A literatura é um sonho eterno, a falta dela um pesadelo sem fim

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A História, é considerada uma das matérias mais importantes para o estudo da humanidade, pois torna possível a compreensão do passado, para construir um futuro diferente. A invenção da escrita é de tamanha importância, a partir dela, deu – se início a uma nova era histórica: a Pré-história. Com o passar dos anos, a escrita foi se aprimorando, os primeiros livros surgiram, a busca pela arte literária era intensa, mas hoje alcançamos uma sociedade onde o entusiasmo pela literatura se torna escassa, por esta razão há diversos desafios na formação de leitores proficientes.

Vale ressaltar, primeiramente, que a educação brasileira utiliza métodos arcaicos para tentar estimular a leitura. A grade curricular enviada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exige que os professores de Língua Portuguesa cobrem dos alunos a leitura de obras clássicas, como as de Machado de Assis, todavia, são conteúdos de complexo entendimento, o que consequentemente ocasionam o desanimo e desinteresse pelo universo literário, uma vez que eles não tem êxito em se conectar intensamente com as histórias dos livros, porque   não as compreendem. Desse modo, a frase citada por Goethe se torna inegável: “O declínio da literatura indica o declínio de uma nação.” Logo, fica evidente que uma reforma no quesito da formação de leitores assíduos é de sua importância.

Ademais, convém ressaltar que a tecnologia é um grande fator com o fim de levar a população, principalmente jovens e crianças, a esgotar seu tempo livre fixados em uma tela. Com isso, são expostas a diversas informações, espalhadas pelas redes, sem autenticidades, o que resulta em uma crise do discernimento interpretativo e investigativo, uma vez que a circulação de notícias falsas e a predisposição supracitada de aceitar informações sem embasamentos corrobora esse dilema da leitura no país. É possível afirmar que a maioria dos cidadãos brasileiros não tem o hábito da leitura, evidentemente os indivíduos da próxima geração também não se tornarão leitores, pois não terão exemplo, nem incentivo de seus responsáveis, formando assim um ciclo vicioso de pessoas, sem compreensão e  conexão emocional com a Literatura.

Portanto, medidas são necessárias para que haja uma resolução da problemática. Cabe ao Ministério da Educação, por meio da alteração da BNCC, permitir aos professores de língua Portuguesa flexibilizarem a lista de livros que os alunos deverão ler. Ou seja, irão apresentar e deixar que os alunos busquem, também, livros que eles se interessem pelo conteúdo, garantindo a disposição e compreensão para estuda-los. Além de criar campanhas que possam incentivar a leitura, com projetos e premiações para agradar os participantes. E o mais importante de todos incentivar as crianças desde pequenas, com clubes dos livros, não só nas escolas, mas também em casa, para que professores juntamente com os responsáveis possam regrar seus filhos na utilização da tecnologia, abrindo horários durante a semana dedicados a leitura. Desta maneira, começar-se-á a estimular e formar amantes da literatura, proficientes e ativos no território Brasileiro.

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3 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    – “A História, é considerada uma das matérias mais importantes para o estudo da humanidade” depois de história não há vírgula.
    – “A invenção da escrita é de tamanha importância, a partir dela, deu – se início a uma nova era histórica: a Pré-história.” posso estar errada, mas a Pré-História não é antes da invenção da escrita não?
    – Eu não consegui entender a relação entre o que vocÊ falou no início da história e a questão da literatura. Pode ser que você tenha colocado para reafirmar a questão de que a escrita mudou a história, mas acho que não ficou produtivo. Você poderia ter tirado essa parte inicial sobre a história e problematizado melhor o tema, deixando sua tese um pouco mais clara.

    DESENVOLVIMENTO:
    – Apesar de você não ter utilizado repertório sociocultural no segundo desenvolvimento, o que deixaria o argumento mais forte, seus dois parágrafos de desenvolvimento estão muito bons!

    CONCLUSÃO:
    AGENTE: Ministério da Educação
    AÇÃO: permitir aos professores de língua Portuguesa flexibilizarem a lista de livros que os alunos deverão ler
    MEIO/MODO: alteração da BNCC
    FINALIDADE:
    DETALHAMENTO: irão apresentar e deixar que os alunos busquem, também, livros que eles se interessem pelo conteúdo, garantindo a disposição e compreensão para estuda-los
    – Pela organização do parágrafo fiquei confusa quanto à finalidade. Além disso, apesar de você ter detalhado bastante vocÊ poderia ter sido mais direta, como já foi citado por outra correção.

    Sua redação está muito boa. Os detalhes a melhorar você vai aprimorar com a prática, tenho certeza!
    Você pode corrigir minha última redação? Me ajudaria muito!
    Abraços.

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  2. Só irei dar algumas dicas e não irei dar nota.

    Sua introdução ficou muito boa, mas apesar de ter muitas informações, você não conseguiu ligar muito bem a formação da escrita com a literatura, faltou espaço e informações, com isso, acredito que ficou pouco espaço para deixar claro sua tese e os problemas. Você tem que lapidar um pouco mais o que quer deixar claro para não correr o risco de faltar linhas.

    Os seus dois parágrafos de desenvolvimento ficaram ótimos. Você trabalhou bem a parte dos coesivos e conectivos. A parte de coesivos entre os parágrafos, acredito que daria para trabalhar um pouco melhor, mas com certeza os que já estão, não prejudicaria na sua nota e você tiraria 200 fácil na competência 4.

    A conclusão também foi bem trabalhada, mas ficou muita inchada. Novamente, você tem que lapidar e ser mais direta, para ficar um texto mais enxuto e curto. A conclusão tem todos os cincos elementos da competência 5. Fiquei um pouco em dúvida sobre o detalhamento da ação.

    Por fim, sua escrita está muito boa e sua redação está ótima. Você só tem que se atentar um pouco mais a esses pontos citados a cima e com certeza você se dará muito bem no Enem. Obs: nunca use uma frase genérica de Emile Durkheim ou qualquer outro filósofo, seja inovadora. Até mais:)

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  3. ola, irei corrigir sua redação, não sou profissional mas espero ajudá-la.

    primeiro, sua introdução foi muito e trouxe bastante contexto mas suas teses não ficaram muito evidentes, tente separar a introdução em 3 partes:
    * contextualização
    * problematização
    * apresentação das teses

    seus desevolvimentos estão otimos bem argumentados mas senti falta de mais organização
    e no seu segundo desenvolvimento faltou uma repertório, poderia ter usado emile durkheim e o fato social

    conclusão otima, bem detalhada e explicada, só tomo cuidado para não exceder as quantidade de linhas

    nota: 800 – 900

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