Iniciante

A manipulação de imagem nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental

  • 0

Relativo à manipulação de imagem nas redes sociais, é possível afirmar que os padrões de beleza imposto pelo mundo atual tem sido causadores de grandes problemas. Isso se evidencia não só pelo aumento de casos de pessoas com baixa autoestima e problemas relacionados a aparência, mas também pelo crescimento constante de cirurgias faciais e corporais entre os jovens e adultos por acreditarem que  assim iram se encaixar no padrão e por acharem que assim vão finalmente ser felizes, porém o que acontece na verdade é uma alegria passageira e a ilusão de que somente uma ou duas cirurgias não é o bastante.
 As redes, em sua maioria, possuem filtros que aprimoram as imagens, dando um aspecto de “perfeição”. Com efeito, elas acabam sendo responsáveis pela imposição dos padrões de beleza, que por serem utópicos, acabam aumentando a procura por procedimentos estéticos e cirurgias invasivas e perigosas para que a pessoa possa se encaixar no devido padrão. Contudo, esses efeitos afetam a autoestima das pessoas por fazer elas acreditarem que não se encaixam no padrão e que não são perfeitas o suficiente e é ai que mora o perigo, pois, uma vez que essas pessoas não se enxergam como perfeitas vem as comparações, a baixa autoestima, a falta de vontade de sair, a vergonhar por se achar feia e fora do padrão.
Dessa forma, cada vez mais vemos pessoas doentes e com problemas relacionados à saúde mental por conta de padrões impostos pela sociedade atual. O número de pessoas que procuraram tratamento psicológico seja por questões emocionais ou  depressivas tem aumentado e isso se deve ao fato de que os padrões impostos pela sociedade são muito altos, padrões de perfeições que não existem e que para ser alcançados se deve pagar um preço muito alto, e esse preço não tem haver só com o bolso mais também com os riscos que essas cirurgias e efeitos superficiais pode trazer na vida das pessoas que se submetem a isso.
Nesse sentido, é imprescindível que as ferramentas famosas de redes sociais como o instagram e o fecebook tomem  medidas para que filtros e efeitos que distorcem a realidade sejam retirados de suas plataformas, para que assim, as pessoas possam se enxergar como realmente são e para que possam evitar problemas relacionados a síndrome da vida “perfeita”, pois, perfeição não existe, as pessoas são únicas cada um com seu jeito ,seu corpo, sua forma de ser. Portanto, politicas publicas de conscientização referente as falsas ideias de beleza e perfeição devem ser adotadas pelos órgãos competentes para que assim menos pessoas possam sofrer com esses riscos impostos por certos procedimentos de “perfeição”.

Compartilhar

1 Correção

  1. Vou fazer algumas observações sobre seu texto, não sou especialista mas espero te ajudar

    1º paragrafo (introdução):
    1- os padrões de beleza imposto: deveria ser impostos, pois concorda com padrões que está no plural;
    2- tem sido causadores: tem deveria estar acentuado (têm) pois também concorda com padrões
    3- não só pelo aumento de casos de pessoas com baixa autoestima e problemas relacionados a aparência: deveria ter virgula antes e depois, você acabou só colocando no final da frase.
    4- por acreditarem que assim iram se encaixar: irão sem encaixar, iram não exite.

    2º paragrafo: desenvolvimento
    – , pois, : não deveria ter vírgula após o pois, já que no texto ele passa a ideia de explicação, cabendo apenas um virgula antes.
    – achar feia e fora do padrão: você está falando de pessoas, então deveria trazer essas expressões no plural

    3º parágrafo: desenvolvimento
    – psicológico seja por questões emocionais ou depressivas: acho que esse depressivas não encaixa no texto, poderia ser retirado
    -tem haver: o correto seria tem a ver
    -mais: o correto seria mas

    4º parágrafo: conclusão
    -fecebook- Facebook
    -vida “perfeita”: toda a expressão deveria estar entre aspas “vida perfeita”

    Enfim, seu texto traz um assunto muito interessantes, mas notei que você fica andando em círculos, ou seja, usa o mesmo argumento, várias vezes e acaba deixando o texto prolixo e repetitivo. Seu texto ficou bem grande, então dá para você retirar algumas ideia repetitivas e deixá-lo mais enxuto.
    Também aconteceu de você repetir demais certas palavras: padrão, beleza, estética, procedimentos, seria bom substituir essas palavras por sinônimos, deixaria seu texto mais coeso.
    Por fim, você claramente tem um bom conhecimento da escrita, mas comete alguns erros que creio que sejam por desatenção, é bom prestar mais atenção nisso.

    C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120/200
    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200/200
    C3: . Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120/200
    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120/200
    C5: Respeito aos direitos humanos 200/200

    NOTA: 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.