A luta continua

  • 0

Após uma grande luta com o passar dos séculos pela libertação da escravidão, não é de conhecimento nulo que muitos homens e mulheres ainda sim, sofrem com usos abusivos de seus serviços.

Com o passar dos anos ainda é possível ver e presenciar fatores de trabalho escravo quando acontece horas excessivas de trabalho, remuneração que não favorece ás horas trabalhadas, fazer algo que não seja serviço seu, o trabalho forçado. Situações de imigrantes, em busca de algo melhor é um dos casos mais comuns de trabalho escravo, sem acesso a educação e oportunidades melhores, acabam se rendendo a pressão psicológica entrando em um “beco sem saída”. Estima-se que 12 milhões de pessoas são escravizadas ainda hoje.

Existem pessoas que lutam pela liberdade de pessoas que sofrem com esse mal existente na sociedade, porém ainda sim onde mais se vê esses infortúnios são em lugares com a falta de recursos básicos, a mão de obra do campo ou nos lugares mais interioranos é possível ver a precariedade de muitos homens ainda jovens trabalhando sem o direito de ir e vir, com a retenção de seus documentos, impossibilitando assim a saída do local ao serem ameaçados.

De 1995 Á 2016, mais de 52 mil pessoas foram resgatadas do trabalho escravo. Muitos se questionam ainda como seria possível ajudar e impedir algo que ocorre ainda hoje. “O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor se for livre; a pior se for escravo” Émile-Auguste disse isso uma vez, trazendo por cima disso um fator, que é o conhecimento liberta, trazer isso em mente, saber o seu lugar e seus direitos, se prevenir antes de agir, ou pensar antes mesmo de aceitar qualquer situação que te leve ao desconhecido. Trazer o assunto a público, tratar ele com a devida importância, não deixar que esse fator seja apagado. Nos dias atuais medidas preventivas foram tomadas como o código penal do artigo 149, podendo assim os infratores serem presos por 2 a 8 anos, além da indenização por dano morais.

Deixem a nota por favor. Tema foi Escravidão no trabalho nos tempos atuais

Compartilhar

2 Correções

  1. * Salientando que não sou profissional então estou baseando essa correção nos meus atuais conhecimentos

    Introdução: Muita curta, é necessário ter pelo menos 3 períodos na construção do parágrafo. Você deve apresentar dois pontos sobre o tema e abordará cada um em uma parágrafo do desenvolvimento.

    Desenvolvimento 1: O ponto escolhido foi muito interessante porém há deficiência na coesão do texto e há repetição da palavra “trabalho”, o que afeta sua nota. Também há alguns erros de gramática, como o crase em “não favorece às horas trabalhadas”.

    Desenvolvimento 2: Também há repetição de palavras e falta de coesão. Seus paragrafos estão desestruturados. Lembre-se que cada parágrafo deve ser construído com inicio, meio e fim. Há posicionamento mas também está desestruturado.

    Conclusão: Na conclusão não se inclui novos dados, apenas se retoma o assunto abordado nos três oaragrafos anteriores e apresenta-se uma proposta de intervenção. Há pouca proposta de intervenção e muitos dados. Lembre-se de que, na conclusão, deve-se responder as perguntas: o que, quem, como, porque é qual a projeção de futuro.

    C1: 100
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 120
    C5: 100

    Nota: 520

    • 1
  2. E ai, tudo tranquilo? Vou corrigir sua redação, lembrando, não sou profissional e nem formado em letras, porém, irei te ajudar com base no meu conhecimento sobre tal assunto, desde já agradeço.

    //
    INTRODUÇÃO
    Bom, a sua introdução foi extremamente pequena, não apresentando dois problemas, você conseguiu apresentar o tema de forma rápida, porém abordou somente um problema. Para uma introdução perfeita, tem que estar na faixa das 6 a 7 linhas. Se possível, acrescente um repertório cultural nas suas introduções, como a citação de um filme, livro, etc…

    //
    DESENVOLVIMENTO I
    Seguinte, seu desenvolvimento apresenta vários problemas, como na repetição de palavras do tipo “trabalho”, afeta sua nota ferozmente. Sua argumentação está bem difícil de ser compreendida, porém a apresentação do problema foi interessante.

    //
    DESENVOLVIMENTO II
    Outra vez o mesmo problema, repetição de palavras em um único parágrafo, procure por sinônimos, não tendo apresentando dois problemas na introdução, resulta em um desenvolvimentos com assuntos tirados do nada, você aborda a precariedade do homem nos interiores, porém não foi retratado isso na introdução.

    //
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    Seguinte, muita dissertação (informação) e poucos argumentos, você teve mais repertório cultural neste parágrafo, porém, a sua proposta de intervenção está faltando suas regras básicas para uma nota adequada, você não apresentou uma solução para o problema, você trouxe informações, só isso. Com a não apresentação de uma solução para a problemática, você pecou em não descrever os 5 elementos de uma proposta de intervenção:
    Agente (quem) “Fulano
    Ação (o que) “Vai fazer tal coisa”
    Finalidade (por que) “Para que melhore”
    Modo (como) “Por meio de”
    Detalhamento (aprofundar)

    //
    PONTUAÇÃO
    C1: 80
    C2:120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 80
    Total: 520

    //
    “Remember” não sou profissional, então se um corretor corrigir sua redação, ficará na faixa dos 500 a 600 pontos, você pode melhorar isso, acredite em si mesmo!!! Outra dica é colocar o tema no titulo da postagem, para melhor acesso e entendimento do mesmo. Estude a redação, seus principais pontos a serem abordados e suas regrinhas, ela é um texto fácil de dominar, basta ter uma estratégia boa.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.