A manipulação de imagem nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental

  • 2

Uma pesquisa feita pela Academia Americana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Facial (AAFPRS) em 2017 mostrou que 55% dos cirurgiões relataram ter visto pacientes que queriam alterar sua aparência para melhorar suas fotos. A partir disso, percebemos o quão acentuada é a influência do uso das redes sociais e como isso pode ser problemático a saúde mental dos usuários. Dessa forma, as principais causas da problemática são o uso excessivo de redes sociais e o abusivo compartilhamento do cotidiano nas mídias sociais.

A princípio, o cirurgião plástico britânico Tijion Esho percebeu que as pessoas passaram a mostrar no consultório fotos de si mesmas  em que estavam usando filtros. Bem como, neste caso é comum que as pessoas mostrem fotos de celebridades com quem querem se parecer, porém com o avanço tecnológico e com o aumento de recursos de realidade virtual vários cirurgiões plásticos perceberam a nova tendência do uso dos filtros. Ademais, a situação expande o nível da problemática por se tratar da própria imagem do indivíduo, o que torna ainda mais difícil para o mesmo aceitar não poder ser aquela versão aprimorada vista na foto. Dessa forma, a situação deve ser convertida através de acompanhamento psicológico e ,é claro, da regularização do uso de redes socias.

Por conseguinte, com o uso excessivo de redes sociais também temos o excessivo compartilhamento do nosso cotidiano nas mesmas, o que faz com que cada vez mais nos preocupemos em nos mostrarmos bem, sendo por um filtro ou por uma cirurgia plástica. Desse modo, a situação pode se assemelhar ao filme “O Show de Truman” de 1998, em que o personagem principal vive, sem saber, uma realidade simulada dentro de um reality show em que é observado constantemente por uma plateia, ou seja, o hábito de viver dentro dessa realidade nos torna alienados por isso e no caso das redes sociais faz com que busquemos cada vez mais nos encaixarmos nessa realidade. Contudo, é necessário que tenhamos controle do nosso uso e compartilhamento nas redes sociais para que não sejamos iludidos por esse mundo irreal.

Portanto, são necessárias medidas que atenuem a situação. Logo, as demais mídias sociais tais quais como instagram e snapchat devem ter uma política de seleção de filtros mais rigorosa em relação aos filtros de harmonização facial e os demais que fujam da realidade, para que assim as pessoas possam a princípio intender o que de fato é a realidade e não enganem a si mesmas em relação a suas aparências. Assim, teremos  uma diminuição na taxa de cirurgias plásticas oriundas do desejo indivíduo de ser como o filtro e consequentemente uma atenuação nos distúrbios corporais e de imagem, e não seremos altamente influenciados pelas mídias sociais.

Compartilhar

4 Correções

  1. Correção
    Introdução
    problemático a saúde mental dos usuários. (À)
    Muito bem, achei sua tese e usou os conectivos corretos
    D1
    Trouxe repertório do texto (evite isso e tente ter algo seu, como filósofo, sociólogo)
    porém com o avanço tecnológico e com o aumento de recursos de realidade virtual vários cirurgiões (virtual, vários cirurgiões)
    D2
    temos o excessivo compartilhamento do nosso cotidiano nas mesmas, o que faz com que cada vez mais nos preocupemos em nos mostrarmos (você deve evitar 1°pessoa do plural, nada de “nosso, preocupemos, nos mostrarmos”, o texto deve ser em 3° p. Sempre)
    Tem alguns pontos de argumentação, bom!
    Conclusão
    redes sociais tais quais como instagram e snapchat… ( redes sociais, tais quais como instagram e snapchat, …)
    intender o que (entender…)

    Logo, as demais mídias sociais (agente) tais quais como instagram e snapchat (detalhamento? Muito curto, deve ter uma linha no mínimo) devem ter uma política de seleção de filtros mais rigorosa em relação aos filtros de harmonização facial e os demais que fujam da realidade (ação), para que assim as pessoas possam a princípio intender o que de fato é a realidade e não enganem a si mesmas em relação a suas aparências(finalidade). Assim, teremos uma diminuição na taxa de cirurgias plásticas oriundas do indivíduo de ser como o filtro e consequentemente uma atenuação nos distúrbios corporais e de imagem, e não seremos altamente influenciados pelas mídias sociais (outra finalidade?) (Onde está o seu meio ? Faltou esse elemento)
    Não darei nota porque não cabe a mim, mas continue praticando
    Se quiser que eu corrija uma próxima vez seu texto, avalie meu comentário como o melhor.

    • 1
  2. Como já comentaram bastante a sua redação, irei apenas dar uma nota, de acordo com o que sei e achei, lembrando que não sou professora de redação kk, mas posso dizer que achei sua redação excelente, com poucos erros que podem ser reparados facilmente, parabéns!
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5:160
    TOTAL:920

    • 0
  3. Olá, tudo bem? Como já foi dito é uma ótima redação e você está realmente de parabéns, mas acredito que você está buscando se aperfeiçoar ainda mais, então vamos lá! Na última sentença da sua introdução, achei que você deveria fazer uma abordagem mais explicita do que seria tratado nos próximos parágrafos, achei que fechou bem o parágrafo mas que ficou bem conclusivo sabe o que não é a intenção de uma introdução. No seu D1, senti a falta da retomada da sua introdução e também vi que você apresentou uma leve proposta interventiva e esse não é o momento ideal, procure sempre deixar quaisquer solução para a conclusão. No seu D2 você utilizou o “nos” várias vezes, o que não é bom pois você acabou se incluindo na redação claramente e isso não denota posicionamento, procure deixar sua marca de autoria através de críticas ao tema proposto; também tem o viés de que você perde ponto na competência que avalia seu vocabulário e recursos linguísticos. Ótima conclusão, só não entendi o que a palavra “intender” estava fazendo ali, visto que não tem nada a ver com o contexto, o apropriado seria substituir por “Entender”. Espero ter ajudado, peço que não se ofenda com a correção, tenho em vista só ajudar de forma sensata. Bons estudos e sucesso!

    • 0
  4. sua redação está muito boa, parabéns
    seus argumentos são consistentes, está bem embasada e usou bons conhecimentos socioculturais para estrutura seus argumentos, continue assim.
    *
    não notei qualquer erro e segue perfeitamente a estrutura pedida pelo Enem, com certeza tiraria uma nota incrível
    *
    continue treinando para se aperfeiçoar mais

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.