Aprendiz

A margem da lei é delimitada pelo Estado.

  • 2

Por inferência, a maioridade plena é o Instituto jurídico responsável pela atribuição da responsabilidade criminal e civil à uma pessoa cuja idade seja igual ou superior a 18 anos, segundo a Constituição Federal e o Código Civil brasileiro. Nesse contexto, é imperioso analisar tanto a situação crítica da educação no Brasil quanto as medidas punitivas insuficientes, oriundas dos problemas sociais relacionados à educação.

A priori, cumpre observar que, o sistema de ensino nas escolas públicas do país é precário, uma vez que, entre 65 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), o Brasil ocupa o 53º lugar em educação, índice preocupante para esta avaliação do ensino. Esse problema social, infelizmente, tem corrompido o desenvolvimento das crianças e adolescentes no Brasil, implicando em desigualdades sociais que facilitam o cometimento de atos infracionais por menores.

É necessário, ainda, destacar que embora exista a previsão do dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a proteção à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, conforme a Constituição em seu artigo 227, a realidade fática se demonstra bem diversa. O jovem menor de 18 anos não é plenamente capaz de ser responsabilizado por um crime, visto que, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê aos inimputáveis medidas sócio educativas e de proteção, estas, incompatíveis com a sanção penal punitiva do crime, praticado por maiores (adultos). O Estado não possui capacidade e infraestrutura de manter o sistema prisional para os maiores de idade, quem dirá reduzindo esta maioridade para 16 anos, seria caótica tal mudança.

Conforme todo o exposto, logo, conclui-se que; a criminalidade entre adolescentes e jovens, deve ser solucionada com investimentos em educação e lazer, através de políticas públicas do Governo Federal por intermédio do Ministério da Cidadania e sociedade, respectivamente, uma vez que, a melhoria da qualidade de vida das famílias carentes com a promoção da capacitação, por meio do ensino e oportunidades de empregos, reduziria a marginalização deste grupo social vulnerável e por conseguinte mitigaria o problema social concernente à educação.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá
    Gostei bastante de sua redação.
    Foi muito bem elaborada com argumentos e comprovação. Com uma proposta de intervenção que me parece esta dentro das conformidades exigida.
    Uma coisa que percebi: em todos os parágrafos os períodos são longos, principalmente no parágrafo da conclusão.
    Mas enfim, seus argumentos são bons com exemplos, comprovação e consequência, com presença de conectivos e proposta e intervenção .
    Não vou dá nota, pois pode ser que tenha mais algum erro que eu não consegui perceber, seja em relação a gramática, pontuação ou sobre até mesmo as competências
    ESPERO TE AJUDADO

    • 1
  2. Muito bem elaborada, boa argumentação , e uso de palavras certas, da maneira certa.
    Eu te dava na comp 1: 200
    comp 2: 160 (podia ter elaborado um pouco mais o paragrafo de DES.1)
    comp 3: 200
    comp 4: 160 (use mais recursos conectivos dentro dos paragrafos para ligar uma oração a outra)
    comp5: 200
    ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.