A MANIFESTAÇÃO DOS JOVENS NOS DIAS ATUAIS

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Segundo Mahatma Gandhi, “temos de nos tornar a mudança que queremos ver’’, quanto a isso, é possível perceber que atualmente os jovens estudantes estão lutando em manifestações pelos seus direitos na educação para ocupar seu lugar na sociedade. Esse fato ocorre devido a diversos problemas, entre eles: o fato dessa grande parte de estudantes serem de escolas públicas ou manifestações em relação a problemas sociais.

Em consequência disso, é possível perceber que os estudantes de escolas públicas são a maioria no Brasil. De acordo com o IBGE, de todos os estudantes que frequentam a escola, 85,7% são das escolas públicas e 73% são de universidades públicas. Dentre isso, no decorrer dos anos o aumento de manifestações estudantis pela luta de mais verbas, mais direitos e contra reformas, tem uma grande repercussão na sociedade, pelo fato dos recursos que as escolas públicas possuem que provoca uma revolta constante.

Outro fator existente, são as manifestações de problemas sociais da sociedade existencial, um exemplo disso, tem-se a campanha ‘’Diretas já’’ em maio de 1983 até 1984, durante a Ditadura Civil-Militar, que teve como objetivo a retomada das eleições diretas no Brasil. Contudo, as manifestações se variam de acordo com o problema que a sociedade enfrenta podendo ser: passeatas LGBT, a luta contra o machismo, onde os estudantes demonstram cada vez mais as suas participações em protestações como essas.

Com base em todos esses aspectos, pode-se finalizar que os estudantes tem mostrado grande participação na sociedade na luta de um mundo melhor e também na luta a favor de seus direitos, cabendo ao governo reforçar na educação e melhorar a qualidade das escolas e universidades públicas, promovendo também passeatas para a conscientização das pessoas em relação a problemas sociais que vivenciamos nos dias atuais.

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5 Correções

  1. – Estrutura de redação muito bem definida
    – tome cuidado apenas para não embolar e acabar se perdendo na estrutura.
    -Introdução muito bem apresentada
    – No seu segundo parágrafo de desenvolvimento você poderia ter dado mais enfase no fechamento crítico. Foi um parágrafo com argumentos e repertórios muito bons porém senti falta do fechamento.
    – Em relação a Intervenção tome muito cuidado. Você retomou o problema, afirmou quem iria fazer, porém não detalhou o modo/meio. Se atente a isso, pois sem o detalhamento e os requisitos da Intervenção infelizmente não é possível tirar a nota total.
    -No geral acho que foi uma redação muito bem construída com ótimos argumentos.

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  2. Vamos lá..
    Logo no início você usou uma citação para comparar com a atualidade (ótimo para competência 2 do Enem), podendo apenas ter explicado melhor de quem você estava falando…”Segundo o advogado indiano, Mahatma Gandhii…” deixando a citação mais completa, ademais o resto está coerente.
    Seu desenvolvimento está bem estruturado, usando dois argumentos bem colocados e expondo algumas alusões históricas e dados estatísticos para comprovar que sua tese é verídica. Ótimo!
    Sua conclusão foi parcialmente resolutiva, podendo ser mais detalhista em alguns aspectos como por exemplo de que forma o governo poderia reforçar a educação (destinando verbas talvez?), ou até mesmo citar o Ministério da Educação (MEC) para auxiliar na resolução da problemática deixando mais completa e cabível.
    Em geral, sua redação está muito boa, o uso de conectivos foi bem explorado, (competência 3 e 4 agradecem), poucos desvios gramaticais, ótimo uso de citações e alusões históricas e uma proposta de intervenção aceitável, apenas podendo ser mais detalhada para alcançar pontuação máxima na competência 5, continue treinando e explorando esses aspectos…parabéns pelo texto!
    (Vale ressaltar que esse é o meu ponto de vista)
    Espero ter ajudado, abraço!

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  3. nota 01 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    nota 02 – 140 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
    nota 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    nota 4 – 140 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
    nota 5 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

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  4. Redação muito bem elaborada!!!
    900 pontos!!!
    Alguns parágrafos falta um pouco argumentação proposta pelo ENEM, as cinco competências que o Exame cobra diante o tema!!!
    Mais falta pouco para conseguir.
    Continue assim, praticando redações que você chegar lá, porque é a prática que leva a perfeição..

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  5. Olá. Gostei do teu texto, tese bem definida com duas problemáticas. Ta boa a introdução.
    No d1, Acho que tu consegui explorar de forma mais coerente tua argumentação.
    Já o d2, achei meio confuso vendo que vc fez uma alusão e não uma legitimação do argumento.
    A conclusão ta boa mas um pouco incompleta a proposta de intervenção, pois vc apenas citou que a ação do governa era necessária, mas faltou dizer como seria feito isso, meio/modo e o objetivo dessa ação. Mas no geral foi boa, gostei, tu está no caminho… Como falei acima da tese, mostra que tu se planejou pra escrever o texto. Isso os corretores gostam de ver. De nota eu daria de 640 pra lá. Continua praticando que vc chega nos 1000! Boa sorte, Abs

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