A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

  • 0

O longa-metragem “Nerve – um jogo sem regras” apresenta um cenário no qual é criado um jogo virtual onde os participantes faziam desafios em troca de dinheiro, entretanto o jogo era um pretexto para que seus criadores pudessem recolher dados e manipular os participantes. Fora da ficção, acontecimentos como esses são  comuns em nossa realidade, onde milhares de cidadãos são manipulados pelo controle de dados na internet.

Por mais que o surgimento de plataformas e aplicativos virtuais tenham facilitado o acesso a informações, sua criação também aumentou a manipulação de seus usuários, que fornecem dados e informações sem ao menos saber como serão usados. Considerando o vasto domínio exercido pelas plataformas virtuais, é evidente que a liberdade de expressão e independência dos indivíduos está ameaçada. A exemplo o controle exercido pelas Fake News perante a situação pandêmica em que vivemos.

Consequentemente, vivemos um momento de falsa independência e, principalmente, de ameaça á capacidade crítica dos indivíduos. Sob essa perspectiva, a ampliação da manipulação do pensamento individual contraria a visão de liberdade do filósofo Immanuel Kant que prioriza a liberdade de pensamento sem a condução de terceiros.

Em virtude dos fatos mencionados, é necessário a criação de medidas que impeçam as plataformas virtuais de coletarem dados de seus usuários. Cabe ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) criar projetos de leis que fiscalizem as plataformas virtuais e protejam a privacidade dos cidadãos. Somente desta maneira os indivíduos terão seus dados protegidos e poderão reconquistar sua liberdade de escolha.

Compartilhar

4 Correções

  1. Achei a sua estrutura bem similar a redação do Lucas Felpi, você se inspirou no texto dele? Acredito que durante o tema poderia ter sido focado um pouco mais na sua argumentação individual e utilizar um pouco menos as referências E MUITO CUIDADO, além disso que acabei de descrever: tome cuidado com o 3 parágrafo, onde você contrária um filosofo com mérito para tal fala, onde você falou que não estava correto mas não apresentou dados que comprovem a sua argumentação.

    • 1
  2. Texto perfeito, achei apenas a falta de vírgula em um local, tirando isso, a ortografia está perfeita. Sem erros gramaticais. O repertório cultural excelente. Porém, o Enem exige uma melhor conclusão, ela necessita que tenha agente, modo, meio, detalhamento e finalidade. Recomendo que assista o vídeo da debora aladim com a irma dela sobre redação. Acredito que irá acrescentar muito!

    • 1
  3. Nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 140 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
    Nota 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    Nota 4 – 140 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.