Iniciante

A mercantilização da felicidade na sociedade contemporânea.

  • 1

No clássico do século xlx, ”Alice no pais das maravilhas”, existe uma metáfora do bolo em que o gato risonho, visando a obter a pulseira de ouro de Alice lhe promete a felicidade eterna, quando ela provar do seu bolo de chocolate. É uma história fictícia, mas personifica com nitidez a indústria (na figura do gato), e a imposição da felicidade (em Alice). Saindo da ficção e adentrando na realidade contemporânea, percebe-se que, o cenário da mercantilização da felicidade não mudou, uma vez que as industrias aumentam seus lucros com as demandas de mercado, pois os indivíduos criaram a ideologia da necessidade de consumo para ser feliz. A partir desse contexto, é fundamental entender a raiz histórica da mercantilização da felicidade, bem como o principal impacto dessa questão para a sociedade hoje.

O primeiro aspecto a se considerar é a mentalidade capitalista como sendo um precursor para que essa comercialização da felicidade exista. De certo, isso acontece desde os anos 20 pois o indivíduo põe o lucro acima das relações interpessoais e não se preocupa com os efeitos disso. O dogma por trás do consumismo tem seus reflexos da Revolução Industrial, que na época se encontrava na segunda fase, com isso as indústrias passaram a desenvolver produtos em grande escala e com a vida útil reduzida para aumentar as vendas. Hoje, a estratégia é vender os produtos com a qualidade inferiorizada, reduzindo sua durabilidade, para que o consumismo seja continuo e o lucro se sobressaia cada vez mais.

Ademais, faz-se pertinente mencionar o domínio midiático como um fator que causa grande impacto na sociedade. Isso ocorre porque a mídia manipula a pessoas de acordo com seus interesses, como foi estudado pelo filósofo Deleuze, em sua obra ”Sociedade do Controle”, na qual aponta que as pessoas sentem a vontade de estar feliz o tempo todo e quando não consegue obter tal resultado se frustram. Dessa forma, o que resta é se submeter-se ao consumo sendo assim a formula perfeita para o capitalismo do consumo, os meios de comunicação manipula através das propagandas as quais colocam as pessoas no lugar do ”Pinóquio”, ou seja, elas são controladas como uma marionete ao consumir tudo o que a indústria entrega estando alienada e sem capacidade crítica não percebendo o impacto que o capitalismo tem sobre suas vidas.

Portanto, faz-se necessário a obtenção de uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Economia devem criar o movimento ”Consumo Consciente”, que deve ocorrer uma vez a cada mês nas escolas de ensino médio. Tal ação acontecerá, por meio de dinâmicas e palestras com os jovens, a fim de ensina-los e alerta-los como amenizar o consumismo falando sobre os riscos que estão por trás de tudo isso. Assim, os jovens irão crescer sabendo se esquivar dos coelhos disfarçados de indústria que a vida oferece como em Alice no país das maravilhas.

Compartilhar

7 Correções

  1. Bom dia Izabela !

    Parabéns pela redação, está bem escrita …

    Olha, de inicio observei que sua produção ficou muito extensa cuidado com esse requisito, para não ocorrer que ao terminar de desenvolver o seu texto, o mesmo exceda a quantidade de linhas (30 LINHAS) .

    SUA REDAÇÃO POSSUI:
    * conectivos
    * argumentação
    * parágrafos desenvolvidos
    * não houve figa do tema
    * presença de repertório
    * Tese apresentada
    * períodos interligados
    * Conclusão desenvolvida

    Pontos que precisam melhorar !

    1) Seja objetiva na montagem da argumentação
    2) Cuidado com os parágrafos extensos
    3) Procure usar mais sinônimos, isso vai te ajudar…

    _____________ Redação editada ______________

    INTRODUÇÃO:
    No clássico do século xlx, ”Alice no pais das maravilhas”, existe uma metáfora do bolo em que o gato risonho, visando a obter a pulseira de ouro de Alice lhe promete a felicidade eterna, quando ela provar do seu bolo de chocolate. É uma história fictícia, mas personifica com nitidez a indústria (na figura do gato), e a imposição da felicidade (em Alice). Saindo da ficção e adentrando na realidade contemporânea, percebe-se que, o cenário da mercantilização da felicidade não mudou, uma vez que as [1] industrias aumentam seus lucros com as demandas de mercado, [2] pois os indivíduos criaram a ideologia da necessidade de consumo para ser feliz. A partir desse contexto, é fundamental entender a raiz histórica da mercantilização da felicidade, bem como o principal impacto dessa questão para a sociedade hoje.

    CORREÇÃO:
    [1]: Esta palavra deve ser acentuada. Substitua por : INDÚSTRIAS
    [2]: Essa conjunção deve ser separa por virgula. Substitua por : Pois, os…..

    DESENVOLVIMENTO 01:
    O primeiro aspecto a se considerar é a mentalidade capitalista como sendo um precursor para que essa comercialização da felicidade exista. [1] De certo, isso acontece desde os anos [2] 20 pois o indivíduo põe o lucro acima das relações interpessoais e não se preocupa com os efeitos disso. O dogma por trás do consumismo tem seus reflexos da Revolução Industrial, que na época se encontrava na segunda fase, com isso as indústrias passaram a desenvolver produtos em grande escala e com a vida útil reduzida para aumentar as vendas. Hoje, a estratégia é vender os produtos com a qualidade inferiorizada, reduzindo sua durabilidade, para que o consumismo seja [3] continuo e o lucro se sobressaia cada vez mais.

    CORREÇÃO:
    [1]: “De certo ” equivale a “DE DETERMINADO”. Se pretende indicar certeza, utilize : Decerto”.
    [2]: Essa conjunção deve ser separa por virgula. Substitua por : 20, pois ….
    [3]: Palavra que indica verbo. Portanto dever ser acentuada, substitua por : CONTÍNUO, E O LUCRO ……

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Ademais, faz-se pertinente mencionar o domínio midiático como um fator que causa grande impacto na sociedade. Isso ocorre porque a mídia manipula a pessoas de acordo com seus interesses, como foi estudado pelo filósofo Deleuze, em sua obra ”Sociedade do Controle”, na qual aponta que as [1] pessoas sentem a vontade de estar feliz o tempo todo e quando não consegue obter tal resultado se frustram. Dessa forma, o que resta é [2] se submeter-se ao consumo sendo assim[3] a [4] formula perfeita para o capitalismo do consumo, os meios de comunicação manipula através das propagandas as quais colocam as pessoas no lugar do ”Pinóquio”, ou seja, elas são controladas como uma marionete ao consumir tudo o que a indústria entrega estando alienada e sem capacidade crítica não percebendo o impacto que o capitalismo tem sobre suas vidas.

    CORREÇÃO:
    [1]: VARIE os termos utilizados para que sua redação fique mais rica.
    [2]: Retire esse termo //se// .
    [3]; Ausência de virgula
    [4]: Acentua-se essa palavra. Substitua por : Fórmula perfeita …..

    CONCLUSÃO:
    Portanto, faz-se necessário a obtenção de uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação [1] junto com o Ministério da Economia devem criar o movimento ”Consumo Consciente”, que deve ocorrer uma vez a cada mês nas escolas de ensino médio. Tal ação acontecerá, por meio de dinâmicas e palestras com os jovens, [2] a fim de ensina-los e alerta-los como amenizar o consumismo falando sobre os riscos que estão por trás de tudo isso. Assim, os jovens irão crescer sabendo se esquivar dos coelhos disfarçados de indústria que a vida oferece como em Alice no país das maravilhas.

    CORREÇÃO:
    [1]: Varie os termos utilizados. Substitua por : Em parceria com o…
    [2]: Possível linguagem informal. Substitua por : ” De modo a ensina-los”…

    Proposta completa !!!

    ————— Correção por Competência : —————-

    Competência 01: 140
    Competência 02: 200
    Competência 03: 160
    Competência 04: 200
    Competência 05: 200

    *** DICAS ***

    1) SEJA MAIS OBJETIVA NA ARGUMENTAÇÃO
    2) CUIDADO COM OS DESVIOS GRAMATICAIS
    3) ATENTE-SE AO TAMANHO DO PARÁGRAFOS.
    4) UTILIZE SINÔNIMOS COM VALOR SEMÂNTICO.
    5) Continue praticando que terás êxito !

    ________ ESTRUTURA PARAGRAFAL______

    * INTRODUÇÃO: 5 á 6 linhas
    *DESENVOLVIMENTO 01: 7 á 8 linhas
    * DESENVOLVIMENTO 02: 7 á 8 linhas
    * CONCLUSÃO: 7 linhas

    ESPERO TER TE AJUDADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS…….. =)
    PRECISANDO ESTAREI A DISPOSIÇÃO!
    ABRAÇOS ^~^

    • 1
  2. C1: Domínio da escrita formal
    Houve alguns desvios, você esqueceu algumas letras e repetiu algumas palavras, como “deve” na conclusão. Mas entendo que as letras foram erros de digitação.
    160

    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    200

    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Você demonstrou bastante domínio da argumentação, mas também desenvolveu ele demais, trazendo 4 repertórios. Procure trazer 3: um na introdução, e dois nos desenvolvimentos, não extendendo eles mais do que necessário.
    160

    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    200

    C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
    200

    Parabéns! Nota final: 920

    • 1
  3. A mercantilização da felicidade na sociedade contemporânea.

    No clássico do século xlx, ”Alice no /pais/das maravilhas”, existe uma metáfora do bolo em que o gato risonho, visando /a/ obter a pulseira de ouro de Alice lhe promete a felicidade eterna, quando ela provar do seu bolo de chocolate. É uma história fictícia, mas personifica com nitidez a indústria (na figura do gato), e a imposição da felicidade (em Alice). ||||Saindo da ficção e adentrando na realidade contemporânea, percebe-se que, o cenário da mercantilização da felicidade não mudou, uma vez que as /industrias/ aumentam seus lucros com as demandas de mercado, pois os indivíduos criaram a ideologia da necessidade de consumo para /ser/(serem) feliz(felizes , pois se referem aos indivíduos).||||| A partir desse contexto, é fundamental entender a 1 *raiz histórica* da mercantilização da felicidade, bem como o 2*principal impacto* dessa questão para a sociedade hoje.

    1*sua introdução é muito longa, a parte que coloquei os ||||| foi para indicar o período que pode ser tirado por ser “desnecessário”.
    1 e 2 são suas teses: Raiz histórica e principal impacto.
    Gostei da forma como usou Alice no país das maravilhas.
    //- falta de acentuação.
    //()- erro de concordância nominal.

    O primeiro aspecto a se considerar é 1-a mentalidade capitalista como sendo um precursor para que essa comercialização da felicidade exista. De certo, isso acontece desde os anos 20 //pois// o indivíduo põe o lucro acima das relações interpessoais e não se preocupa com os efeitos disso. O dogma por trás do consumismo tem seus reflexos da Revolução Industrial, que na época se encontrava na segunda fase, com isso as indústrias passaram a desenvolver produtos em grande escala e com a vida útil reduzida para aumentar as vendas. Hoje, a estratégia é vender os produtos com a qualidade inferiorizada, reduzindo sua durabilidade, para que o consumismo seja //continuo// e o lucro se sobressaia cada vez mais.

    1* Senti que você não apresenta, no primeiro período do desenvolvimento, sua tese ou usa sinônimos para retoma-la, mas enfatiza a mentalidade capitalista.
    //- erros de acentuação e ausência de vírgulas antes e após a palavra *pois*.

    Ademais, faz-se pertinente mencionar o domínio midiático como um fator que causa grande impacto na sociedade. Isso ocorre porque a mídia manipula a pessoas de acordo com seus interesses, como foi estudado pelo filósofo Deleuze, em sua obra ”Sociedade do Controle”, na qual aponta que as pessoas sentem a vontade de //estar feliz//(estarem felizes, por se referir as pessoas). o tempo todo e quando não //consegue///(conseguem) obter tal resultado se frustram. Dessa forma, o que resta é //se// submeter-se ao consumo //sendo assim//(ausência de vírgulas). a //formula// perfeita para o capitalismo do consumo, os meios de comunicação //manipula//(manipulam). através das propagandas as quais colocam as pessoas no lugar do ”Pinóquio”, ou seja, elas são controladas como uma marionete ao consumir tudo o que a indústria entrega estando //alienada//(alienadas). e sem capacidade crítica não percebendo o impacto que o capitalismo tem sobre suas vidas.

    Portanto, faz-se necessário a obtenção de uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Economia devem criar o movimento ”Consumo Consciente”, que deve ocorrer uma vez a cada mês nas escolas de ensino médio. Tal ação acontecerá, por meio de dinâmicas e palestras com os jovens, a fim de ensina-los e alerta-los como amenizar o consumismo, falando sobre os riscos que estão por trás de tudo isso. Assim, os jovens irão crescer sabendo se esquivar dos// coelhos// (acho que aqui era pra ser um gato) disfarçados de indústria que a vida oferece como em //Alice no país das maravilhas//.(ausência de aspas).

    C1; 160
    C2:200
    C3:140
    C4: 200
    C5: 200
    Nota: 900

    Considerações:
    Bom, adorei seu texto e você escreve muito bem, mas tem que se atentar na hora de escolher as teses e colocá-las nos desenvolvimentos, reduzir o tamanho da sua introdução que está bem extensa e focar nas regras de acentuação, concordância. Você usa uma boa técnica de argumentação quando utiliza conectivos explicativos. Parabéns pelos 900.

    • 1
  4. Olá, Bom dia! Eu estou começando agora então não tenho muito em que opinar. Enfim, você poderia organizar mais as suas idéias, sendo assim mais fácil de desenvolver o texto. Você escreve muito bem, mais poderia melhorar um pouco mais. Mais tenho certeza que você vai conseguir, continue tentando. Bjs

    • 1
  5. Vamos lá!!

    “No clássico do século xlx, ”Alice no pais das maravilhas”, existe uma|1| metáfora do bolo em que o gato risonho, visando a|2| obter a pulseira de ouro de Alice|3| lhe promete a felicidade eterna,|4| quando ela provar do seu bolo de chocolate. |5|É uma história fictícia, mas personifica com nitidez a indústria (na figura do gato), e a imposição da felicidade (em Alice). Saindo da ficção e adentrando na realidade contemporânea, percebe-se que, o cenário da mercantilização da felicidade não mudou, uma vez que as industrias aumentam seus lucros com as demandas de mercado, pois os indivíduos criaram a ideologia da necessidade de consumo para ser feliz. A partir desse contexto, é fundamental entender a raiz histórica da mercantilização da felicidade, bem como o principal impacto dessa questão para a sociedade hoje.”

    ~1: Utilizar o artigo definido “a” no lugar de “uma”, já que você citara uma metáfora específica.
    ~2: O verbo “visar” não pede preposição.
    ~3: “visando [a] obter a pulseira de ouro de Alice” esse trecho fica entre vírgulas, pois está intercalado.
    ~4: Não há vírgula aqui, pois logo após vem complemento.
    ~5: Poderia utilizar um elemenro coesivo aqui, como “Embora seja uma história fictícia…”
    ~ Boa introdução, achei a analogia interessante, porém gastou muito na explicação.

    “|1|O primeiro aspecto a se considerar|2| é a mentalidade capitalista como sendo um|3| precursor para que essa comercialização da felicidade exista. De certo, isso acontece desde os anos 20|4|pois o indivíduo põe o lucro acima das relações interpessoais e não se preocupa com os efeitos disso. |5|O dogma por trás do consumismo tem seus reflexos da|6| Revolução Industrial, que na época se encontrava|7| na segunda fase, com isso as indústrias passaram a desenvolver produtos em grande escala e com a vida útil reduzida para aumentar as vendas. |8|Hoje, a estratégia é vender os produtos com a qualidade inferiorizada, reduzindo sua durabilidade, para que o consumismo seja continuo|9| e o lucro se sobressaia cada vez mais.”

    ~1: Aconselho a iniciar o desenvolvimento com um marcado coesivo ,”Em primeira análise…” ou algo do gênero.
    ~2: Nesse caso o pronome oblíquo “se” deve atender a ênclise “considerar-se”, porém, deixaria uma péssima construção sintática. Recomendo tirar esse pronome.
    ~3: O verbo “ser” no gerúndio não possui função importante, aconselho tira-lo -“a mentalidade capitalista como um precursor”.
    ~4: Vírgula antes do “pois” explicativo.
    ~5: Cabe um conectivo aqui. “Nesse contexto…, Nesse víes…”
    ~6: Seria mais correto usar “na” ao invés de “da”.Além disso, não faz sentido algo atual REFLETIR em um período histórico… Como isso é a raiz do problema, ele foi influenciado, ou algo do gênero.
    ~7: O verbo pede ênclise:”encontrava-se”
    ~8: Cabe um conectivo aqui também. Conectivos são avaliados no Enem!
    ~9: “continuo”>>>Contínuo (acento)

    “Ademais, faz-se pertinente mencionar o domínio midiático como um fator que causa grande impacto na sociedade. Isso ocorre porque a mídia manipula a|1| pessoas de acordo com seus interesses, como foi estudado pelo filósofo Deleuze, |2|em sua obra ”Sociedade do Controle”, na qual aponta que as pessoas|3| sentem a vontade de estar feliz o tempo todo e quando não consegue|4| obter tal resultado se frustram|5|. Dessa forma, o que resta é se|6| submeter-se ao consumo |7|sendo assim|8| a formula perfeita para o capitalismo do consumo, os meios de comunicação manipula através das propagandas as quais colocam as pessoas|3*| no lugar do ”Pinóquio”, ou seja, elas são controladas como uma marionete ao consumir tudo o que a indústria entrega|9| estando alienada e sem capacidade crítica |10|não percebendo o impacto que o capitalismo tem sobre suas vidas.”

    ~1: “a[s] pessoas”,plural.Acredito que foi na digitalização.
    ~2: Não há necessidade de vírgula aqui.
    ~3: Repetição demais do termo.É bom usar sinônimos pra variar. :)
    ~4: “consegu[em]” no plural.
    ~5: Essa oração ficou muito extensa e , por isso, cansativa.Recomendo explicar cada informação uma a uma de maneira gradativa e estratégica.
    ~6: A ênclise que precisava foi atendida(submeter-se), portanto, não precisa desse pronome aí.
    ~7: É necessário um ponto final aqui para manter o sentido.
    ~8: ” Sendo assim” fica isolado por vírgula.
    ~3*: Repetição.Use sinônimos -indivíduos, por exemplo.
    ~9: Cabe uma vírgula aqui.Ainda assim, esse trecho tá meio confuso, tente explica-lo melhor.
    ~10: Cabe outra vírgula aqui. Seria mais adequado : “,o que os faz não perceber o impacto do capitalismo sobre suas vidas.”
    ~ Recomendo que ,antes de escrever, faça uma pequena estratégia dos argumentos, ficará mais fácil de organiza-los e relaciona-los. :^)

    “Portanto, faz-se necessário a obtenção de uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Economia (agente) devem criar o movimento ”Consumo Consciente”, (ação) que deve ocorrer uma vez a cada mês nas escolas de ensino médio (detalhamento). Tal ação|1| acontecerá,|1*| por meio de dinâmicas e palestras com os jovens (meio), a fim de ensina-los e alerta-los como amenizar o consumismo |2|falando sobre os riscos que estão por trás de tudo isso|3|(finalidade). Assim, os jovens irão crescer sabendo se esquivar dos coelhos|4| disfarçados de indústria que a vida oferece como em Alice no país das maravilhas.”
    ~1: Termo isolado por vírgula -“Tal ação,”
    ~1*: Não há vírgula aqui, pois estará separando o sujeito do verbo
    ~2: Cabe uma vírgula aqui.
    ~3: Seria bom colocar o tema aqui. “Isso” é muito vago.
    ~4: Ué, não era o Gato Risonho mano??Como que agr são coelhos kkk? Cuidado com isso!!
    ~ Ótima intervenção. Contém todos os elementos necessários para isso, além do mais, boa estatégia da retomada no final.

    Bom, essas são algumas coisas que tenho a apontar.Espero ter ajudado :)
    Ótimo estudo e boa sorte! ;)

    • 1
  6. olá, não sou especialista nem nada mas vou tentar ajudar
    acho que um do principais pontos para destacar é que a redação precisa ser um pouco mais sucinta, considerando que o corretor não tem muito tempo para corrigir a redação. além disso, dessa forma é mais difícil se perder. por isso, recomendo que você organize melhor suas ideias, para escrever uma mensagem clara.
    fora isso, gostei do argumentos que você usou e da alusão à alice no país das maravilhas. boa sorte!!

    • 1
  7. O primeiro ponto a se destacar é o tamanho da introdução. Não é necessário perder tantas linhas contextulizando e explicando o tema, então, tente trazer uma alusão que se relacione de forma mais direta ao tema para facilitar isso. Acho que já comentei com você sobre projeto de texto… a apresentação de seus argumentos logo na introdução e a retomada de citações contribui para o corretor identificar seu projeto de texto, ou seja, a continuidade da sua linha de raciocínio.

    Sobre os desenvolvimentos, faltou aquela famosa “porrada” na argumentação. Para melhorar isso você pode usar de diferentes estratégias, como a escolha lexical sendo uma delas. Eu sempre tenho em mente que não é bom você terminar os desenvolvimentos sem uma conclusão deles, porque evidencia que sua linha de raciocínio, seus argumentos, não teve um fim. Sinceramente, não se preocupe com os repertórios, porque o texto é dissertativo-argumentativo, logo, o mais importante é argumentar.

    Sua proposta de intervenção está completa, mas… você não falou da mídia (argumento do seu desenvolvimento 2) na conclusão. Novamente, isso não demonstra um projeto textual ao corretor.

    Percebi que sua maior dificuldade esta na competência 3, e realmente é a que consideram a mais difícil. Minha dica é que você ligue todas as suas ideias apresentadas no texto no decorrer dos parágrafos (dar continuidade ao seu pensamento). Outra coisa é você entender como a argumentação deve ser feita. Para isso, leia redações nota 1000 e perceba como argumentar por intermédio da escrita. Falam que argumentar é difícil, mas o difícil é escrever a argumentação no papel, porque para convencer os pais sobre algo é fácil argumentar… kkkkkk

    Enfim, eu não acho esse tema tão fácil assim, isso pode ter te dificultado também na construção de argumentos. Muitas vezes, por não ser diretamente um problema sociocultural, torna-se mais dificil de desenvolver o texto. Mas procure por estratégias argumentativas que possibilitam você produzir um texto dissertativo-argumentativo independente do tema.

    Vou te dar uma nota, mas não leve isso como base, pois o mais importante são as dicas.

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 120
    C4 – 160
    C5 – 200

    Você escreve muito bem, é só alguns detalhes que te atrapalham. Tente seguir essas dicas e tenho certeza que você irá evoluir muito mais! Espero ter te ajudado ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.