A MÁQUINA DE CHUVA DO AMAZONAS

  • 0

O ato de desmatar tem sido um grande problema nas últimas décadas no Brasil. No que se refere a Floresta Amazônica, cogita-se que o avanço descontrolado e inconcludente contribui para, o aumento de áreas desmatadas e a intervenção no ciclo hidrológico.

Em primeira análise, cabe salientar para a grande extensão do território florestal amazônico, visto que tem contribuído para a economia do país, por meio da pesca, uso da flora como contribuinte medicinal e até mesmo com a vasta disponibilidade de água. Torna-se mais evidente ao ressaltar que tal espaço é responsável por 20% do oxigênio emanado no mundo.

Por conseguinte, o desmatamento florestal na região do Amazonas tem gerado repercussão a tempos na historiografia do país, de tal forma que avantajada área já tem sido devastada pelos numerosos índices de queimadas no ano de 2019, segundo a NASA, impactando no ciclo hidrológico, por meio da diminuição do volume dos rios voadores, que corroboram principalmente nas regiões do Centro-Oeste, Sul, Sudeste e até o país do Paraguai, irrigando e abastecendo os demais rios e lagos.

Em suma, para que tal “máquina de intempérie” se torne perene, cabe ao Ministério do Meio Ambiente em conjunto com as políticas públicas, de estabelecer maior fiscalização diante destas áreas ilegalmente exploradas, tornando proibido o desmatamento até que, se fossem identificadas zonas onde a exploração não se torne um ato negativo, porém sustentável e ambientalmente correto. Assim, a prática de desmatar não será mais um agravante para o funcionamento cíclico da máquina.

 

Estou disposta a receber criticas construtivas, vai me ajudar muito em meus estudos. Meu objetivo é o Enem, se possível gostaria de saber a pontuação da redação, e desde já agradeço a sua ajuda!

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Letticya. Agradeço sua correção em meu texto.
    Sua redação ficou boa, com alguns pontos a melhorar.
    C1 – 160 pontos. Atenção na hora de construir os períodos, tem erros de pontuação – vírgula e ponto final no lugar errado.
    C1 – 160 pontos. Você não tangenciou o tema e mostrou que conhece a estrutura dissertativa argumentativa.
    C3 – 120 pontos. Poderia ter argumentado mais, o exemplo da NASA faltou dizer quem é a NASA. Além disso poderia ter contextualizado melhor.
    C4 – 120 pontos. Seu texto tem conectivos, o que já é ótimo. Contudo, tem erros na utilização. Ex.: Por Conseguinte = Portanto. Então deve ser usado para conclusão e não D2. Na introdução falta conectivo logo após o primeiro ponto final. E alguns outros errinhos.
    C5 – 200 pontos. Sua proposta de intervenção tem todos os elementos necessários, QUEM ? O QUE ? COMO ? PARA QUE ?
    NOTA: 760
    Parabéns pela redação. Continue praticando, para chegar a perfeição, o mil.

    • 1
  2. Sua redação é boa, porém perde pontos em alguns quesitos.
    No 1º parágrafo:
    Não consigo identificar erros, exceto a vírgula posta de forma incorreta após “contribui para”.
    Seu parágrafo é bem objetivo e você consegue construí-lo muito bem. Ademais, você deixa bem explícita sua tese com dois núcleos: o aumento de áreas desmatadas e a intervenção no ciclo hidrológico.
    No 2º parágrafo:
    Não há argumentos, apenas informação. O que você acha sobre isso? Por quê? O que esses dados têm a ver com a sua opnião?
    Você perde muitos pontos neste parágrafo.
    No 3º parágrafo:
    – “…de queimadas no ano de 2019,” No lugar da vírgula (,), deveria ser ponto (.) ou ponto e vírgula (;), porque logo após você dirá mais uma frase.
    Correção:
    “…devastada pelos numerosos índices de queimadas no ano de 2019; que segundo a NASA, impacta no ciclo hidrológico por meio da diminuição do volume dos rios voadores..”
    De forma geral, neste parágrafo, você comete o mesmo do anterior: muita informação e pouco argumento (ou quase nenhum).
    No 4º parágrafo:
    – “,cabe ao Ministério do Meio Ambiente em conjunto com as políticas públicas, de estabelecer maior fiscalização diante destas áreas ilegalmente exploradas”
    Correção:
    “, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com as políticas públicas, estabelecer maior fiscalização diante destas áreas ilegalmente exploradas”
    Fora outros erros de gramáticas.
    Além disso, consegui identificar Agente, Modo, Finalidade (efeito) e Detalhamento; porém não há a presença do Meio. Por meio de quê estas fiscalizações serão feitas?
    Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 640.
    Competências analisadas:
    1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 160
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 140
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 60
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 120
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota: 160
    Conselho: argumente mais e relacione isto com sua tese. Desta forma, certamente você conseguirá uma nota maior que 700.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.