Iniciante

A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

  • 2

A notória franquia cinematográfica “Matrix”, das diretoras norte-americanas Lilly e Lana Wachowski, retrata a dominância de um misterioso sistema cibernético, que manipula o comportamento dos homens em um mundo computadorizado. Fora da ficção, o mundo do século XXI vivencia um cenário semelhante ao mundo retratado pela obra supracitada, uma vez que o advento da internet, interligado aos algoritmos empresariais, vêm contribuindo para a alienação e manipulação do comportamento dos cidadãos brasileiros.

Em primeira instância, é mister salientar que, segundo o sociólogo britânico Alain de Botton, o prelúdio da internet proporcionou uma exorbitante globalização da informação através do mundo. Nesse cenário, observa-se uma demasiada influência do homem pela internet, ocasionada pelo bombardeamento exacerbado de informações que fluem no mundo virtual e que, por muitas vezes, tratam-se de informações falsas que visam a difusão do ódio e da violência – as Fake News -. Logo, visto a indubitável manipulação negativa da índole do homem pelo controle de informações na internet, transcende-se a necessidade de um regulamento cibernético adequado, frente aos motivos supracitados, a fim de defrontar essa problemática.

Ademais, cabe pontuar que, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, os mecanismos tecnológicos, aliados ao incentivo do consumismo desenfreado, resultam em uma sociedade que anseia constantemente por produtos novos e atualizados. Nesse contexto, possibilitou-se a ascensão, no meio virtual, do controle de algoritmos por empresas que, por sua vez, as utilizam para selecionar os conteúdos a serem exibidos aos internautas, com base em seus perfis socioeconômicos, a fim de instiga-los na aquisição de produtos que, na maioria das vezes, são desnecessários. Sendo assim, é indispensável a atuação de um letramento tecnológico coletivo da comunidade brasileira, em busca de abnegar a persuasão exercida pelos algoritmos empresariais na internet.

Desta maneira, é necessário que o Governo Federal – órgão responsável por gerir e organizar a sociedade -, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, intervenham, a fim de proporcionar a criação de regulamentos e subterfúgios eficientes, por intermédio da esfera legal, que coíbam a influência hodierna exercida pela internet, como a criação de projetos sociais de letramento tecnológico, as quais irão educar a comunidade nacional a eludir os mecanismos de persuasão que permeiam o mundo cibernético. Desta forma, tencionar-se-á, através dessas medidas, que a realidade da sociedade brasileira não se torne àquela vivenciada em “Matrix”.

Compartilhar

4 Correções

  1. HELLO ! =)

    > Correção por competência do ENEM.

    *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
    Correção: 180

    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Correção: 200. Bom.

    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Correção: 180. O aluno apresenta um bom desenvolvimento argumentativo corelacionando as partes do texto, organizar e explicar os argumentos propostos.

    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Correção: 180. Use os conectivos use em abundância. Eles irão melhorar sua coesão textual.

    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade socio-cultural.
    Correção: 200. Lembre-se que a proposta é o lugar para você destrinchar O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada.

    DICA:
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais OBJETIVO melhor. Você tem potencial.

    Parabéns!!!! ^_^

    • 1
  2. Olá!
    Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo do uso incorreto da acentuação de palavras, da repetição de palavras, de palavras estrangeiras sem aspas, etc. Por isso, 120.
    Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): seu texto é dissertativo-argumentativo, não fugiu do tema e tem um repertório sociocultural pertinente, mas preste atenção na forma de como sua argumentação é explícita ao longo do desenvolvimento, para não apresentar falhas. Por isso, 200.
    Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): tente ao máxima deixar seu ponto de vista claro, sem deixar que sua argumentação esteja concentrada apenas no repertório. Por isso, 160.
    Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto está coeso, pois seus mecanismos linguísticos são diversos e com sentido. Por isso, 200.
    Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Desta maneira, é necessário que o Governo Federal (AGENTE) – órgão responsável por gerir e organizar a sociedade (DETALHAMENTO)-, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, intervenham(AÇÃO, mas está incompleta, pois intervir em que?), a fim de (FINALIDADE) proporcionar a criação de regulamentos e subterfúgios eficientes, por intermédio (MEIO/MODO) da esfera legal, que coíbam a influência hodierna exercida pela internet, como a criação de projetos sociais de letramento tecnológico, as quais irão educar a comunidade nacional a eludir os mecanismos de persuasão que permeiam o mundo cibernético. Desta forma, tencionar-se-á, através dessas medidas, que a realidade da sociedade brasileira não se torne àquela vivenciada em “Matrix”.” Por isso, 160 (apenas pela ação está incompleta, mas sua proposta está bem explicada e faz retomada do repertório exposto na introdução, demonstrando um texto cíclico e com projeção textual).
    Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
    ps.: sou apenas estudante.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.