito bom!
    – 3° parágrafo; no trecho: “observando-se sob o priama social, é de suma importância asaegurar os direitos previstos na Lei (p)rópria…” faltou alguns detalhes, como quais seriam esses direitos?
    – 4° parágrafo; na frase: “mobilidade(s) asequad(a)s (a) essas pessoas traz impactos (e beneficiar) no campo econômico…”, poderia substituir por essas sugestões que estão dentro dos parênteses. E no trecho: “atos do cotidiano, impactando na seara ambiental”, ficou um pouco confuso;
    – 5° parágrafo; faltou o agente e o que poderia ser realizado para solucionar. E qual o fim da ação? São detalhes muito importantes no parágrafo da intervenção.
    Obs: a redação está pouco organizada e teve 5 parágrafos, o recomendado são 4 nesse tipo de redação, mas em alguns trechos você apresentou ideias concretas que é muito bom!
    Por fim, espero te ajudado! Continue nos estudos! Até a próxima!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.