Iniciante

A manipulação de imagem nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental

  • 0

No filme felicidade por um fio retrata a história de uma protagonista que segue incansavelmente os padrões de beleza impostos pela sociedade, no que resulta em diversos problemas psicológicos e a falta da auto aceitação. De modo similar, o mesmo fato pode ser visto no Brasil contemporâneo.Devido a avanços tecnológicos, é possível por meio de aplicativos, manipular imagens antes de publica-las em redes sociais. Haja vista, que padrões de beleza inalcançáveis atrelado a sensação de baixo auto estima, corroboram para graves mazelas sociais. É inquestionável que a padronização de um único bio tipo tem causado tantos transtornos e problemas de auto aceitação em milhões de pessoas. Exposto isso, convém debater a temática e apontar soluções plausíveis.

É axiomático,que a padronização da aparência física inatingível está entre as causas do problema suprecitado. Segundo uma pesquisa feita pela Hootsuite em parceria com a We Are Social, Mais de 3,5 bilhões de pessoas tem cadastros ativos em alguma rede social. Contudo, temos total acesso a inúmeras publicações voltadas a um único padrão de beleza aceitável. Desse modo, implanta-se na mente do usuário, que para ser aceito pela sociedade, é necessário se adequar aos protótipos impostos, independentemente do que isso possa vir a causar.

Consequentemente, por tentativas desesperadas em prol da “aparência perfeita” imposta, muitos tem recorrido a aplicativos que modificam fotos de forma surreal e exorbitante, antes de serem publicadas. Conforme uma matéria publicada em 2019 no site uol, a rede social testa o auto estima e pode piorar depressão e ansciedade. Dessa maneira, a sensação da falsa realidade tem resultado em diversos problemas relacionados a falta de amor próprio e tem levado muitas pessoas a se submetam a procedimentos estéticos excessivos,colocando em risco a própria vida. Até quando vamos nos submeter a imposição de algoritmos?

Portanto,cabe ao ministério da comunicação a criação de campanhas para o aumento de exibição de comerciais que exiba diversos tipos de beleza para que pessoas fora do padrão exigido se sintam representadas. Cabe também ao ministério da educação, criar campanhas educativas nas escolas por meio de palestras e debates para que crianças e adolescentes entendam os riscos que a manipulação da imagem pode causar. Desse modo, gradativamente estaremos próximos a erradicação de padrões inalcançáveis que é imposto a sociedade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá ;)

    Se empolgou no texto em.

    Recomendo se distanciar da redação para dissertar de maneira menos parcial e mais crítica.

    Exemplo >>> ( É inquestionável ) <<>> Nesse sentido, Além disso, Nesse ínterim, Com isso…

    Exemplo 2 >>> ( Até quando vamos nos submeter a imposição de algoritmos? ) <<<<< Uso de primeira pessoa do plural.

    No mais tá legal.

    C1 : 100
    C2 : 140
    C3 : 100
    C4 : 120
    C5 : 160

    NOTA : 620

    • 0
  2. Alguns parâmetros de correção de Enem não foram seguidos, tais como:
    * Falta de coerência em determinadas orações, como no caso de “Haja vista, que padrões de beleza inalcançáveis atrelado a sensação de baixo auto estima, corroboram para graves mazelas sociais.”
    *Repetição de palavras ao longo do texto.
    *Inconsistência na proposta de intervenção.

    Tendo como base os critérios exigidos pelo Enem, sua nota alcançaria os 460.

    • 0
  3. Bom dia Ana!
    Bom, irei corrigir como as critérios da banca do ENEM, certo?

    • INTRODUÇÃO
    – quando for citar um filme/livro/série sempre tem que vir entre aspas!
    – procure sempre especificar o filme, quem a produziu?; em que ano foi lançado?; de qual streaming; etc. – é importante essa informação a mais para não ficar um repertório sociocultural vago, certo?
    – “no Brasil contemporâneo” – ficou desconexo, use: na realidade brasileira, na contemporaneidade brasileira, hodiernamente, etc.
    – sua tese está bem genérica, faltou seu ponto de vista!
    Obs: a tese é a parte mais importante para um texto dissertativo-argumentativo, tem que ser bem clara e objetiva, com seu ponto de vista, ou seja os dois problemas que você irá abordar nos desenvolvimento, certo? Aconselho a ler redações nota mil!

    • DESENVOLVIMENTO 1
    – utilize conectivos de prioridade: antes de tudo, primeiramente, a priori etc.
    – Segundo uma pesquisa feita pela Hootsuite, (vírgula é obrigatório) em parceria com…
    – argumentação previsível, procure explorar mais!
    – dado estatístico vago, procure um repertório mais próximo ao tema

    • DESENVOLVIMENTO 2
    – apresenta muitos erros de ortografia: autoestima é tudo junto.
    – se a palavra antes do “tem” for no plural o tem também é, o certo seria TÊM.
    – jamais coloque perguntas nos desenvolvimentos, caso queira fazer uma pergunta tem que ser na introdução, e LOGO em seguida tem que ser respondida! SOS Cuidado!!!

    • CONCLUSÃO
    – retome antes a introdução, não vá direto ao ponto, exemplo: Portanto, faz-se premente mitigar o cenário atual na sociedade brasileira.
    – conclusão confusa e não apresenta os 5 elementos ( quem?, faz o que?, como/meio?, para quê?, e detalhamento! Reestruture!!

    Em GERAL:
    – apresenta muitos erros de ortografia
    – uso inadequado da vírgula e ausência em alguns casos obrigatório
    – repertórios vagos
    – argumentação previsível e limitada

    Nota: 320
    Espero ter ajudado, bons estudos! ❤

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.