A obra “1984”, de George Orwell, retrata uma sociedade na qual têm suas notícias e decisões manipuladas pelo governo totalitário denominado “Grande Irmão”. Analogamente, na conjuntura contemporânea, à população brasileira vive em um meio virtual marcado pela alienação dos indivíduos. E por conseguinte, a falta de transparência nas informações e a criação de “bolhas virtuais” prevalece.
A priori, é necessário entender o funcionamento do algoritmo. Esse sistema filtra as principais pesquisas de cada indivíduo, e dessa forma exibe um número maior de conteúdos relacionados aos temas mais buscados, consequentemente se inicia uma espécie de manipulação no modo de pensar de cada um, gerando um problema de liberdade de escolha.
Segundo o filósofo Manuel Castells, a sociedade hodierna está marcada pelas “Bolhas Virtuais”, às quais surgem por intermédio de assuntos convergentes, escolhas e gostos. Desse modo, o usuário fica preso à uma teia de ideias e não amplia seu ponto de vista, prejudicando o processo de autonomia de cada cidadão.
Sob esse prisma, urge à necessidade do Governo Federal em conjunto com a indústria midiática intervirem através de anúncios e propagandas mostrando as falhas do mundo virtual e alertando à população de que nem tudo é verdadeiro. Além do próprio corpo social tomar consciência desse fato. Com isso, estaremos longe do retrato opressivo de Orwell.
Gabriele César
Sua introdução foi direta e você conseguiu dizer bem sobre a tese. Seria melhor se você escrevesse seu D1 com mais argumentação. Você poderia organizar e interpretar melhor as informações. Você apresentou uma boa proposta. Teve alguns deslizes gramaticais, falta de vírgula, entre outros.
Emillystephanny02
olá, vamos por partes?
Introdução: gostei de como você é direta e conseguiu decorrer bem sobre a tese de forma que deixou ela bem clara! Impecável introdução.
D1: Seria legal que você colocasse uma citação, alusão, dados ou outros para sua redação e relaciona-los a realidade. Seria legal um desenvolvimento com 8 a 9 linhas para uma melhor visualização, argumentação.
D2: Impecavél! Da próxima faz 8 ou 9 linhas, sua capacidade de argumentação é muito boa!
Conclusão: senti falta do detalhamento da 2° tese que se faz necessário a resposta de somente duas daquelas perguntas necessarias possuir a sua redação:
Quem? O que? Como? Para que? e o detalhamento de uma dessas perguntas!
o detalhamento se faz importante para levar 200 pontos na C5
Nota que eu te daria: 580
não leve isso como uma nota ruim, está caminhando muito bem. Lembre-se :
Redação é treino!
João890
Não sou um corretor, mas tentarei corrigir com o que conheço de cada competência.
competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa (160/200)
Vocabulário amplo e com o uso da escrita formal que é cobrada nesta modalidade, percebi alguns deslizes gramaticas com o uso da crase e de vírgulas.
competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto (200/200)
acredito que você não teve problemas nesta competência.
competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (160/200)
Sua autoria está presente na redação, mas não lhe dei nota máxima nesta competência porque não tive acesso ao textos motivadores e assim não posso saber quais informações são de sua bagagem e as que são dos textos.
competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (180/200)
Ter citado “bolhas virtuais” na introdução e retomar no 2° parágrafo de desenvolvimento demostra a presença de coesão na sua redação, parabéns. Mas eu diria que como leitor fiquei um pouco confuso na primeira leitura.
competência 5 – Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção.(120/200)
Você respondeu as 4 perguntas cobradas na competência (O que deve ser feito?, Quem deve fazer?, Como deve ser feito? e Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?) e apresentou uma boa proposta, mas eu acredito que sua proposta poderia ter sido menos previsível.
“anúncios e propagandas mostrando as falhas do mundo virtual e alertando à população de que nem tudo é verdadeiro”
Você acha que isso resolveria o problema de fato?
uma vez uma professora me disse que nós devemos pensar se essa proposta faria alguma diferença significativa e normalmente propostas que citem “propaganda” “conscientização” são propostas previsíveis, pois a maioria dos temas poderia ser “resolvidos” assim.
NOTA FINAL [820]
Espero ter ajudado!
E não esqueça que não sou um corretor e sim apenas um estudante kkkkk